segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vida em La Rioja.

Bem, pra começar eu vou fazer uma postagem sobre a vida aqui em La Rioja vou tentar abordar muitas coisas e dar a minha visão desde quando eu cheguei, Agora é inicio de outubro e já faz quase 10 meses que estou aqui, por enquanto eu gosto, mas vamos lá, vou descrever como foi minha chegada aqui...
Eu vim nos últimos dias de janeiro de ônibus de São Paulo até Córdoba e de lá até aqui em outro ônibus.
Vim sem saber muito à respeito da cidade e fui recebido pela minha amiga e na época  minha assessora Eduarda Frediani, depois num outro post vou explicar porque e como vim parar aqui...
Eu vim só com as malas porque era pra morar e pela primeira vez na vida fiz uma mudança assim, todo tempo vivi em Sampa e foi bem diferente pra mim essa mudança. Fui bem recebido e logo me ajeitei morando com um brasileiro recém-chegado de Goiás. De cara senti o clima daqui, na época verão, fazia muito calor, todos os dias tranquilamente a temperatura se elevava além dos 40°C e a sensação térmica chegava a beirar os 50°C e alguns dias devia passar dos 50°C rs. Além de quente senti a secura, no verão isso não é tão gritante mas pra quem sai da umidade paulistana sente a diferença. O clima é predominantemente seco o ano todo talvez pela continentalidade, fato de estarmos bem no interior da Argentina e termos o 'paredão' de Norte a Sul Que é a Cordilheira dos Andes situada a Oeste da província que acentua isso. No Brasil os grandes centros  geralmente são afetados pela maritimidade por estarem perto do mar ou pela umidade amazônica. Falando de geografia... La Rioja fica aos pés das Sierras de Velazco que antecedem os Andes, na parte sul do Noroeste Argentino ou como dizem aqui o "Nuevo Cuyo", o clima e a paisagem lembram um pouco Mendoza (vale ressaltar que eu nunca fui pra Mendoza mas pelas imagens lembra muito.)
A cidade é plana  e é cercada de montanhas a norte e oeste.
Foto que tirei das montanhas (Sierras de Velazco) ao norte no Início do Ano.
Vale ressaltar que além de tanto calor, o inverno também tem sua face gelada, realmente bem frio. Pegando seguramente também temperaturas negativas.
Pegando a ruta em um raro dia com neve no Inverno.
A neve é um fenômeno raro na cidade mas comum na montanha durante o inverno, porem com essa visão linda da imagem acima é raro se deparar nesses dias porque geralmente as nuvens se amontoam nas montanhas e não da pra ver nada...
A ruta como realmente vemos durante o ano em La Rioja.

Conhecendo o povo riojano dá pra sacar ao falar, o sotaque deles, eles pronunciam o 'r' como se fosse 'sh' por exemplo 'La Rioja' a pronunciação castelhana normal seria 'La Riorra' pois eles dizem 'La Shiorra' isso as vezes causa confusão imagine todos falando com os 'r' em 'sh', rs. O Povo é calmo, receptivo, em geral gostam de brasileiros, em geral é bonito ao meu ver, tem belas mulheres, aliás a Argentina toda até agora ao meu ver possui belas mulheres o/.
O custo de vida é um pouco maior que o brasileiro, pelo menos o paulistano, e a inflação anda à solta aqui, eu nunca entendi quando vivia no Brasil e assistia o jornal, porque, o governo brasileiro fazia tantas medidas pra conter a inflação e realizava cortes e tudo... pois é, hoje eu entendo e acho que o Argentino devia fazer igual! Por outro lado aqui se nota que a Desigualdade social é menor, até hoje felizmente eu nunca vi nenhum mendigo em La Rioja e é uma cidade com 322 mil habitantes! - fonte - (http://www.larioja.org/npRioja/default/defaultpage.jsp?idtab=431934). Outra coisa boa de La Rioja é a Baixa Criminalidade, nunca vi um homicídio ou roubo, drogas nas ruas.. claro isso há com certeza mas comparado com São Paulo ou a realidade Brasileira aqui é bem seguro... Eu tenho a sensação que a Polícia pra mostrar trabalho se engaja com afinco no trânsito multando geral, fazendo blitz direto, adoram pegar motoqueiros desavisados... rs Mas não se engane leitor é comum você perambular pelas ruas e ver 4 pessoas em 1 sim UMA  moto, incrível, por vezes vai a família toda na moto. Outra coisa que me chama atenção nas ruas de La Rioja é o número de cães nas ruas, ouvi dizer que existem 40 mil cães nas ruas dessa cidade e eu não duvido dessa informação não, o povo adora cães, parece que é uma paixão nacional argentina, aqui não existe carrocinha nem  centro de zoonoses (creio) alguns cães são territorialistas, sim, na RUA hahaha odeiam motoqueiros e  uns atrevidos sempre tentam abocanhar suas canelas. Se você atacar uma pedra  ou algo que machuque um cão um riojano muito provavelmente virá defender o cão, embora em geral os cães daqui sejam dóceis. Uma coisa que sempre me pega desprevenido e é um hábito cultural da cidade durante TODO o ano, é a Siesta, por volta de 13h todos os estabelecimentos fecham e voltam a abrir por volta das 18h... No verão tudo bem... Faz um calor insuportável, mas nas outras estações é demais... Pense você fazendo algo.. Algum almoço e se vê necessitado de algum ingrediente... Me desculpe mas vai passar necessidade porque o comércio só reabre as 18h isso os que não reabrem as 19h!
Falando de alimentação, a carne argentina é realmente superior... alguns Brasileiros amigos meus não sentem diferença, mas eu sim! Eu sinto! é melhor! O preço é ruim... Carne aqui é caro, eu nunca imaginária isso. Os Laticínios também são de Primeira! Do ínicio do ano até hoje todos os dias eu como pelo menos 1 alfajor kkkk é bom demais! Eu também sinto diferença do sabor de Coca-cola a daqui parece que é mais gostosa, no inicio estranhei mas hoje já virei adepto é um 'veneno' gostoso. Oque é ruim aqui é que a panela de Pressão inexiste, se você gosta de feijão como eu está em maus lençóis. Aqui tem panela de pressão em raras lojas, mas quem vai pagar $600 pesos em uma? No Brasil se encontra por R$25! Se a carne é boa a Linguiça não é, não existe defumada... A Erva mate daqui não é tão boa... mas eu me adaptei logo ao chimarrão daqui. E eu descobri um peixe enlatado que tem o nome de Caballa,(em 'aceite', óleo) é realmente delicioso!
O vinho é de ótima qualidade e realmente muito barato, acho que a alta amplitude térmica (um verão bem quente e um inverno bem frio) estressam as uvas a tal ponto que só melhora a qualidade delas. (outro ponto que me faz lembrar a semelhança com mendoza... muitas oliveiras e uvas por aqui).
Outra coisa que eu queria comentar aqui é sobre música, se você não gosta de funk no Brasil aqui tem um estilo que bate de frente em aborrecimento com o funk br, é a Cumbia só ouvindo mesmo haha, é chato... é igual no Brasil... sabe quando tu vais andar no coletivo e tem um indivíduo escutando funk no celular e tu é obrigado a escutar?(muitas vezes com raiva)? Aqui passa o mesmo mas com a Cumbia!
Plaza 25 de Mayo, a Praça central da cidade de La Rioja de noite.

No mais avaliando tudo... eu acho que me adaptei rápido, felizmente, a vida riojana.
Eu acho a cidade muito boa, tranquila... Totalmente diferente da agitação da minha terra natal que é São Paulo. As montanhas a paisagem me encantam, o estilo neocolonial de muitas construções aqui... Embora muita gente por ai detone La Rioja, eu gosto, para mim é uma cidade boa e bonita.


23 comentários:

  1. Realmente Carlos, também não me adapto a siesta quando vou para minha cidade natal. Mas o sossego e outras coisas mais compensam...
    Parabéns pelo Blog, se não conhecesse sua paixão pela Medicina diria que achou uma vocação. Mas quem disse que não podemos ser múltiplos?
    Sucesso amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. A Siesta é um saco!
    Gracias por ter gostado, gracias por elogiar, gracias por todas suas palavras.
    Multiplicidade 0/
    Gracias por todo!

    ResponderExcluir
  3. amei, estou pensando em ir fazer medicina ai!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Medicina em La rioja é integral, ou só de noite ou de manha sei la?

    marcoslemes85@yahoo.com.ar responde ei por favor!

    ResponderExcluir
  5. Ei vou embora ai pra cidade em Novembro, gostaria de ir estabelecendo contatos, tem como me chamar no whats? 69 984345772

    ResponderExcluir
  6. ESTOU INDO AGORA MAIS UMA AMIGA ,DIA 30 ESPERO QUE SEJA UMA ESCOLHA BOA ,OBG PELAS INFORMAÇOES

    ResponderExcluir
  7. Olá, andei olhando seu blog e achei muito bacana. Vou para Rioja em janeiro com meu namorado e 2 amigos, e estou querendo ir de ônibus, você poderia me dizer como foi o seu trajeto de SP até lá? Comprou todas as passagens com antecedência, como foi? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me perguntam sempre isso, hehe, você pode ir para Foz do Iguaçu cruzar a fronteira e pegar onibus direto para La Rioja em Puerto Iguazu, Argentina, ou ir até Uruguaiana, RS e Pegar em Paso de Los Libres no lado argentino, desde as capitais de RJ, SP e PR a empresa crucero del norte oferece serviço mas até Cordoba, dali teria que pegar um bus até La Rioja. E desde as capitais de SC e RS quem faz até Cdba é a mepresa Flecha Bus.
      Normal ir ao guiche e comprar, ou via internet, tem que ver nos sitios oficiais das empresas essas, espero ter sido util.

      Excluir
  8. Realmente minha filha disse que em Lá Rioja é quente de rachar mamonas e frio de trincar os ossos, kkk.
    Mas temos planos de morarmos, onde nossa filha estuda ou nas proximidades da cidade, ela também estuda medicina.
    As paisagens são lindas e aqui no Brasil até onde lembro, nunca vi tanta neve ou os montes cobertos de gelo, linda paisagem.
    Um povo bacana e hospitaleiros. DEUS ABENÇOE ESTA NAÇÃO. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá muito contente de comentários como o do Senhor, simpatia também pertence ao povo Brasileiro e eu pude sentir só de ler o comentário, muito exito ao senhor e sua filha!

      Excluir
  9. Olá, minha filha também mora em lá Rioja estudante de medicina e eu estou com planos de morar lá com ela,qual o ramo de comércio seria bom pra mim montar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhora a economia Argentina anda mal, não sei lhe dizer ou opinar seria um atrevimento, creio melhor a senhora vir e analisar a situação com seus próprios olhos, sendo empreendedora e oferecendo bom serviço, trabalhando com amor e dedicação, o lucro sempre vem como consequência.

      Excluir
  10. Olá, boa tarde... Aproximadamente qual é o gasto mensal... E onde se pode efetuar saques? Existem agências de Bancos Brasileiros em La Rioja?

    ResponderExcluir
  11. Estou indo em Dezembro e tamb quero saber sobre bancos saques como fazer,e o gasto mensal.

    ResponderExcluir
  12. fale sobre a faculdade ingresso qualidade e locais para ficar

    ResponderExcluir
  13. quanto da praviver em media uma pessoa ai

    ResponderExcluir
  14. Queria sabe se existem. Pousadas universitárias

    ResponderExcluir
  15. Adorei o sea Blog Carlos, estou querendo ir em novembro,ler sobre a cidade bem esclarecedor. Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho vontade de mandar uma filha fazer medicina aí, por quanto sairia mais ou menos no básico para manter uma pessoa aí por mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pai/mãe desconhecido. Depende muito do estilo de vida que demanda sua filha, se vai estudar na universidade pública ou faculdade privada, se vai viver com alguém ou sozinha, do que consome, eu por exemplo vivo com 2 mil reais ao mês no tempo em que escrevo isto, existem brasileiros que vivem com metade deste valor e com mais que o dobro também.

      Excluir
  17. Queria tanto morar aí e fazer medicina. Mais queria estudar e trabalhar pois minhas condições são poucas. Que conselho vc daria?

    ResponderExcluir
  18. Faça um planejamento minucioso e venha, se fizer tudo de qualquer jeito as chances de seu sonho se desmoronar são consideráveis, quem não arrisca não petisca.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde ! Fala mais sobre a faculdade

    ResponderExcluir