domingo, 11 de novembro de 2012

Novembro Época de Estudos Dobrados

Oe Galera, esse meu novembro do 1° ano de medicina se resume no mês da revisão.
Os Parciais passaram e até antes deles já era revisão mas de Agosto pra cá, agora, depois dos parciais aprovados (Uhul o/) e os recuperatórios por felicidade dispensados é a revisão anual que começa...
Na verdade como eu já estou com todos os parciais aprovados já passei automaticamente ao segundo ano e assim seria se eu fosse Argentino, mas eu sou Brasileiro! O Exame de Espanhol me espera dia 22 de Novembro e passando ele eu recebo a habilitação da universidade pra fazer os exames finais de todas as matérias anuais. Eu não sinto inveja dos meus amigos argentinos que já aprovaram o ano e na condição de aluno regular preferiram deixar os finais orais para o ano que vem, que optaram por fazer as malas e partiram para suas cidades ou províncias de origem nestes últimos dias, eu só quero fazer o meu trabalho e bem feito ou ao menos tentar... e eu já tracei uma meta difícil e ambiciosa, aprovar os principais exames finais orais no espaço de uma semana, sim toda a matéria anual de Anatomia e Química Biológica. Eu não me preocupo muito com o Espanhol afinal já faz quase um ano que estou em contato direto com a língua, venho fazendo as atividades que os professores de línguas propõem e vou colhendo os frutos dos estudos com esse idioma. Eu pretendo fazer tudo de uma vez pra pegar férias antecipadas e voltar logo para São Paulo já no inicio de Dezembro, caso eu desaprove o exame de espanhol vou perder as mesas dos finais orais que são no fim de novembro e também se passar neste mas não aprovar numa dessas mesas, tudo vai por água abaixo só vou poder realizar as provas novamente no meio de dezembro assim que tenho que aprovar em tudo sim ou sim e nas datas iniciais.
Bem basicamente eu repassei todas minhas anotações (em cadernos, livros, guias, apostilas, cópias...) antes dos parciais no inicio de novembro e tive a ideia de anotar num bloco de notas algumas interessantes que vi durante o ano ou que algum professor comentou pra compor essa postagem. Mas eram anotações do meio de ano pra cá, eu queria por de todo o ano, e só há alguns dias eu repassei tudo do ano todo, (por isso demorei pra fazer esse post) nem é tanta coisa eu acabei eliminando um monte antes de escolher as que viriam... enfim vou compartilhar algumas com vocês.
Primeiro a dúvida que me deu a ideia de compartilhar essas pequenas curiosidades com vocês...
Estava a estudar anatomia para o segundo parcial com um documento feito pelo professor titular de anato e lá ele escreveu sobre a origem aparente do 4° par craniano, estava escrito assim em espanhol... ''En la cara posterior de los pedúnculos cerebrales, a la altura del frenillo de la válvula de Vieussens''

1- Valvula de Vieussens =)
Válvula de Vieussens? Nem sabia oque era isso... Já ouvi falar mas determinar a localização... sem chance. Me coloquei a pesquisar, não me leve a mal leitor eu não gosto de memorizar pelo nome de pessoas, acho bem mais fácil associar o nome a localização anatômica. (Ex. Trompas de Falópio, prefiro dizer Tubas Uterinas). Então graças a uma dúvida básica  e depois de pesquisar descobri que a válvula de Vieussens, Véu medular superior e teto do quarto ventrículo são todos a mesma coisa.

Seguindo com curiosidades do primeiro ano...

- Glicose. Fiquei surpreso quando a professora titular de bioquímica revelou que a frutose entra na célula por difusão facilitada e galactose e glicose só passam pela membrana com auxílio do sódio, por isso é útil prescrever e administrar sódio em pacientes com diarreia, o sódio alem de ajudar na absorção de glicose retém água.

Deutscher Schäferhund s2
-Tosse de Cachorro
Eu fiquei muito surpreso quando a professora de Bioquímica disse que a tosse de cachorro indica que o problema é mais embaixo, na Laringe, eu sempre imaginava que era mais em cima na garganta. É oque se passa na laringite, a laringe se inflama, as cordas vocais incham dificultando o passo do ar e a vibração e dai vem a voz rouca e a tosse de cachorro (tosse rouca).

-Válvula Bicúspide(Mitral) e Cajado Aórtico.
Outra coisa que me deixou surpreso foi o fato do Prof.Dr. Arce revelar na aula teórica do coração que a Válvula Mitral e o Cajado aórtico tem inspiração na igreja católica, muito provavelmente porque na época do renascimento que teve seu berço na Itália a igreja passou a tolerar e admitir dissecações de corpos humanos novamente e os dissecadores com sua imaginação deram nomes que eram comum a eles na época mas que muitos de nós sequer desconfiamos hoje. A Mitra com suas duas abas, lembra a válvula bicúspide no Orifício atrioventricular esquerdo e o Cajado Papal lembra bem o trajeto que a Artéria Aorta faz ao longo do tórax e abdômen.

-Em uma aula um dos professores de anato mencionou sobre Fígado e Pâncreas e que por causa do consumo excessivo de bebidas alcoólicas mundialmente se observa que Europeus apresentam mais sinais de Pancreatite devido ao excesso de bebidas brancas e Sul-americanos mais Cirrose pelo vinho excessivo.

-Perda de peso rápida e Infecção Urinaria podem estar associadas. Pessoas que perdem peso rapidamente, talvez devido a uma dieta radical, podem ficar propensas a infecções urinarias pois o rim possui gordura e se eliminar ela muito rápido ele (rim) pode abaixar e fazer uma curva pra baixo no ureter oque pode causar infecção pela dificuldade da urina vencer a gravidade pra depois seguir a bexiga. (Perdoem pela minha péssima edição do paint, espero que entendam que o ureter fica com uma forma similar a um cajado pelo rebaixamento do rim por falta de gordura em torno deste.)


-Dor Lombar pela manhã.
Você já dormiu demais? Mais do que o necessário? Eu sinto essa dor quando durmo demais, mas algumas pessoas a sentem sempre, dor lombar... A posição da foto é a minha preferida mas não se engane! Com o tempo essa posição pode ser muito prejudicial para o pescoço e a região lombar (Ficar de bruços aumenta a curvatura lombar). E se mantida por muito tempo pode ser prejudicial e causar dores. E importante sempre trocar de posições durante o sono pra não acordar com a famosa dor lombar pela manhã... e eu que pensava que era alguma coisa com os rins hahaha.

-Mal estar no coração ao engolir certos alimentos.
Quem nunca sentiu um leve mal estar no coração ao engolir algum alimento? Como se rasgasse? rs é porque o átrio esquerdo se relaciona com o esôfago posteriormente (por trás) dai podemos sentir o alimento roçando no átrio e sentir aquele breve mal estar.
(Ignore o fio do eletrocardiograma transesofágico rs)


-Colesterol e Terceira Idade.
O Colesterol deriva do Ciclopentanoperidrofenantreno (adoro essa palavra) e do colesterol derivam hormônios adrenocorticais e sexuais, ácidos biliares etc. Com a idade a produção de hormônios decai consideravelmente e muitos idosos tem complicações pois continuam sintetizando colesterol mas não muitos de seus derivados, bem eu vivi uma boa parte da minha vida com minha avó e lembro bem que ela sempre consumia remédios para controlar seu colesterol nunca vou esquecer dessa curiosidade que aprendi no meu primeiro ano.

Bem é isso =)
Espero que tenham gostado de tanta informação assim.
Até a próxima!



3 comentários:

  1. Você tem facebook, ou e-mail, para que eu possa tirar algumas dúvidas sobre medicina em la rioja?

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonardo, bem, tudo começou comigo por meio deste site http://medicina-arg.webnode.com.br/sobre-nos/
    Dai eu tive as primeiras noções e foi a minha porta de entrada pro lugar onde estou hoje.
    Se você tem duvidas pode me contactar por meio deste email
    > carlosunlar@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir