segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Começando o 2nd Semestre e Considerando sobre o futuro

Esse segundo semestre trás consigo 4 matérias novas fora as 3 anuais que seguem então decidi escrever sobre como é essa 'outra face' do meu segundo ano de medicina no blog.
Fisiologia, Histologia Embriologia e Genética e Física Biomédica, que são anuais, continuam com seus teóricos e práticos semanais.
A novidade são as matérias eletivas do segundo ano que são:
-Fundamentos de Instrumentação Cirúrgica 
-Nutrição Básica  
-Psicologia Social.
Psicologia Social não deu sinais de vida, quero dizer não começou as aulas, ninguém informou nada e corre boatos de que não terá pois dizem que não houve alunos suficientes pra formar uma turma, eu sigo com esperanças que tenha e fico na expectativa do chamado.
Instrumentação e Nutrição estão muito complicadas, porque os horários se chocam ambas as segundas feiras as 19h, o bom e que se alternaram (por acaso) em uma segunda houve uma aula de nutrição e não houve de instrumentação e em outra semana ocorreu o mesmo mas ao inverso. Espero que não complique a situação no futuro.
Algumas Incisões de Abdômen
Eu gostei bastante de Instrumentação, mergulhar no mundo da cirurgia pela primeira vez com 2 excelentes cirurgiões da região te dando aula foi uma experiência diferente e boa, uma aula com muita informação cheia de histórias de cirurgias vividas por eles que ilustram melhor os exemplos citados, além de bem interativa.
Nutrição está sendo uma matéria tranquila mas não me empolgou até o momento como instrumentação, rs.
É obrigatório fazer uma eletiva, eu optei por fazer as 3, porquê?
Para somar horas, são 7080 horas a soma total do curso de medicina da UNLaR, cada eletiva me dá 50 horas extras, optei por ter as três e acrescentar mais horas para a minha formação.
Aqui na argentina ninguém da bola para as horas, oque importa é a livreta universitária, sua história acadêmica e suas notas finais em cada matéria, é oque conta na hora de ser admitido em uma residencia, no Brasil levam a sério as horas então é importante para mim agregar elas.
Hoje estando no segundo ano de medicina eu me preocupo com o futuro... Depois que eu me formar, (olha minhas projeções doidas, rs) eu não penso em voltar ao Brasil, na verdade eu sonho em fazer residencia nos Estados Unidos ou no Canadá, depois disso eu penso em voltar para o Brasil e ingressar no exército brasileiro e atuar como médico na Amazônia ou entrar para os médicos sem fronteiras e atuar na Africa e depois o mundo... Depois de conhecer diversos pontos do planeta como médico eu penso em voltar e finalmente me fixar na pátria amada brasileira, formar família, etc. Isso de futuro é complicado, porque tudo está sempre em movimento e as coisas quase nunca saem do jeito que a gente quer, por exemplo eu sou ciente que ir pra américa do norte não é barato, custa caro se manter e se especializar lá e minhas condições econômicas não são privilegiadas, na contra mão disso tenho como exemplo diversos professores argentinos que encontrei na UNLaR que em condições semelhantes à minha, se destacaram ganharam bolsas e se especializaram na América do Norte com gastos mínimos. Eu não nego também que essa minha visão futurista é muito eu, eu  e +eu. Se aparecer uma mulher especial na minha vida tudo isso pode mudar hahahaha. E também a Argentina é igual que o Brasil é um belo país pra se especializar e fazer residencia, a experiência de viver e estudar neste país está sendo muito boa, portanto eu vou no raciocínio, ''espere pelo melhor e prepare-se para o pior''.
Vou tentando somar a maior quantidade possível de horas à minha formação.
Fora a medicina eu comecei a fazer um curso de idiomas novo, Francês! Na universidade também. (Se eu for pra Africa mesmo já posso ir para a metade dela com meu Francês hahaha) Como dizem meus país esse é meu defeito, 'acumular responsabilidades e querer levar o mundo nas costas', e quase sempre eles acertam e eu não aguento levar adiante tudo, rs.
Africa Francófona
Como se não bastasse neste segundo semestre as anuais, as eletivas e o curso de idiomas eu me inscrevi em uma matéria do terceiro ano esperando suavizar a carga estudantil do ano que vem (isso se eu passar para o terceiro oque acontecerá se deus quiser) a matéria é medicina antropológica. Inclusive eu e meu grupo na universidade fizemos e apresentamos um trabalho que eu achei sensacional sobre transplante de órgãos, no qual eu fiquei responsável no desenvolvimento pela parte de estatísticas e na parte de apresentação em classe me tocou a apresentação, abertura e suporte, mas esse tema dá muito pano pra manga e vou fazer um post dedicado a ele em um futuro próximo, aguardem. =)

5 comentários:

  1. Troca USA/CANADÁ por Alemanha/Italia/Espanha e cola comigo,baby!

    Qnto a sua visão eu,eu e + eu...veja pelo lado positivo...vc não é mulher! Digo isso pq eu como mulher e detentora da mesma visão tenho um percalço maior ainda que o seu..por motivo de: Maior sonho da minha vida é ser mãe<3 e né? Relógio biológico taí pra avisar que os óvulos não são pra sempre hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o foco mudar 'pras europas' eu vou contigo Ingrid rs.
      Tenho certeza que serás uma mãe perfeita.

      Excluir
  2. Conselho meu? se aparecer aquela mulher especial na tua vida carrega ela contigo, ou então não era a especial se ela não topar... não mude teus sonhos por ninguém!

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que ouvi sua voz na minha mente quando li isso, obrigado pelo conselho Eduarda.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir