sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Buenudo

Aconteceu comigo nos últimos dias de maio e no fim eu não sei se me dei bem ou me dei mal.
Acho que vale a pena digitar, com certeza foi um dos acontecimentos que marcaram meu segundo ano de medicina até agora. Vou relatar aqui publicamente.
Bem, como é conhecido nos práticos de Fisiologia nossas professoras querem que pelo menos em metade, (50%) do curso da matéria os alunos sejam avaliados acerca de seus conhecimentos e em caso de reprovar 4x ficam na condição de livres.
Desde o inicio do ano nos práticos de Fisiologia eu me encontrei com a 'turma do Fundão' que majoritariamente é composta por alunos recursantes, ou seja que deveriam estar cursando o terceiro ano de medicina mas por algum motivo ficaram pra trás nas matérias anuais e cursam comigo, a maioria cursa a matéria de fisio pela primeira vez porque recursaram o primeiro ano, acredite anatomia no primeiro ano é bem complicado e quem o diga química biológica.
Para que vocês possam entender melhor a trama e o desenlace desse castigo acho melhor explicar como os práticos funcionam primeiro... para ter uma visão ao todo da situação.
1°- Bem, no inicio do prático as professoras explicam o tema todo da matéria ou algum aluno é convidado a ir até a lousa e explicar tudo ou algo da matéria quando solicitado.
2°- Então passada a explicação em geral as professoras dividem a sala em 4 grupos pra responderem as perguntas da guia e cada grupo fica responsável quando toca o seu turno de explicar à professora e aos outros grupos as suas perguntas, a professora da uns poucos minutos pra o grupo se unir e discutir as possíveis respostas e nessa hora a interação entre os membros é intensa pra não cometer nenhum deslize na reprodução pra toda a sala ao responder, a professora em geral vai fazendo questionamentos e explicando a matéria em cima dessas respostas, caso o grupo não responda corretamente ou não dê uma resposta que seja totalmente adequada se abre a discussão entre todos. Em geral a professora planta a dúvida questionando os alunos e fazendo os próprios chegarem a conclusão, realmente a aula flui, claro se o aluno não estudou ele vai ficar "boiando".
3°- Ao fim do prático é aplicado um exame do tema da semana pra metade da sala, quem quiser fazer o exame voluntariamente também pode solicitar pra professora (por se sentir forte no tema e na esperança de ser polpado na semana seguinte) e assim vão se alternando em semanas, quem precisa de nota pra aumentar a média pode ser obrigado a realizar o exame mais vezes pra receber ajuda (ou se enterrar de vez).
Pronto dei uma esclarecida agora vamos ao relato...
Aprofundando nestes alunos que não estudam... na aula tudo bem, eles passam 'batido' e fica por isso, mas quando vem o exame no fim do prático é que fica claro quem estudou ou não. Eu tenho uma amiga argentina que eu vejo que ela faz seus resumos e se esforça, mas até o momento sempre teve um mal desempenho e dificuldade pra se expressar, certo prático ela se sentou ao meu lado e na hora dos grupos terem seu tempinho pra responderem suas questões enquanto colaborava nas respostas eu ajudei bastante ela naquele tema semanal que na época era Fisiologia Respiratória, porem de nada adiantou ela não absorveu o tema e estava completamente desnorteada. Passado o prático ao final a professora começou a nomear as pessoas que teriam que render o exame naquela semana, sempre metade da turma e  dentre esses nomes foram chamados eu e ela (seu nome é Ana). Quando a Ana ouviu seu nome, fez aquela careta de desespero porque não sabia de nada, e veio até mim pedindo ajuda. "-Que? Vos queres las respostas?" Perguntei incrédulo, porque até então eu nunca tinha passado ou recebido cola. E ela me afirmando que "si, si, si". Analisando tudo eu concordei em ajudar ela, porque a média dela era um desastre além dela não saber nada do tema e eu queria ajudar de alguma forma... A combinação de fatores tinha tudo pra ser explosiva. Eu estava agindo errado ao passar cola, nossos exames foram por ironia do destino do mesmo tema, ela se sentou atrás de mim e a professora que estava tomando o exame era a Dra Temper que é famosa por ser super rígida e não tolerar nem que seja o menor gesto que possa indicar suspeita de cola.
Ok... Começou o exame e eu me concentrei pra responder as perguntas, passados poucos segundos sentia o cutucar de caneta nas minhas costas querendo respostas e pra falar a verdade foi um dos piores exames que eu já fiz na minha vida, eu tive dificuldades pra me concentrar e responder as perguntas que estavam complicadas, morria de preocupação de ser pego e sofria pressão da Ana atrás de mim, impaciente pelas respostas. Eu demorei mais tempo pra responder justamente porque a Ana não parava de perguntar cochichando, "La 1 cual es? A o E? y la 4? Cual combinación vos pusiste?" e cutucava minhas costas... Eu passei as respostas pra ela, mas não todas porque ainda tinha dúvidas em algumas, enquanto a sala ia esvaziando com as pessoas que já haviam terminado suas provas, nesse momento em que a professora me pegou falando 4.. C. Ela consegui ver a situação na mesma hora saltou da mesa e tomou nossas provas, reprovando completamente a atitude e dizendo, "Fuera. Ustedes estan reprobados." A Casa caiu... eu fiquei triste, a professora evitava olhar na minha cara e a Ana me pedia desculpas como que fosse a culpada de tudo, eu fiquei calado e acatava com respostas curtas como "si", "no", "todo bien". Fiquei realmente bem pra baixo, até então eu não tinha nenhum exame reprovado e ia terminando este, na folha ficou só uma questão em branco e eu passei um 60% das respostas pra Ana, mas já estava tudo perdido. A Ana percebeu que eu fiquei abatido e me pediu inumeras desculpas durante a semana, mas eu sabia que a culpa não era só dela. Minha resposta passou a ser ensaiada. "Agora é só a gente estudar pra não passar essa situação e isso não vai acontecer mais."
Um outro amigo meu argentino disse que eu fui um "Buenudo", um misto de "Bueno" com "Boludo". O bonzinho bobão, reconheço, misturei gentileza com fraqueza. Ficou a lição.
Na outra semana...
Ao começar o prático a professora sempre vai falando as notas da avaliação da semana anterior e foi um massacre, vários alunos foram trucidados no exame, ela ia falando as notas. fulano... 2, cicrano... 2, fulaninho 4... cicraninho... 2. Até que chegou o nome da Ana que tinha sobrenome de: ~Aredes... 6. Eu fiquei completamente sem entender, 6? Fiquei calado, chegou meu nome. ~dos Santos... 8. Não acreditei, tirei 8 a maior nota da sala na ultima semana, mas a professora tinha tomado minha avaliação e tinha dito que eu estava reprovado! Na mesma hora fui tirar satisfação, encostei na outra professora, ela me ouviu e disse que elas tinham feito uma espécie de conselho e iriam considerar minha nota, eu e a Ana estávamos perdoados, mas claro haveria um castigo a pagar. Eu voltei pro fundo da sala surpreso pela nota e preocupado.
E agora qual vai ser o castigo? Eu já imaginava algo assim.
Após dizerem as notas, as professoras falaram do nosso incidente da cola e disseram que os alunos que fossem pegos dali em diante fazendo tal atividade ilícita seriam penalizados tendo que fazer exames todas as semanas até o fim do ano e não mais só 50% do curso (Uma semana sim uma não, como antes), ou seja teriam de estudar muito mais porque em caso de 4 reprovados estariam com sérios problemas, e essa era a minha realidade a partir daquele momento, terminado de explicar isso elas iriam começar a introdução do tema da semana. Fisiologia Renal I. Um dos temas  mais complicados até então. Ai veio a outra face do castigo. A professora bonitona, Dra Sua me chamou pra frente junto com a Ana, e disse, hoje os dois vão explicar todo o tema pra sala. Cruzou os braços e começou a me fitar esperando algo... Eu de costas pra lousa e de frente pra ela e toda a sala... hahaha, eu olhei pra Ana, e a cena do seu gesto ficou marcada em mim, chegou a ser engraçado pra não ser desesperador, ela baixou a a cabeça e olhou pro chão de modo que seus cabelos longos loiros e lisos escondessem seu rosto perante tal situação, e ali ela ficou muda...
 Tomei folego, e pensei comigo. "Agora já foi, é superar isso como pode e pagar pelos meus erros". Peguei a caneta, comecei a desenhar os túbulos renais na lousa e explicar oque eu tinha absorvido, a Ana passou a ser expectadora e sobrou tudo pra mim, comecei bem mas a professora queria o tema fino, logo me compliquei todo e a professora cobrava e cobrava, quando eu travava em alguma palavra a Ana soprava no meu ouvido me ajudando, mas era incapaz de falar alto pra todos ali. Eu ia me virando com oque podia mas não sabia tudo... Virei exemplo pras lições de moral da Dra. Sua e fiquei lá junto com a Ana de pé por uns 40 minutos.
 A professora tomou as rédeas da aula depois de certo tempo, mas eu fiquei lá de pé, quando a sala não sabia responder a professora virava pra mim e pra Ana e perguntava, e tínhamos que dizer algo. Foi uma experiencia boa e horrível, boa porque la na frente interagindo e sob pressão eu aprendi bem mais acerca do tema e horrível pela pressão e pela vergonha. =~
Ao ter de explicar coisas simples e me enroscar todo eu refleti em como a medicina me fez ficar esperto em responder perguntas complexas e besta frente a perguntas simples.
Ao terminar a explicação a professora se deu por satisfeita e nos dispensou para sentarmos.
No fim disso tudo eu fui poupado, agora só vou ter que estudar mais.
Então, esse castigo de toda semana ser submetido a exames foi benéfico ou maléfico pra mim?
Depende de como vou encarar ele, se estudo mais e venço os exames só tenho a ganhar mais e mais, se não estudo de fato... só me dano.
Fica a minha escolha.

Um comentário: