sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Transplante de Orgãos. Argentina-Brasil

Como eu citei no fim de um post anterior ai, eu vou dedicar inteiramente essa postagem ao tema transplante de órgãos.
Confesso que escrevi meio que correndo, porque eu tive meu parcial de fisiologia ontem e já está em cima o parcial de Física assim que tenho que estudar estudar e estudaaar pra chegar com segurança em todos os temas, que correria... mas prometi antes e quero finalizar esse assunto de uma vez
Bem, eu comecei a matéria de medicina antropológica e a abordagem de ensino foi diferente, ficou acertado que as aulas se resumiriam a seminários apresentados pelos alunos em grupos, ou seja cada um se unia com seus amigos em grupos de até 10 pessoas, escolhia um tema e apresentava, devido a organização rápida em classe meu grupo foi justo o primeiro e tivemos que trabalhar rápido para na semana seguinte já se apresentar, o tema: Transplante de Órgãos.
Dividimos as tarefas e eu agarrei a parte das estatísticas pela curiosidade.
Então eu descobri uma coisa ao ler isto.
"Argentina no sólo se ubica a la vanguardia en Latinoamérica en materia de donación y trasplantes de órganos, sino que año a año mejora en esta materia", señaló el ministro argentino de Salud, Juan Manzur.
Bah, fiquei feliz ao ler isso mas lá no fundo meu 'eu brasileiro' se perguntava, Argentina melhor que Brasil? affe.
Segui fazendo o trabalho mas com essa dúvida.. E os transplantes no brasil che?
Eu me deixei iludir nas palavras do senhor ministro argentino, nunca devemos crer 100% na palavra de um politico, eles sempre buscam se vangloriar dos seus feitos muitas vezes passando por cima da realidade.
Primeiro é importante aclarar que o Brasil atualmente possui 200 milhões de habitantes e a Argentina 42 milhões de habitantes. Isso já é uma grande diferença que vai se refletir obviamente no numero de transplantes.
Em números vou abordar o ano de 2012 uma vez que 2013 ainda está rolando e as estatísticas totais não estão prontas já que o ano não terminou.
Oque levam muito em conta nessa questão é o numero de doadores por milhão de habitantes (PMH)
Ranking de doadores PMH no mundo (click para ampliar) Preste atenção em Argentina e Brasil.
Esse ranking é de 2011, não encontrei um global de 2012 (acho que alguns países citados ainda não disponibilizaram o ranking do ano passado)
A Espanha na liderança me surpreende, e a Argentina de fato está a frente do Brasil nesse quesito que parece ser o mais aceito globalmente, mas o número de cirurgias revela outra coisa.
Vou mostrar uns números de 2012.
Espanha - 4211 transplantes. 1643 doadores.
Argentina - 1839 transplantes. 630 doadores.
Brasil - 7426 transplantes. 2406 doadores.
Ou seja o Brasil possui mais transplantes que a Argentina o/ porém esse número dividido pela população total de cada país faz o Brasil ficar para trás.
Se levarmos em consideração o número absoluto de cirurgias realizadas eu diria que o Brasil ficaria em segundo lugar no mundo só perdendo para os Estados Unidos. (Eu acho isso não encontrei nenhuma informação que comprove minha teoria).
Oque me levou crer nisso foi o exemplo do número absoluto de transplantes de rins no mundo no ano de 2011.
Falando de números absolutos já é outra história.
Analisando Brasil e Argentina pude ver outra diferença.
Se tu leitor me perguntar. Qual é a grande diferença pra ti entre Brasil e Argentina? Eu te responderei. Desigualdade Social.
Na Argentina as coisas são melhor distribuídas enquanto que no Brasil você vê muita gente muito rica e muita gente muito pobre. Pois olhando para os transplantes acontece a mesma coisa.
Desequilíbrio Brasileiro
Equilíbrio Argentino




















Na Argentina existe um certo equilíbrio com a capital federal(cidade de Buenos Aires sozinha) liderando, La Rioja é quase inexpressiva a nível nacional pela população pequena, já no Brasil, Santa Catarina lidera a lista de doadores por milhão e nem de longe é o estado mais populoso do país, e a discrepância de cirurgias feitas em São Paulo é estratosférica comparando com o resto do país.
São Paulo é o líder nacional de transplantes e, por exemplo, faz 40 vezes mais transplantes que o vizinho Rio de Janeiro. Isso é uma desigualdade plena...
Quem vive em São Paulo tem mais probabilidades de ser atendido que no resto do país
Sem falar no norte e nordeste do país que puxam as estatísticas do Brasil pra baixo, isso é um reflexo direto da desigualdade social do país.. assim como saúde, educação e segurança. Nos ultimos anos o Brasil vem trabalhando duro pra amenizar essa desigualdade e as cirurgias no Norte e Nordeste do país não param de crescer ano a ano embora ainda exista uma diferença gritante. Pelo menos a pátria amada é líder em uma coisa. O Brasil é recordista mundial em transplantes realizados pelo sistema público de saúde com uma cifra de 95% do total dos transplantes, na Argentina essa cifra chega a uns 70% de transplantes públicos, imagine no recordista em números absolutos que são os EUA, la inexiste um sistema público de saúde.. aja seguro pra pagar tanta cirurgia rs. Graças a Deus o sangue quente latino nos dá a virtude de garantir a maioria dos transplantes gratuitos no cone sul apesar das dificuldades de cada país.

Eu sou doador de órgãos com prazer, está escrito na minha licença de conduzir argentina, se algo infelizmente acontecer comigo vou ficar feliz em ajudar o próximo.

E você? É doador de órgãos?

-----------------------------------------------------
Bibliografia desse post
http://www.incucai.gov.ar/institucional/memorias.jsp
http://www.abto.org.br/abtov03/default.aspx?mn=457&c=900&s=0
http://es.reuters.com/article/topNews/idESMAE90E02R20130115
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2012/Jul/30/apresentacao_transplantes_300712.pdf
http://www.dw.de/sistema-nacional-de-transplantes-esbarra-nas-discrep%C3%A2ncias-estaduais/a-16846081
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarTexto&codConteudo=11279&codModuloArea=1011&chamada=evoluacao-da-doacao-e-do-transplantes-no-brasil

8 comentários:

  1. Carlos, está ótima sua postagem! Parabéns pela escolha do tema!
    Aqui no Brasil temos alguns problemas a mais que são a relutância por parte das famílias em doar órgãos, falta de informacão e orientação sobre isso, falta de médicos capacitados em diagnosticar morte encefálica (lembrando que é necessário ter o diagnóstico de 2 médicos diferentes em intervalo de 6 horas. E com a falta de médicos é difícil...), falta de centros especializados em captar os órgãos e mantê-los viáveis para o transplante, e, por fim, falta de hospitais preparados para executar o transplante.
    O Brasil é muito grande, e a logística de transplantes também é muito problemática. Somando-se à desigualdade sócio-econônomica, isso diminui muito o número de transplantes.
    Aí na Argentina deve ser parecido com o Brasil, talvez menos acentuado.
    Mas as coisas estão melhorando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Deco estava lendo no informe da ABTO (segundo link da bibliografia) Ano passado no Brasil houveram 2406 transplantes enquanto que o número de recusas familiares foi de 2335 no mesmo ano... E sim aqui também sofremos problemas semelhantes =~
      Obrigado pelo seu comentário o/

      Excluir
  2. Ótima postagem Carlos! Fez bem em ressaltar que, apensar do Brasil realizar mais intervenções cirúrgicas com transplantes, a Argentina segue na nossa frente apenas por reflexo de uma taxa. Mas, fiquei um pouco confuso. Nós - os brasileiros que vivem na Argentina - sabemos que não é bem assim o tema sobre a desigualdade social. Aqui nós vemos muita gente rica e muita gente pobre. Pobres mesmo! Igual ao Brasil. Não estou de acordo ao ponto ressaltado no blog dizendo que as "coisas são melhor distribuídas". Há vários fatores que podemos debater aqui... Razões por que não estou de acordo. Você os conhece muito bem. Que tal uma próxima postagem para isso? Topa o desafio??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Eu apoio totalmente opiniões diversas a minha, acho importante para o leitor isso. Eu declino do seu desafio de escrever um post com o tema 'desigualdade social'. Não é algo que no momento eu queira debater nesse sitio. Mas valorizo muito a sua opinião. É claro que existe pobreza aqui afinal a Argentina não é um paraíso, mas para mim aqui a Desigualdade Social é bem menor que a brasileira e o dinheiro é melhor compartilhado entre o povo, há desigualdade sim mas não é como no Brasil nem de longe. Se tu quiser escreva você sobre desigualdade, dê a sua visão e jogue o link aqui, pra quem quiser ler oque você tem a dizer ter acesso a sua opinião.

      Excluir
  3. Muito bom! adorei saber,... vou repassar a alguns amigos....

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir