quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A UNLaR

A UNLaR - Universidad Nacional de La Rioja, essa é a universidade na qual curso medicina... nunca imaginei que viesse parar aqui... Bem, nesse post eu vou abordar ela... A Unlar como diz é nacional ou seja é pública, seria o mesmo que uma 'federal' como conhecemos as públicas brasileiras.
É uma universidade jovem foi fundada em 1971 como Uni. Provincial e foi elevada a Uni Nacional em 1993, recebeu muita ajuda e incentivo do então presidente da Argentina na época, Carlos Saúl Menem, que é oriundo da província de La Rioja. Em 1996 foi realizada uma grande obra de expansão na universidade terminando no ano de 1998 e no ano de 1999 foi inaugurado o 1° curso de medicina público e gratuito da província que até então contava somente com os cursos privados da Fundação H.A.Barceló.
A UNLaR.
O curso de medicina atualmente possui 13 anos de existência  e isso ao meu ver tem um ponto negativo e positivo. O negativo é que a faculdade é jovem ou seja precisa de mais tempo pra se firmar, não tem grupos de pesquisa consolidados como as grandes argentinas que existem a muito tempo e gozam de tradição e experiência. O positivo é que foi investido bastante na Unlar com pouco tempo de atividade ela já  possui um dos melhores cursos de medicina do país e tem uma estrutura ótima justamente por ser jovem, as grandes como UBA (Universidade de Buenos Aires) que possui cerca de 200 anos ou mesmo a da província vizinha que é a UNC (Universidade Nacional de Córdoba) que possui mais  de 400 anos podem ter uma boa fama e prestigio mas justamente por sua idade em se tratando de estrutura estão sucateadas.
O Escudo da UNLaR
A medicina daqui também apresenta uma prova de ingresso mas é diferente do sistema vestibular brasileiro, As matérias são direcionadas na medicina e não universais como no Brasil, geralmente o postulante a vaga se inscreve um ano antes e já matriculado começa a fazer medicina, mas como um curso dentro do curso. Todos que pretendem entrar estudam previamente na universidade nos 3 primeiros meses do ano as matérias de Química, Física, Biologia e Introdução à Vida Universitária. Separados em comissões e tendo aulas com os professores já dentro da universidade, nessa etapa durante os 3 meses os alunos pagam um pequeno valor mensal. Quem é estrangeiro tem que fazer aulas de espanhol e a universidade da o prazo até o fim do ano pra apresentar um documento que certifique que o estrangeiro esteja habilitado a manejar a língua castelhana. (No momento eu estou fazendo um curso dentro da faculdade para realizar a prova para estrangeiros que é difícil, no inicio me preocupei mais em entrar e garantir a vaga para depois pensar nisso.) Quem é estrangeiro de outro país mesmo que fale espanhol como língua nativa ex. Chilenos, Colombianos, Costa Riquenhos e etc tem que realizar a prova de línguas, mas é só interpretação de texto, no caso quem não fala o castelhano como língua nativa que é o meu caso por ser brasileiro, tem que fazer a prova completa. (Exame de escuta da língua - Gramática - Interpretação de Textos - Produção de Textos - e Oralidade). Depois dos 3 meses vem a prova eliminatória é os aprovados garantem a vaga e ai começa a medicina pra valer, a partir dai não se paga mais nada.

O Método de ensino que a universidade usa é o Problem Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Por Exemplo no primeiro ano em Química Biológica temos a aula teórica(com um assunto na semana) e depois o 'taller' ou oficina em que uma comissão de alunos se une depois de haver estudado e preenchido a guia de quimica médica e discute com o professor o tema abordado na semana, fora as aulas em laboratório mas que são em menor número não são semanais.
As notas não são cumulativas... como posso escrever... por exemplo semanalmente (pelo menos funciona assim com Anatomia e Bioquímica no primeiro ano) são tomadas avaliações de desempenho pra ver se o aluno dominou ou não o assunto se ele aprovar ele é considerado 'regular' ou seja está tudo ok, caso o aluno reprove ele recebe falta automaticamente e se o discente ultrapassar o limite de 20% de faltas no ano ele fica automaticamente 'livre'. Além disso são tomados 2 exames parciais um no meio do ano e outro no fim, se reprovar em um é concedida a oportunidade e se pode recuperar no fim do ano, mas somente um parcial. O aluno terminando o ano passa pelo exame final que é oral. Se acontecer de o aluno reprovar 2 parciais ele fica livre também. E Qual é a diferença de um aluno livre e regular? Bem o regular caso mantenha o bom desempenho na matéria e atingindo as expectativas da faculdade durante o ano passa ao exame final e é avaliado oralmente. O livre a partir do momento que fica livre não precisa mais frequentar as aulas ou seja não é mais obrigatório ele pode estudar por conta própria e ir direto ao exame final, o exame final para alunos livres é diferenciado é consideravelmente mais difícil e pesado comparado ao exame para alunos regulares, caso o aluno aprove ele é considerado aprovado na matéria e segue, se for reprovado (que é oque  se passa a grande maioria dos que ficam livres) o aluno tem que recursar a matéria novamente no ano seguinte. Certas  matérias são indispensáveis e de pré requisito para o aluno no ano seguinte, por exemplo se tu não aprovares Anatomia no 1° ano fica impossibilitado de cursar Fisiologia no 2°, mas se reprovares uma matéria como expressão oral e escrita podes seguir o segundo ano normalmente e recursar Expressão Oral e Escrita. Também é dada a opção de alunos regulares que não queiram realizar o exame oral por não se sentirem preparados, se quiserem podem passar a cursar o ano seguinte devendo a prova final oral.

O Plano de estudo é dividido nos 3 primeiros meses em ciclo de nivelação posteriormente os 3 anos seguintes se dá o ciclo básico, no 4° e 5° anos o ciclo clínico e o 6° o ciclo prático ou internato.
Somando todas as horas do curso de medicina se contabilizam 7086 horas de CARGA HORÁRIA na unlar sem contar  todas as matérias eletivas. Você pode encontrar maiores informações sobre o plano de estudo na página deste blog - http://goelar.blogspot.com.ar/2006/10/medicina-unlar.html.- Ele está em espanhol!
As oliveiras do campus, algumas épocas do ano se pode provar algumas azeitonas direto do pé kkk
A universidade também conta com um hospital escola!
Ai vão algumas fotos que eu mesmo peguei.

Hospital Escuela y de Clinicas
Virgen Maria de Fatima
Universidad Nacional de La Rioja
Vocês podem acessar o site da UNLaR aqui caso queiram.
É pessoal... acho que é isso que sei sobre a UNLaR rs
Abraço a todos e que fiquem com Deus!

35 comentários:

  1. Seguramente vc vai se formar e sera um bom medico!! Te desejo uma boa carrera!! te ajudarei no que precisar!! sucesso! :)

    ResponderExcluir
  2. Amigo a universidade de la rioja da o curso de espanhol?

    ResponderExcluir
  3. -Muitos brasileiros estudam ai? As aulas são dadas em castelhano mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Respondendo as dúvidas...
    A universidade dá o curso de espanhol para estrangeiros além de dar vários outros cursos de diferentes idiomas (ex.mandarin, francês, italiano alemão, português etc), inglês e focados para diferentes fins (ex.inglês médico, inglês pra turismo.) Esses cursos de idiomas não são gratuitos, tem de se pagar um valor mensal por eles, exceto que você realmente faça o curso introdutório e realize a carreira vinculada a um (curso de idioma) devidamente matriculado na universidade.
    Obviamente todas as aulas são ministradas em castelhano língua oficial da República Argentina.
    cerca de 60 brasileiros estão matriculados na unlar e o total de alunos no geral são mais de 39 mil.
    http://www.youtube.com/watch?v=lmMuQNRj264
    esse video rápido da própria universidade ilustra bem a unlar como um todo.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos vc pode me falar um pouco sobre o exame de ingresso pra Unlar?? Têm muitas questões de cálculo dificil?? Dá para realmente se preparar nesses 3 meses do cbc da Unlar? Sou péssimo em cálculo.
    Qual faculdade é mais reconhecida aí em La Rioja,Barcelo ou Unlar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isaque, sobre o Ingresso na UNLaR é complicado de falar, uns podem achar mais fácil e outros mais difícil, cada ano é uma prova diferente, quando eu fiz eu não achei muito difícil, em física quando eu rendi houve muitas questões teóricas por exemplo... Eu acho que se qualquer um se dedicar, três meses é tempo suficiente sim. Te digo que eu evito comparar a UNLaR com a Barcelo, nunca estudei na Barcelo seria uma plena falta de educação eu te dar minha opinião pessoal nesse meio.

      Excluir
    2. Parabens amigo pelas excelentes informaçoes. Sou brasileiro e estou me organizando para ir para essa universidade no fim desse ano e queria saber tambem se existe algum limite para inscriçao no cbc, se sabe mais ou menos quando tenho q esta ai para realizar a matricula, qual seria o periodo dessa matricula? Grato.

      Excluir
  6. Ola anônimo, Obrigado pelos elogios! Che, baseado em tradições anuais o período de matricula em geral começa em outubro, novembro e termina nos primeiros dias de dezembro, mas é melhor você ficar de olho no site oficial cujo tem o link no corpo da postagem e informa corretamente o cronograma a desenvolver para inscrições e etc.

    ResponderExcluir
  7. Olá Carlos,
    Você saberia me dizer qual o valor pago para cursar o CBC da UNLAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suélen. Te peço desculpas não sei lhe dizer... Oque posso te afirmar é que desde que eu paguei no inicio de 2012 quase triplicou o valor, porém isso é consequência da forte desvalorização do peso argentino, o valor giraria em torno de 700 reais "chutando" em todos os gastos... taxas de matricula, três mensalidades e oque mais pudesse aparecer no decorrer do tramite, isso até então, a cada ano o cenário muda.

      Excluir
  8. Para aprovar no CBC tem um numero de vagas ou é aprovado quem atinge uma nota limite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taci.
      Respondendo sua pergunta as duas variáveis são empreendidas.
      Ou seja, se tenho 1000 ingressantes e 300 vagas, aplico as aulas obrigatórias e o exame e filtro por nota, se 300 tiraram nota 7 vão entrar esses 300. Se 280 tiraram nota 6 vão entrar somente esses 280, se 315 atingiram o corte entram todos esses 315, não tem critério de desempate sempre arredonda pra baixo ou pra cima. Espero que tenhas me entendido. Até então tem funcionado assim ao meu ver e entender.

      Excluir
  9. Olá Carlos G. Santos,
    Gostaria de ir em 2015/1 estudar nesta universidade ou na particular desta cidade, mas não sei nem por onde começar.
    Por favor me ajude com orientações sobre ingresso para esse período e sobre moradia.
    Muito obrigado,
    Isaque dos Santos, 32 anos de idade
    55 79 9126-3839 TIM/ WatsApp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, ao meu ver você está pedindo indiretamente pra eu te assessorar. Ai você está no lugar errado, tens que entrar em contato com a universidade, consulado esses seriam lugares onde você poderia começar.. Não sou pessoa pra isso.
      Daqui pra frente comentários semelhantes ao seu eu irei ignorar. Realmente me desculpe.

      Excluir
    2. Comentei errado. O que mais preciso saber no momento é sobre a data de matrícula. As demais coisas já estou correndo atrás. Existem outros caminhos que dizem absolutamente todos os passos para uma transferência desse tipo, porém, em lugar nenhum, nem mesmo no site da faculdade eu encontrei a data de matrícula.
      Se puder me ajudar sem precisar ignorar eu agradeço.

      Excluir
    3. Parabéns amigo. Eu estou cursando o 1ano meu sonho é fazer medicina . Mais quero ser um cirurgião ai forma cirurgião ?

      Excluir
    4. Isaque continue visitando o site oficial da universidade o período de matriculas começa em geral entre outubro e se estende até dezembro, em breve devem postar algo.
      Exitos!

      Excluir
    5. Anônimo ao finalizar a carreira de medicina na unlar o titulo é de clínico, não é de cirurgião, se queres ser cirurgião terias de fazer especialização.

      Excluir
    6. Mais se eu quiser fazer especialização eu faço na mesma faculdade que forma clinico, ou tem faculdade específica para isso ? Grato

      Excluir
    7. A especialização ou residencia você pode fazer em qualquer hospital escola do mundo... E sim você pode fazer no hospital escola da universidade.

      Excluir
  10. Mais essa universidade ou a Ubá tem como fazer especialização ? Amigo sou um cara bem economista so irei gastar com alimentação transporte e moradia, quanto maus ou menos uma pessoa igual eu gasta. ? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te aconselho a ler essa outra postagem que escrevi.
      http://carlosunlar.blogspot.com.ar/2013/07/recado-quem-pensa-em-vir-estudar-na.html

      Excluir
  11. Ola estou interessada parabens.. mais eu preciso mesmo e de entrar em contacto com a escola .. voce podia me dar o Site da universidade por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo blog Carlos!
    Se eu me inscrever no final deste ano, posso começar medicina em 2016? Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Nossa ; me ajudou demaaaaaaais !! Belo post ! Que Deus abençoe a sua jornada e a sua profissão !

    ResponderExcluir
  14. Carlos, como funciona o CBC ai na UnLar? Ele é pago?
    E quanto é para fazer o curso de espanhol ai? Você faz ele na propria universidade?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Oi Samuel....
    O curso de espanhol atualmente já não é mais obrigatório como antes, se alguém deseja fazer, o valor neste ano de 2015 rondaria os 150 pesos por mês.
    As outras perguntas podem ser respondidas se você ler atentamente oque escrevi no corpo da postagem acima...

    ResponderExcluir
  16. Acompanho o teu blog, mas você anda meio sumido. As provas aí devem estar exigindo muito. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  17. Olá. Eu pretendo entrar em 2017. Como é o processo inicial, pode dizer? Essa prova é obrigatório um certificado oficial da língua espanhola? Eu poderia conseguir alguma bolsa para me preparar para entrar?

    ResponderExcluir
  18. Oi Carlos
    Você já terminou o curso?
    Queria saber sobre aluguel, custo de vida aí em la rioja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola terminei a cursada de medicina, me falta o internato.
      Há abundante informação no blog sobre o custo de vida.
      É uma coisa relativa cada um tem seu padrão de vida...
      Eu atualmente uso 2mil reais por mês para viver confortavelmente, há gente com menor e maior disponibilidade de dinheiro. É como disse pega uma lida no blog que pode te esclarecer.

      Excluir
  19. Olá Carlos! Eu o Parabenizo por sua iniciativa. Sei que fez uma ótima opção, tanto pela Universidad, quanto pela região (país). Uma sociedade ordeira e bem tranquila. Além das belezas naturais, boa gastronomia e clima agradável. Desfrute um bom café ao sabor de media lunas. Sucesso!

    ResponderExcluir