quarta-feira, 3 de julho de 2013

Sistema de Coleta de Residuos de La Rioja

Existe algo que eu gostaria de compartilhar com vocês.
Bem eu gosto de infra estrutura saber como funcionam as coisas em uma cidade, desde o primeiro dia em que cheguei em La Rioja me perguntei, pra onde vai a água que é usada pelo povo? Nunca vi uma estação de tratamento sequer um rio que receba os detritos domésticos, rio na verdade existe aqui sim mas ele já se entrega pelo nome dele. "Tajamar" que em castelhano significa "Rio seco". Aliás o tajamar da cidade ao meu ver é otimo pelo menos na zona cêntrica que é plana e quando ocorre uma tempestade o tajamar absorve completamente a água, mas não é sobre água que quero tratar aqui, é sobre a coleta de lixo da cidade que chama minha atenção e é totalmente diferente do que eu já vi no Brasil.
Logo que cheguei no inicio de 2012 me chamou a atenção que a coleta era igual a de onde eu vivia SP a unica diferença era que os garis pareciam civis comuns, ao invés de usarem uniformes e terem identificação eles simplesmente usavam calça jeans ou de moleton, tênis e uma camisa de manga comprida, por vezes bonés comuns. Saiam correndo pelas ruas e coletando o lixo para o caminhão. Eu achava diferente mas até ai tudo bem, outra coisa chata no período era que a cidade tinha e ainda tem muitos cães de rua então eu perdi a conta das vezes que coloquei o lixo na rua no suporte e depois encontrava os sacos rasgados e lixo espalhado por toda a calçada e meio fio graças a esses cães. Mesmo com o suporte pra por o lixo em um lugar elevado os cães saltavam  mordiam a sacola e arrastavam ela para o chão nas suas peripécias. Pois então a administração da cidade inovou a ideia de coleta de lixo e pôs em prática um novo método de captação.

Container de lixo na rua
Primeiro ela acabou com os suportes de lixo de todas as casas ou pelo menos aposentou eles e espalhou pelas ruas uma espécie de micro container fechado por cima com aberturas parcialmente ocluídas com borracha, com uma distribuição em muitos quarteirões de boa parte da cidade.
Vale lembrar que em algumas zonas mais afastadas da cidade o velho método de coleta ainda persiste e não há esses containers mas eu diria que em 80% da cidade e nas zonas mais densamente povoadas esse método de coleta está em vigor.
E segundo não há mais garis a coleta é completamente mecanizada e realizada por 2 caminhões, um de coleta em si e outro que mais chama minha atenção é o de higiene dos containers.

Na imagem acima você pode ver o primeiro caminhão de coleta de resíduos e ao fundo o de higiene ambos içando os containers.
Recolhendo lixo e depois esmagando e compactando este.

Eu compactei essas imagens em uma, do processo do caminhão de higiene, primeiro ele submerge o container em água com sabão e em seguida lava ele com aqueles rolos que se usam em lava jatos para carros e devolve brilhando o container pra rua.
Existem algumas cidades no paraná que fazem esse tipo de coleta mecanizada e deve haver algumas outras pelo Brasil mas nelas o caminhão de limpeza inexiste. Pra mim está de parabéns esse tipo de coleta e apoio que ele exista em todas as cidades. O único ponto negativo que eu senti nesse sistema novo é que ao andar pelas ruas em algum meio de transporte as vezes quando vou entrar em uma rua dobrando a esquina tenho que observar se a passagem está livre pra poder avançar com o veiculo que conduzo e o container por vezes fica próximo da esquina e atrapalha a visão pra ver se a via está livre, mas levando tudo em conta e colocando  na balança é melhor do jeito que está do que antes, ainda mais que os containers possuem uma boa sinalização e adesivos refletores de luz pra evitar colidir com eles de noite por exemplo.

Nota 10 pra esse método de coleta!

2 comentários:

  1. Noticia sobre a ampliação desse sistema de coleta, se chama EASY.
    http://www.elindependiente.com.ar/digital/noticia.asp?id_noticia=43276

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir