sábado, 13 de outubro de 2012

Professor Dr. Claudio Arce

Oie galera. Esse post é especial e exclusivo só pra ele, um dos professores mais inspiradores que já passaram na minha vida, o Dr. Arce!
Ele é o chefe de trabalhos práticos da catedra de anatomia dos dias de sábado na UNLaR e eu diria que são muito sortudos os alunos de medicina do primeiro ano que tem o privilégio de serem de sábado!
Geralmente o Dr. Arce ao primeiro contato passa uma impressão que a figura da  imagem a seguir mostra...
Milistarismo, Machismo e Bom Humor.
São muitas as mulheres que não gostam dele, principalmente aquelas com um 'Q' feminista rs.
Já foram várias as oportunidades em que presenciei que ele com seu bom humor sacaneava as mulheres, se aproveitando de ser o professor chefe e abusando dessa 'blindagem', afinal nenhuma era louca o bastante para desafia-lo rs. Me lembro uma vez quando sacaneou olhando nos olhos de uma garota e dizendo "Essa menina está morrendo de vontade de me mandar tomar no... mas não pode. Porque ela sabe oque vai acontecer com ela caso ela o faça. Só vai poder daqui 6 anos!" E a menina o encarava, toda sua face demonstrava o desejo de lhe xingar mas só falava pelos olhos, não pela boca.
Outra coisa espantosa desse grande professor era sua pontualidade,  durante todo o ano sempre chegava na hora sem nenhum minuto de atraso e foi o único que seguiu assim, os outros de anato todos se atrasavam! E isso dava a oportunidade de conversarmos com ele no caso de chegar mais cedo.
Me lembro no primeiro prático na morgue que cheguei mais cedo, pude conversar com ele e descobri que ele era um torcedor apaixonado de  um time tradicional argentino o Boca Juniors (No primeiro prático de julho eu me escondi dele com medo de sofrer retaliação pois o Corinthians havia acabado ganhar em cima do Boca a Copa Libertadores da América e ele sabia que eu era corinthiano rs) e em segundo o Belgrano de Córdoba que é a cidade onde ele mora e é professor também pela UNC. Me pareceu simpático conversamos sobre futebol nem parecia que ele era o professor chefe dos sábados! Quando o prático começou de fato eu não o reconheci... Falou direto fez as apresentações deu seu cartão de visitas, revelou pertencer ao exército, admitiu ser militarista e disse que apreciava muito os degraus de responsabilidade e poder ou seja que acima dele havia o professor titular e abaixo  os ajudantes seniors que eram quatro e muito experientes creio que todos alunos do 4° ano de medicina, os outros ajudantes, as ratas limpas ou ajudantes mais jovens que estavam ali para ajudar pelo primeiro ano e abaixo de tudo isso nós que segundo ele eramos as ratas imundas que precisavam ser limpas pelos conhecimentos anatômicos hahaha. Ele apresentou os ajudantes e  com bom humor frisou nas mulheres que seriam as 'futuras pediatras' brincando e as ajudantes retribuíam sorrindo mas isso deixou algumas alunas ao meu lado revoltadas com essa pequena demonstração de machismo. Nesse ínterim chegaram alunos atrasados pedindo desculpas e ele gentilmente deixou eles entrarem, aquilo pra mim e creio para os que estavam comigo foi um alívio pois nós os alunos que chegaram em hora a partir dai fomos poupados e o Dr Arce passou a fazer duras criticas sobre a irresponsabilidade dos atrasados e explicou oque vinha explicando tudo novamente, dando belos 'cotocos' nos 'atrasados irresponsáveis' rs.
Dr Arce ao centro e alguns de seus ajudantes fiéis.
E assim seguiram os práticos, aos sábados lá estava ele, era difícil ver ele em ação, sempre sorria e passeava pelas mesas observando se os ajudantes explicavam direito, sentava na mesa... bebia um chimarrão... Eu nunca vi ele dar algum chilique como rezam as lendas que certa vez ele perguntou a um aluno que estava em uma mesa de dissecação sobre algo e o aluno não soube responder e frente a isso revoltado ele mandou o aluno sair e ir para casa estudar. Sempre o vi sorridente em todos os práticos felizmente.
O Dr. Arce
Só depois do meio do ano ele deu sua primeira aula teórica sobre o coração no anfiteatro e ai todos os alunos do primeiro ano o conheceram pela primeira vez. As aulas teóricas sempre são nas quartas e cedo as 8h da manhã, mas nem sempre os professores chegavam na hora correta, e isso com o tempo passou a refletir, muitos alunos chegavam depois das 8h influenciados pelos professores atrasados. No dia em que o Dr. Arce deu ele foi pontual e a todos que chegaram atrasados (que foram muitos) tinham que dar explicações pelo atraso para toda a turma, nenhum aluno foi poupado. Foi um barato! Ouvir várias desculpas diferentes... Assistir a desgraça alheia... hahaha.
Seus teóricos são inesquecíveis é um ótimo professor, me sentia como que novamente no cursinho pois o Dr Arce envolvia a todos, por vezes sério por vezes muito engraçado com histórias e exemplos e sempre me fazia sair da aula inspirado, muitas vezes com nós os alunos de sábado o professor Arce gostava de conversar, reunia todos e dava conselhos incentivando para estudar, revelava que era um aluno simples como nós e no primeiro ano também teve dificuldades era relaxado e estudava sobre pressão oque justificava as exigências fortes que nos fazia para estudar antes dos práticos. (Prometo que farei um post dedicado dos práticos de sábado mostrando como são.)
O Dr Arce afirma que o Lobulo Frontal é a zona responsável pela fala e que nas mulheres ele é mais desenvolvido e maior anatomicamente porque elas falam demais. kkkkk
Outra coisa que fiquei feliz de saber é que pelo exército o Dr. Arce salta de paraquedas pela aeronáutica! E dai? Você leitor diria. Bah, pra mim isso foi uma baita surpresa! Acho que talvez essa seja uma das fontes de tão bom humor dele! Imagine que máximo tu saltar e depois ir dar aula! Já vai no ritmo!
A última vez que vi o professor antes de escrever esse post e foi mais uma vez inspiradora ele falou da importância de ser médico, da responsabilidade que carregamos quando recebemos um paciente doente e como nos portamos frente a ele para  o auxiliar a melhorar e principalmente quando um pai ou mãe leva seu filho(a) doente, que é seu bem mais precioso na vida e deposita nas suas mãos a imensa honra de cuidar dele(a).
De nem sempre nos preocuparmos em ter sempre as melhores notas e saber tudo mas sim de saber interagir de ter aquela sacada, o lado humano e não ser uma enciclopédia ambulante e sem atitude no hospital. 
De sermos verdadeiros exemplos de vida para todos, tratar a todos com amor como se fosse nosso mais querido familiar enfim de sermos 'Maestros de Vida'.
E com essa reflexão que ele passou que eu fecho o post.
Abraço a todos!

7 comentários:

  1. adorei seu diário virtual primoo.. que bom que apesar das dificuldades no geral tá tudo bem =)! maior saudades de vc!! bjjooo

    ResponderExcluir
  2. ta muito bom o seu blog carlos e te comento que enquanto lia seu post.. me senti como se tivesse no seu lugar!! pq foi da mesma foram sem agregar e nem tirar nada! Gracas a deus tive a oportunidade de tambem ser um aluno do Dr. Arce e foi o melhor que eu pude ter no meu primeiro ano e que bom que vc o teve. Depois quero ver o seu post sobre as aulas hehhe Parabens pelo blog!
    um abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo fomos dois sortudos!
      Pretendo fazer um post falando um pouco dos práticos no decorrer do ano vou bolar uma ideias pra escrever bem e ficar rox. E muito obrigado! Pelo que vem até agora eu também estou gostando bastante de escrever!
      Abração.

      Excluir
  3. Dr. Arce, uma grande figura! Nao fui aluno dele, mas gostaria de ter sido! Excelente professor! Parabens pelo blgo e pela iniciativa de escrever! Muito bom!! Aharon.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir