quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Resiliência

Resiliência... me apego a essa palavra agora, depois de hoje...
Bem, resiliência é um termo que vem da física e significa algo como "Capacidade dos materiais de resistirem aos choques e deformações sem se romper." Desse termo nasceu o conceito de Resiliência Psicológica. O motivo de precisar de resiliência hoje, o  meu choque pessoal, foi o 2° Parcial de anatomia, gastei 10 dias estudando por volta de 8 horas diárias, somente e exclusivamente anatomia me preparando para essa prova e depois que o exame terminou fiquei com aquela sensação de 'não aprovei'.
Tudo bem, eu vinha do 1° parcial aprovado e bem no ano, só faltava esse pra fechar o ano bem com a matéria regularizada e partir pro final, mas acabou que eu estudei estudei e no fim acho que não rendeu todo o esforço. Eu ainda nem sei o resultado da prova mas oque gera todo o  meu abalo pessoal é o fato de eu não possuir aquela segurança de refletir e dizer pra mim mesmo 'Aprovei'.
Foram só 5 perguntas discursivas das quais estão marcadas na minha memória como ferro ardendo no couro do gado.
Tema 2, as perguntas foram as seguintes.
1-Quais são as ramas colaterais da Artéria Carótida Externa?
2-Relações do Ceco.
3-Limites da Fossa Ovariana.
4-Origem Real e Aparente do 7° Par Craniano.
5-Via Piramidal.
Legal... minha reação frente a isso... comecei a desenhar em vão o Polígono Arterial de Willis no espaço de resposta da 1° pergunta, mas nele estão as fucking carótidas internas! Não tinha a menor ideia de quais seriam as ramas colaterais quiçá as terminais da Carótida Externa! A 2° foi a única que me salvou nesse exame, desenhei o intestino grosso todo e comecei a imaginar tudo em volta e escrever. Só de pensar em como responder as outras perguntas me desesperava por dentro tentando lembrar alguma coisa e  nessa eu simplesmente esqueci do Apêndice, eu desenhei ele, sabia que causava uma infecção comum, sabia do Íleo e do cólon ascendente ali próximos mas esqueci do nome 'apêndice' simplesmente...
Intestino Grosso
Nessa eu olhei em volta... Percebi que os ajudantes de Anatomia ao invés de fiscalizarem e zelarem pela organização da prova estavam andando e dando dicas pra alguns alunos perdidos e outros passando cola mesmo descaradamente para os alunos... Eu pensei não... não vou pedir ajuda, nunca pedi numa prova... Mas depois de muito pensar e não obter resultados, vi um passando pela minha frente e perguntei se ele sabia o nome, descrevi rapidamente tudo em volta dei características só não sabia o nome mas sabia exatamente oque ele fazia, e ele me olhou e disse começa com A-P e saiu andando. Bastou isso eu fiz todo o resto sozinho. Coloquei 'Apêndice Vermiforme', ele foi até o fim da plataforma do anfiteatro e voltou, olhou minha prova e disse, 'eu colocaria Apêndice Cecal'. Eu relutei mas acabei aceitando a sugestão/cola/auxilio dele afinal queriam a resposta das relações do Ceco, nada melhor que por o nome Ceco, né?
Eu achei errado isso de ajudantes de anatomia ajudando no exame parcial, desaprovo completamente... Mesmo tendo recebido uma ajudinha, ainda sigo a conduta de não se deixar influenciar por maus exemplos de superiores ou colegas mais abaixo em igual nível ou adiantados no curso.
As outras eu respondi mas muito mal, mal sabia da fossa ovariana e da via piramidal, Custei a lembrar os Núcleos reais do 7° par e não tenho certeza se escrevi corretamente e me recusei a pedir ajuda novamente.
Frente a isso comecei a escrever tudo que me vinha na cabeça, descrevi completamente o 7° par Facial, desenhei a via piramidal mas não expliquei e fiz a besteira de mencionar a Via de Goll e Burdach que não tem nada a ver, 'enchi linguiça' na Fossa Ovariana rs e sobrou a primeira... Ramas Colaterais da Carótida Externa, já não tinha mais tempo... 'Se é externa deve irrigar a parte superficial' pensei. Eu comecei a tatear a minha cabeça e colocar tudo que me vinha na mente para  o papel, assim que inventei varias artérias...A. Facial, A.Nasal, A.Mastoidea, A Meníngea, A.Occipital e sabe deus mais as artérias que inventei ali...
Quando sai do anfiteatro encontrei uns amigos e eles me descreveram oque eu não sabia, 'Ó não... é mesmo.... era isso... nossa esqueci de mencionar aquilo... Ia me lembrando de tudo com eles falando e falando algumas coisas que eles se esqueceram, coisas que eu sabia do tema deles, e ai eu fiquei com a sensação de ter desaprovado... Tu estuda um tempão e não vê muitos frutos, estuda um monte de coisas exaustivamente e nem sequer eles perguntam no parcial... Nada de Figado, Estômago, Pulmão... e gastei horas e horas sabendo coisas minuciosas disso... mas eu entendo... Anatomia... Anatomia... É preciso muita resiliência nessa hora... Em momentos como esse que precisamos de palavras como -Afaste o fantasma do “Não sei nada”. Valorize o conhecimento que já adquiriu. Com certeza você já sabe muito mais que no seu primeiro dia de aula.- É ou não é?
Não se cobre em excesso, já vai ter muita gente fazendo isso por você.
Agora é esperar o resultado e se preparar para o recuperatório... Vou voltar minhas atenções agora para o outro parcial o de Bioquímica e passando isso voltar com ganas à anatomia. Agora já passou...
É melhor analisar como umas dicas que extrai de acadêmicos de medicina neste post do site 'Academia Médica'. Vieram em bom momento, Resiliência! (resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.)
Nada melhor que finalizar com essa reflexão vendo oque passei ultimamente...

"O Curso de Medicina é como ter um bebê. Ele faz você ficar acordado, você gasta muito para mantê-lo, se preocupa, exige atenção total, você se coloca em segundo plano, mas adora isso e não larga de jeito nenhum."

E seguir em frente!


2 comentários:

  1. Anatomia....Vc me fez voltar ao meu primeiro ano de faculdade, claro que não era tão puxado como o seu, mas a sensação de estudar, estudar e achar que não sabe nada é a mesma...Minha frase favorita era "Tudo o que sei é que nada sei!" e continuava estudando... E lembre-se, vc escolheu o caminho mais longo e difícil, mas sei que não o trocaria por nada, então amigo RESILIÊNCIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois foi.. o resultado saiu e eu aprovei nesse parcial, creio que levaram em conta alguma coisa dos montes que eu escrevi, experiencia dos vestibulares discursivos brasileiros rs, muito obrigado pelo seu comentário e pela força Carina!

      Excluir