quarta-feira, 24 de julho de 2013

Recado a quem pensa em vir estudar na Argentina.

Ultimamente o blog tem ganhado mais visibilidade do que nunca e isso me felicita, mas junto com toda essa visibilidade meu e-mail tem recebido mensagens constantes, sempre com as mesmas dúvidas, então, decidi fazer esse post direcionado a quem pondera trocar de país pra fazer medicina.
Entre as centenas de perguntas que me fazem, eu decidi reunir elas em temas que são:
-Custo de Vida.
-A Língua.
-Assessoria.
-Faculdade Pública x Privada.
-Cbc.
-Moradia.
Eu quero aclarar que eu não sou assessor e nem penso em ganhar dinheiro em cima de ninguém e sempre procuro escrever a verdade. Cada um tem a opção de acreditar no que digo e mais, vou dizer valores que pertencem a minha realidade e a minha pessoa. Estou falando de La Rioja. Cada cidade Argentina tem seu custo de vida seu clima e sua cultura!
Eu consumo por mês sozinho R$ 1.400 (reais) até a presente data em que escrevo.
Dentro deste valor se inclui tudo, aluguel, alimentação, transporte, contas e outros gastos que posso vir a ter. Com a faculdade não gasto nada já que ela é totalmente gratuita e pública. Uma pessoa pode gastar menos outra mais, cada um tem seu padrão de vida dentro de suas possibilidades porem imagino que o valor de gastos de qualquer pessoa que viesse pra La Rioja até a data seria próximo deste.
Falando da língua, se você vier sem saber castelhano é obvio que terás problemas, com o tempo (isso varia de pessoa pra pessoa), eu observo que quem é mais receptivo conversa mais, tem mais facilidade em aprender a língua, ao passo que pessoas tímidas e caladas tem mais problemas.
No meu caso eu sempre fui bastante comunicativo e me lembro bem que no começo meus amigos argentinos diziam que eu falava uma palavra em português e outra em espanhol e falava praticamente assim alternado, é de experiencia própria minha que no inicio eu falava e os outros não me entendiam e ao tentar me explicar só piorava as coisas e me estressava com isso, e me marcou muito nos meus primeiros dias de aula quando ao fim de uma aula de biologia fui tirar uma dúvida com o professor e ele não me entendeu, tentei novamente me comunicar e ele me "cortou" e disse, "vai no departamento de humanidades da universidade procura um tradutor e vem tirar sua dúvida comigo." Isso me marcou e me deixou triste mas eu apenas não me entreguei e continuei batalhando! Com o tempo eu fui aprimorando meu castelhano, depois de um mês aqui, um dia ao despertar da minha cama eu parei, escutei e finalmente entendi oque as crianças gritavam na rua nas suas brincadeiras e fiquei feliz (nunca vou me esquecer desse dia), até o fim do ano quando estudei e prestei a prova de idiomas meu espanhol melhorou consideravelmente e há alguns dias quando voltava para o Brasil ao ajudar um argentino com um problema ele me confundiu com um nativo e só depois descobriu que eu era estrangeiro! Isso me deixou feliz no sentido de que estou falando cada vez melhor. Mesmo assim não é a mesma língua e ao chegar aqui se não conhecer o idioma provavelmente você sofrerá. A reação frente a isso de cada pessoa vária.
No que cerne Assessoria eu já citei anteriormente o nome da minha assessora e até o site dela, na época em que me contactei com ela que foi no segundo semestre de 2011 ficou acertado e eu paguei pra ela R$2.000(reais). Foi uma baita grana e hoje refletindo eu penso que se tivesse feito tudo sozinho as coisas sairiam mais barato, mas pra aquela época foi perfeito, ela me deu todas as orientações, e resolveu toda a minha documentação, inscrição na universidade, e mais importante, me recebeu na rodoviária e me deu teto até eu conseguir arrumar minha moradia sem nenhum outro gasto por fora dos 2mil reais,  bem depois eu só tive gasto pra emitir minha identidade argentina e correr atrás dos tramites pra isso. Colocando na balança... um país que eu nunca havia estado antes e mal sabia falar a língua, valeu a pena sim, mesmo assim eu alerto que é sempre muito bom, para quem vai vir, pesquisar varias assessorias, ser carudo, investigar todas posibilidades, buscar todos os contatos possíveis. Não se deixem iludir nesse papo que só vão gastar 700~800 reais/mês. É MENTIRA. Vão gastar bem mais, venham preparados pra gastar uma bolada, você vai recomeçar do zero e erguer uma casa, pense que vai ter de comprar uma cama, um guarda roupa, uma geladeira, um fogão, mesa, cadeiras, vai gastar muita grana. O custo de vida é maior, tu vais gastar mais com alimentação, e somando tudo é quase certeza que gastarás mais de 1mil reais por mês. Outra coisa que aparece nos sites de assessoria em destaque é medicina sem vestibular. Isso também é outra falácia. Nas públicas sempre haverá vestibular o que chamam aqui de CBC. (Ciclo Básico Comum). Aqui em La Rioja e em Córdoba (falando das universidades públicas) chamam o Cbc de "Ciclo de Nivelação." e Dura 3 meses ao final deste período tem o vestibular eliminatório, o mesmo acontece em Rosário (UNR) e la eles chamam de MIU (Módulo de Inclusão Universitária). Em Buenos Aires(UBA) e La Plata (UNLP) o cbc dura 1 ano. E digo mais, em Córdoba existe uma cota para estrangeiros só entra um número determinado deles por ano em Buenos Aires creio que também existe (fico a confirmar isso). Eu acho que é tanto estrangeiro que vem tentar em uma pública que os argentinos criaram esse sistema de defesa pra não gastar dinheiro do próprio povo argentino pra bancar a carreira de estrangeiro em uma universidade do estado deles. Em La Rioja por enquanto não existe cotas para estrangeiros. Mesmo que você vá fazer uma universidade particular aqui além de pagar a mensalidade você termina fazendo algo parecido com o cbc, por exemplo na Barceló eles dizem que tem 7 anos de carreira, o primeiro ano nada mais é do que uma espécie de cbc, aprovando ele você segue para o segundo ano que seria equivalente ao primeiro ano em uma pública.  Eu vejo muita gente se queixando que em Buenos Aires não há muitas aulas. No primeiro ano na UNLaR eu não fiz muita coisa, foram 4 matérias apenas eu tinha bastante tempo livre embora tivesse aulas quase todos os dias por um período até extenso. No segundo ano eu já tenho aulas todos os dias e em ambos períodos mas ainda assim tenho intervalos de horas entre as aulas, com os anos as coisas vão só piorando, por exemplo no primeiro ano temos 4 matérias, no segundo 8... no terceiro 12... no quarto 14... no quinto 6 e no ultimo são as 4 grandes áreas do médico generalista. Os professores passam a matéria no teórico mas muitas vezes são superficiais cabe a ti como aluno estudar por conta pra depois nos práticos e nos parciais os professores voltarem e te cobrarem o tema realmente "fino". Se você não conhece isso se chama PBL Problem Based Learning. (Muito prazer em conhece-lo!) Se vier pra cá muito provavelmente vai se deparar com esse método de ensino. Fique avisado de antemão pra depois não ver tantas queixas por ai do método de ensino das universidades argentinas.
Sobre concorrência, na UNLaR nos últimos anos se tornou baixíssima com a expansão da oferta de vagas, chega ser de 3 candidatos por vaga ou até fração inferior, mesmo assim pra entrar tem que bater a nota 6 em um possível de 10 (6/10) e eu vejo muito brasileiro falhar, porém mesmo assim a peneira continua no primeiro ano com anatomia e bioquímica que são matérias complicadas de levar pra quem não se dedica.
Pra se ter uma noção em números na minha turma entraram 350 alunos, passaram ao segundo ano uns 170 alunos o resto está recursando, isso mesmo mais da metade dos aprovados na UNLaR em 2012 repetiram de ano. O ano em que entrei na UNLaR foi o recorde de brasileiros, 25 aprovados, destes seguem no segundo ano apenas 10. O pessoal vai desistindo pela dificuldade, porque não se adaptam ou por problemas financeiros mesmo. Pra um brasileiro, repetir de ano é a mesma coisa que seus país (ou a pessoa que te banca) pegar uma quantia aproximada de R$20.000(reais) e simplesmente tacar fogo... Um ano perdido é um prejuízo enorme.
Em Córdoba a concorrência gira em torno de 10 por vaga ou cifra menor e o corte é de 8/10.
No meu post anterior eu relatei sobre assistir aula em um dia na fmusp, ao estar lá por um dia eu pude constatar com meus próprios olhos que as pessoas que estão lá geralmente tiveram uma boa base desde o principio de suas vidas, foram custeadas com um ótimo colégio, uma ótima formação no geral e passaram pelos melhores cursinhos preparatórios do país, tudo isso demanda além de dedicação (óbvio mérito deles) muito dinheiro para a formação, realidade que não alcança a maioria dos brasileiros, Se você vier para a Argentina você tem que se enquadrar nos seguintes quesitos, não ter tido boa formação e competência e ser derrotado no vestibular brasileiro, não ter dinheiro suficiente pra bancar uma particular mas ter uma base (sólida!) pra se manter aqui, e esquecer essa ilusão de que você terá muito dinheiro ao formar-se, tem que vir pela vocação de ser médico e ter muita garra pra seguir adiante com isso!
Nenhum brasileiro sai do seu país rumo ao  vizinho em busca de um melhor nível de educação. São todos fugitivos do vestibular. No fim de todas as maneiras você sofrerá pressão e terá de provar também que é capaz de seguir adiante no curso e isso não será só no cbc será durante toda a carreira de medicina!
Imagem que ilustra bem um Brasileiro ao vir pela primeira vez estudar na Argentina
"Um Tiro no Escuro"
Moradia, isso é outro tema complicado, alguns tem mais sorte que outros ao encontrar, se trata de ter contatos, estar atento e ter dinheiro na mão pra agarrar uma boa oportunidade. Eu vivo sozinho e a um quarteirão do campus, mas foi um sufoco e muita sorte eu encontrar o departamento onde vivo atualmente. Eu pago $1.500(pesos arg) onde vivo atualmente² e já vem semi mobiliado e com algumas contas inclusas. Isso pra mim, aqui em La Rioja seria algo justo e barato. O aluguel não é barato na argentina.
Se você leu meu blog inteiro até o momento (é, já é bastante coisa escrita) viu que eu falo bem do ensino daqui e da cidade, eu gosto daqui mesmo e defendo. Adoro muito tudo isso daqui e sou muito grato ao povo argentino.
Abaixo eu deixo links de blogs que tem uma posição negativa daqui e peço que vocês que aspiram a vir pra cá leiam.
Essas são visões acerca de Buenos Aires.
Nas palavras do blog da Patricia
Nas palavras do blog do Pablo (Depois leiam a Pt II, III e IV.)

Sobre La Rioja tem o blog do Hermano Tapioca.
E mais recentemente tem o blog do Cristian.
Do Tiago Passos que estuda junto comigo na UNLaR e está uns anos na minha frente na carreira de medicina.
Ao ler o blog desde o inicio vocês verão que ele até gostava da cidade mas hoje em dia ele não gosta da cidade de jeito nenhum!
São opiniões diferentes da linha que eu sigo e acho que é  importante se você pensa em vir dar uma conferida.
Pra quem vai me enviar e-mail com dúvidas eu peço que leia o meu blog todo! Antes de me fazer perguntas que já estão respondidas nesse mar de palavras.
Desejo um abraço enorme pra todos!

59 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, obrigado por citar meus textos e continue escrevendo sobre essa aventura. Felicidades!

    ResponderExcluir
  2. Carlos, eu sou estudante de medicina aqui no Brasil, da universidade privada Gama Filho no RJ, e minha faculdade está passando por problemas em relação a mantenedora, problemas sérios. Estou considerando ir para argentina, gostaria de tirar umas duvidas com você. Eu nao li o seu blog inteiro porque é enorme e minhas perguntas são poucas. Por favor, se possivel, me passe seu email ou até mesmo facebook se tiver. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Ola, primeiramente gostaria de te pelo blog. Sou graduada em direito aqui no Brasil, tenho muita vontade de cursar medicina. Você por acaso sabe se há alguma maneira de não cursar o CBC, ou alguma faculdade que não exija este curso de graduados. Se souber, agradeço sua atenção.
    luisamalucelliromanus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Até onde eu sei, todas as universidades que conheço não aceitam nada.
    Tem que cursar o cbc sim ou sim, não importando se fores graduada.
    Das públicas argentinas que conheço que oferecem a carreira de medicina e são nacionais... de La Rioja, Córdoba, Buenos Aires, La Plata, Santa Fé, Rosário, Tucumán, Cipoletti (Comahue, Neuquen&Rio Negro), Mendoza e etc... Todas requerem um tipo de ciclo de nivelação que varia de meses a anos. Algumas são eliminatórias e restritas, outras são abertas pra qualquer um, mas em todas você ou qualquer um que se postular terá que demandar um período de tempo... um ciclo que elas determinam antes de começar a carreira de medicina.
    Porém, todavia, contudo, é bom você ficar de olho, todo inicio de ano sempre uma ou outra muda a abordagem de ingresso e numa dessas mudanças pode surgir a oportunidade, pelo menos na Unlar todo ano inventam uma 'moda nova' que pode ajudar o aluno ou complicar ainda mais a vida dele. mas ai já começo a enveredar por outros assuntos, particularidades, e vai looonge o texto.
    Oque posso te deixar claro até onde sei é que não se aceitam 'pular' o 'cbc'.
    Falando de particulares não sei te responder nada a respeito.
    Ah, muito obrigado pelo elogio, viu? =)

    ResponderExcluir
  5. Mestre, o que acha do blog do Pablo?
    Acha que estudar na medicina eh tao furada como ele diz ser? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoalmente eu acho o Pablo radical demais.
      Mas o estilo que ele escreve prende e ao mesmo tempo é chocante, eu nunca estive na capital federal, desconheço tudo lá, e acho válido o que ele tem a dizer.
      Sobre ser furada? Se fosse com certeza não estaria aqui digitando essa resposta. Creio que vou te responder melhor quando tudo acabar e se deus quiser eu me formar, então deixo em aberto e sigo acreditando que vale a pena sim.

      Excluir
  6. Boa tarde

    estou querendo ir para Hector Barcelo, poderia me mandar a relaçao de documentaçao e se possivel, contato para que eu possa negociar com voce uma especie de assessoria ai em La Rioja . Desde ja te agradeço.

    Ederico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Ederico, não. Tá bem claro no corpo da postagem que eu não sou assessor. Se procura isso você veio no lugar errado.

      Excluir
  7. Olá, parabéns pelo BLog, adorei e li por quase 2 horas kkkk
    Estou me formando em Biomedicina, mas ainda existe um vazio interno que mas faz que rer tentar medicina na Argentina, mas tenho muito medo, mil receios e dúvidas...tem como trocarmos emails?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Mary. Te deixo meu email.
      carlosunlar@gmail.com
      Você tem o G+ eu também tenho se quiser me deixar mensagem no Hangout's tudo bem também.
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá, antes de tudo tô amando seu blog, mas tenho uma dúvida que não sei se já foi esclarecida antes... Gostaria de saber se posso tirar meu DNI e todos os processos de visto etc aí em La Rioja ou eu tenho que fazer tudo em Buenos Aires? Não quero ficar viajando de cidade em cidade pois não tô rico rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro muito obrigado pelo elogio!
      Aqui em La Rioja você pode tirar seu DNI sim tem todos os órgãos do governo pra isso e da pra fazer o tramite pelas migraciones. Assim como também você pode ter seu DNI no Brasil pelo consulado, pelo menos eu encontrei um brasileiro no Uruguay que me mostrou que tinha o DNI Argento e me afirmou que tinha tirado no consulado da Argentina em São Paulo, mas ai não saberia te dar mais detalhes porque eu tirei o meu aqui na Argentina.

      Excluir
    2. Um proprio leitor do blog me indicou esse link se você não leu acho que pode ser útil.
      http://www.umbrazucaembuenosaires.com/como-tirar-dni-argentino/

      Excluir
  9. Olá carlos, pode me informar , poderemos atuar no Brasil ,após o termino do curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Qualquer ser humano formado em qualquer lugar do mundo pode atuar em qualquer país do planeta desde que se sujeite as legislações e tramitações locais.

      Excluir
  10. Ola, Carlos sabe me dizer se a UNLAR aceita traslado de outras universidades, estou indo para o 4º ano em uma particular no PY? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Baccini, bom, até o momento não existe nenhuma legislação que permita, a unlar e completamente fechada e não aceita transferência de nenhuma outra universidade nem mesmo outras nacionais. Pra cursar tem que ser desde o zero.

      Excluir
  11. Boa Tarde!!! preciso de ajuda pra alugar apartamento, será que vc pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel não sei como te ajudar. Não tenho e não sei de nenhuma opção pra teu auxilio.
      Oque você me pede é muito direto e complicado. Você está vindo só?
      Exceto oque eu disse no corpo da postagem sobre moradia... Não tenho mais nada a acrescentar, desculpe

      Excluir
  12. minha aulas iniciam em janeiro 2015 em La Rioja-AR na Hector Barceló..

    ResponderExcluir
  13. olá vc sabe me informar quando começa as aulas para os ingressos de maio na Barceló...

    ResponderExcluir
  14. Olá !
    Estou vom planos de me mudar para Argentina e morar em Lá Rioja. Vc indica algum site de aluguel de apartamentos aue eu possa estar pesquisando valores ?
    E para se inscrever na faculdade publica de medicina quais são as datas melhores para ingressar e prestar vestibular ?
    Se puder me dar essas dicas e me ajudar eu agradeço ?

    ResponderExcluir
  15. Olá !
    Estou vom planos de me mudar para Argentina e morar em Lá Rioja. Vc indica algum site de aluguel de apartamentos aue eu possa estar pesquisando valores ?
    E para se inscrever na faculdade publica de medicina quais são as datas melhores para ingressar e prestar vestibular ?
    Se puder me dar essas dicas e me ajudar eu agradeço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, não manjo de site de alugueis.. acho que não existe.
      Sobre ingresso e tudo lê o post 'A unlar' lá vai encontrar as respostas.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Oiii carlos ano q vem estou indo fazer faculdade ai na argentina vc me indicaria uma agencia de confiança q nao ira me deixar na mão quando eu estiver ai !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela.
      A pessoa que confia e quer o melhor pra ti e você mesma, pesquise e venha sozinha.
      Se não tiver afim busque todas as assessorias, compare preços, exija vantagens, converse bem e escolha o que vender melhor seu peixe.

      Excluir
  18. Carlos venho ate aki pra fazer uma pergunta. se tem como me informar uma quantia de jovens brasileiros que vao todos anos fazer o cbc. e tbm se tem como informar sobre o cbc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hercules, sobre o 'cbc' leia um dos primeiros posts "A Unlar" se chama...
      Neste ano de 2016 creio que La Rioja já abriga na casa dos 400 brasileiros estudando medicina. A cada ano vem mais e mais o fato de ter uma particular como a barceló, e unlar... assessores fazendo propaganda e trazendo mais gente que com o tempo se converte em assessor também e parte dos leitores desse blog são consequência direta disso.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Gostaria de saber se tem como fazer o curso do cbc online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua pergunta, por favor reescreva, sobre qual universidade está falando?
      Eu estudo em La Rioja...

      Excluir
  21. Olá Carlos, está de parabéns pelo seu blog, fico feliz de saber que ainda existam pessoas iguais a vc disposta a ajudar ao próximo sem segundas intenções.
    Vamos lá, tenho uma dúvida:
    Quero ir para La Rioja ano que vem e gostaria de ir por conta própria, sem assessoria, você sabe me dizer se a Unlar te dar algum prazo pra você se legalizar ou tem que está legalizado desde a inscrição no CBC? É possível fazer o CBC sem tá legalizado e caso depois se eu passasse na prova faria a minha legalização porque não queria correr o risco de gastar dinheiro e tempo se legalizando e depois não passar no CBC e gastar dinheiro atoa, entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Unknown.
      Primeiro tem que ver oque pedem na inscrição pra depois ver caso a caso, oque quer dizer com legalizado? Como residente fixo e com documento nacional de identidade argentino?
      Se assim o for não precisa se preocupar com isso, podes te inscrever e como numero de identidade dar o numero do teu passaporte por exemplo que eles aceitam como documento.
      Eu me inscrevi com meu registro geral brasileiro.
      Depois peguei a residencia e meu doc argentino.
      Outra coisa comum e complicada que eles pedem é que você revalide teu histórico escolar no órgão governamental daqui e isso leva um tempo então se você apresenta teu histórico com os carimbos do ministério das relações exteriores e bla bla bla burocrático eles te dão um prazo de uns meses pra ti te regularizar no orgão nacional de educação argentino.
      Enfim tudo que for impossível de você conseguir no prazo de inscrição, você vindo até a universidade e explicando seu problema especifico eles costumam ser bem compreensivos e no geral te inscrevem e deixam lá o prazo pra ti conseguir te regularizar.
      Mas tem que ficar vivo e honrar com a responsabilidade, depois de um tempo eles cobram e se você não entregar podem cancelar tua inscrição e te dar uma tremenda dor de cabeça.

      Excluir
    2. Eu fiquei sabendo que a Unlar não exige passaporte para brasileiros, somente identidade né? Eu consigo revalidar meu histórico escolar e fazer todos os trâmites aí em Lá Rioja? Ou preciso ter o carimbo do MEC do Brasil?

      Excluir
  22. Olá.
    Planejo ir estudar na Argentina em 2018, mas tenho alguns receios com isso.
    Pretendo fazer o curso de espanhol e um curso preparatório. Em quais matérias devo me focar mais?
    Um dos meus planos seria contratar uma empresa para me auxiliar com tudo, inclusive com a locação da moradia e outras coisas. Isso pode valer a pena, ou é melhor fazer sozinha?
    O plano é ir para Buenos Aires, na UBA. Aqui, dificilmente consigo informações concretas e imparciais da faculdade, e gostaria de saber se você possui algum informação sobre.
    Gostaria de saber se você pode me explicar como funciona as aulas aí.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Olá Daniele, sobre Buenos Aires não manjo, estudo na universidade nacional de La Rioja.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Olá ,qual universidade você me recomenda UNR ou UNLP, qual a melhor? fiquei sabendo que na UNLP não tem mas prova eliminatória isso e verdade? Estou pensando em ir pra la ano que vem
    Me chama no Whatsapp la , queria tirar algumas duvidas , se tiver como me ajudar ficarei grato (+55 62 996122845)

    ResponderExcluir
  26. ola gostaria de saber mas sobre medicina, estou em duvidas em muitas coisas. mas ate mes de agosto gostaria de contratar um assessor pra estuda na argentina. mas eu entendo castellano e falo tambem.

    ResponderExcluir
  27. Olá,gostaria de saber quanto você gasta atualmente com aluguel e se é difícil consueguir um apartamento mais em conta pra uma pessoa. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hellen, atualmente eu gasto 3mil pesos em aluguel com um cambio perto a 4,70, 3000:4,70 = 638 reais. Essa é a media de preço senão, buscando mais barato, sugiro compartir ou pensão.

      Excluir
  28. Bom Dia! vc poderia me responder quanto peso argentino recebe um motorista de onibus em la Rioja?
    Meu e-mail é carol220811@gmail. Com. Se puder me dar um retorno agradeço

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Carlos, vc pode me explicar o que vc quis dizer com:
    "Pra um brasileiro, repetir de ano é a mesma coisa que seus país (ou a pessoa que te banca) pegar uma quantia aproximada de R$20.000(reais) e simplesmente tacar fogo... Um ano perdido é um prejuízo enorme."
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  30. Olá Elda. O trecho por si só se responde, para se manter aqui na Argentina demanda um custo, aluguel, contas, alimentação, some isso por 1 ano, agora imagine reprovar, não avançar, ter de recursar (repetir de ano, prolongar sua estadia por 1 ano mais que o previsto).

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Carlos, estou indo ano que vem para a argentina, estudar medicina, porém estou numa duvida cruel em relação a UNR e a UNLAR, qual você me indicaria?

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde, Carlos poderia me indicar um contato para um aluguel para duas pessoas em La Rioja, minha filha estará indo no fim do ano gostaria de me assegurar de um local com bom preço, ja que o período de estadia será longo, e as condições financeiras não são as melhores, seria de muita ajuda ter uma noção de alguém que já esteja ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá senhora.
      Não sou muito bom pra dar conselhos de casas e alugueis, mas se serve de algo, indico que use a plataforma do facebook.
      Busque por grupos de aluguel. Escreva coisas como...
      "Alquileres en La Rioja" "Alquiler La Rioja" e vão aparecer grupos com muitos donos e interessados ofertando casas para alugar e com preços, acho que esta bom para verificar e ter uma ideia atualizada do momento.
      Muito exito para sua filha!

      Excluir
  33. Bom dia! Pretendo cursar medicina na Argentina, independente de onde seja, mas que seja pública e que obedeça o critério de caraga horária do Revalida. Queria saber se o CBC daí tem limites de vagas para estrangeiros ou basta cumprir a média exigida que já tá inserido no curso. E o custo de vida, levando em conta apartamento e não república, quanto tá? Valeu! Se puder manda teu whatsapp. Se não beleza tb!

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou tolerar que assessores venham fazer propaganda no blog.

      Excluir
  35. Olá, Carlos! Primeiramente, parabéns pela escrita impecável e clara ao que se refere “ Medicina em La Rioja”. Sou brasileira e considero a possibilidade de ir à Arg em busca do tão sonhado curso de Medicina. No entanto, temo que o custo de vida em La Rioja, seja extremamente progressivo, considerando que se vai com um orçamento e ao chegar aí, seja outro. Falo principalmente em relação à mensalidade das instituições. São tantas as coisas faladas por aí que, confesso ficar perdida às vezes. Sendo assim, peço que se puder me esclarecer melhor sobre os valores para cada ano de curso, afim de que eu possa entender e planejar meu orçamento, ficarei grata!
    Abç!

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Carlos,tenho interesse em cursar Med em Mendoza,você teria grupos de brasileiros que estudam nesta cidade?

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir