domingo, 26 de maio de 2013

Revalida e Vinda de Médicos Estrangeiros Para o Brasil

Eu gostaria de abordar esse tema hoje. Na verdade ele não me atrai muito... É muito complicado e trás uma discussão quase que sem fim além de trazer a tona outros problemas. Porém devido a sucessão de fatos que tem ocorrido ultimamente acho que eu devo escrever algo sobre o assunto.
Aqui na Argentina existe a discussão sim, pelo menos entre a comunidade brasileira que vive em La Rioja, (cerca de 200 estudantes) mas acho que por eu estar fora do Brasil, por não ter um contato mais íntimo com a mídia nacional e outros meios de comunicação esse tema não ganha tanta magnitude. Ao ler tanta informação a respeito eu vejo muita gente querendo dar a informação mas de uma forma parcial que te induz a entender só o lado de quem informa e não a situação como um todo. Ou seja meias verdades, noticias parciais e não completas além de não apresentar uma solução, só atacam... Então vou tentar identificar o problema, falar o que acredito ser a verdade, dar minha opinião e uma possível solução...
Vamos lá.
Oque se passa?
-O Ministério da Saúde estuda trazer milhares de médicos espanhóis, portugueses e cubanos.
-Segundo o Ministério da Saúde, o governo ainda está discutindo os termos do programa de contratação de médicos estrangeiros e está estudando como agir para traze-los.

Porque o governo quer trazer médicos estrangeiros?
-Porque a demanda interna de médicos no interior do país não consegue ser suprida.

Oque os médicos nacionais alegam?
-Não há infraestrutura para trabalho no interior e os salários altíssimos oferecidos (R$20, 30 mil) são pagos por apenas uns meses depois o médico leva 'calote'. E por isso grande parte dos médicos preferem ficar nos grandes centros.

Eu paro por ai...
Se aprofundando nessa questão de péssimas condições de trabalho para médicos no interior... Oque eu acredito que acontece no Brasil é um problema grave de saúde pública...
É aquele velho termo de geografia... a "Macrocefalia Urbana" (Cabeça grande demais pra sustentar o corpo) isso se encaixa muito bem na saúde do Brasil.
Indo na Macrocefalia de São Paulo por exemplo... Tem o melhor sistema de transporte... de educação... e de saúde do país, mas ainda assim, não consegue atender a demanda por que são muitas pessoas. É saturado. Não houve planejamento, cresceu desordenado.
Isso acontece com a saúde, o governo deve mudar a abordagem da Saúde pública nacional. Eu não moro mais no Brasil mas sei bem como é, e nisso ele é semelhante a Argentina. A saúde é voltada para o tratamento e não na prevenção. Isso torna ela mais cara...
Por exemplo uma pessoa fica doente no interior, não sabe que problema tem, deixa o tempo passar até o caso ficar muito complicado para resolver, não há um médico próximo que possa resolver o problema  no meio onde este individuo vive. Quando é tarde essa pessoa parte para um grande centro em busca de um tratamento. Os grandes centros acabam respondendo por todo o país e acabam saturados, não há um 'meio do caminho' assim a cabeça fica grande demais pra sustentar o corpo, me entendem?
A solução pra isso e ter uma maior atenção nos pequenos centros de saúde do Brasil afora além de condições para os profissionais desenvolverem seu trabalho com qualidade e segurança.
Individuo fica doente... vai em um centro básico de saúde, vê que é um caso complicado.. passa a um hospital regional de maior complexidade... vê que é mais complicado ainda.. passa a um hospital de capital. e não necessariamente manda ele diretamente a um hospital de capital.
Como a atenção ao paciente deveria ser no país, do mais simples ao mais complexo e  não concentrada.
Eu vejo muito meio de comunicação dizendo que o governo vai abolir o revalida para importar diretamente médicos sem nenhuma avaliação. Eu mesmo procurei informação a respeito e não achei nenhuma fonte do governo afirmando isso. Se você leitor souber alguma posição do governo afirmando que vai acabar com o revalida, por favor me informe no comentário, mas uma posição do governo! Não quero informação de blog, jornal, fulaninho... etc, que não tenha uma fonte, uma bibliografia confiável!
Eu apoio sim o revalida e não quero que entre médicos de fora sem serem avaliados. E apoio também a vinda de médicos estrangeiros (avaliados lógico) e espero que sejam uma solução de curto prazo e não definitiva, espero que o governo fortaleça o sistema de saúde. Cerca de 4% do PIB nacional é investido em saúde, em países desenvolvidos 10% do PIB é investido na saúde além de enfocarem na prevenção e não no tratamento de doenças.
Como o governo ainda estuda como trazer médicos de fora deveria se pautar no Código Global de Prática sobre o Recrutamento Internacional de Profissionais de Saúde da OMS, do qual o Brasil é signatário desde 2003.  Esse código trás regras que se baseiam em parcerias com os países fontes de mão de obra para facilitar a transferência dos profissionais e garantir que eles sejam reinseridos no mercado de trabalho se decidirem voltar à sua terra natal. Além de respeitar os órgãos de fiscalização a nível nacional como Conselho Federal de Medicina e Conselhos Regionais.
Um bom exemplo a seguir é a Grã Bretanha, que criou um programa pioneiro para atrair médicos estrangeiros na década de 60 e inspirou a criação do código da OMS que citei acima.
Postos de trabalho abundantes, combinados a bons salários e à oportunidade de exercer a profissão em centros de saúde e pesquisas considerados referência mundial, são os principais atrativos para essa mão de obra estrangeira que representa 37% do total de profissionais em atividade na ilha atualmente...
O Brasil deveria se espelhar no método inglês, como por exemplo o GMC (General Medical Council) que é responsável pelos registros de todos os médicos que atuam na Grã-Bretanha. Para atuar no país, os médicos estrangeiros devem passar por um controle rigoroso, que inclui validação do diploma do país de origem, pedido para obtenção de uma licença para praticar a medicina, provas de inglês, certificado de boa conduta e documentos que provem a experiência do médico.
Existe o CELP/BRAS um exame de proficiência em língua portuguesa. Exemplificando, ele é equivalente ao TOEFL para os americanos. É de suma importância que o médico que virá de fora consiga se comunicar com o paciente.
Enfim oque espero é que o governo não aja tentando impressionar a população e tente se promover em cima disso, que não tente maquiar o grave problema atual da saúde e que se for importar médico de fora que faça direito, que avalie, que melhore e que continue fiscalizando, que torne o Brasil atraente pra quem vem e pra quem está nele e o melhor de tudo que a população só saia ganhando com isso.

12 comentários:

  1. Boa noite Carlos. É muito difícil e concorrido o ingresso na medicina da UNLAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas!
      Bom isso é relativo quanto ao nível da sua formação...
      Comparando a um nível nacional (Argentino) Entrar na Unlar é mais fácil sim, pelo fato de ser interior e longe de uma grande centro, de uma área realmente e densamente habitada que faria a concorrência aumentar. Mesmo assim tem que ter uma boa base, não é qualquer um que ingressa sem ter um bom preparo.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carlos!
    Estou muito tenso porque tinha escrito um comentário aqui e fui publicar e ele não foi enviado hahaha
    Vou tentar reescrever tudo.

    Primeiramente, gostei muito do seu blog! Foi tentar lê-lo todo, para ver como é estudar medicina na Argentina, já que o pouco que sei é baseado nos pré-conceitos que ouvimos por ai.
    Bom, sobre o seu post, concordo com a sua opinião. O Revalida é essencial, e em nenhum momento os órgão representativos da classe Médica se dizem contra os estrangeiros, e sim contra a Revalidação Automática.
    Quanto as fontes oficiais de informação, infelizmente não há, eu acho. O governo ainda não se manifestou oficialmente sobre isso, mas temos algumas entrevistas do Ministro da Saúde sobre isso, como esse aqui: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,espanha-aceita-enviar-medicos-para-o-brasil-,1033851,0.htm
    Enfim, está havendo muita discussão por aqui, mas espero que as pessoas se conscientizem de que o importante é um serviço de saúde de qualidade, e não medidas desesperadas sem preparo necessário.

    Bom, como disse, vou passar aqui mais vezes :)
    Abraços, Deco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao postar você teve que digitar um código e errou? ou foi problema mesmo? Quando vou comentar em outros blogs sempre pede pra digitar um código e eu fico meio tenso de ter que reescrever meu comentário caso falhe. rs.
      Eu te agradeço pelo link por ele expandiu um pouco minha visão sobre o tema e as intenções do governo.
      Eu temo que as coisas saiam um pouco de linha com isso, e todos sabemos que são medidas infundadas trazer médicos sem infra estrutura de trabalho adequada, mas, eu gostaria que viesse um pouco deles (estrangeiros) pra ver a repercussão de tudo isso. O governo teima em buscar uma solução rápida e barata e essa é uma solução que condiz para isso.
      Espero que o governo veja isso como uma solução a curto prazo... e que se for entrar, que avalie che! Nisso eu esperneio também. Que se avalie a formação e a língua, eu imagino a bagunça pra fiscalizar eles... Não pode esquecer do principal, pensar a longo prazo, fortalecer o sistema de saúde e valorizar e investir na formação dos profissionais nacionais! Porque se eu estou no exterior.. además de não ter nem mérito pra entrar nas públicas (em três anos que perdi tentando) nem dinheiro nas particulares o Brasil também é culpado por dificultar uma vaga pra mim e outros milhões de sonhadores, mas isso é discussão pra outro assunto... acho que dei minha opinião já.
      Me alegra que apareça por aqui mais vezes, a você Deco te digo que a cada postagem 'fresquinha' sua, vou estar lá para ler!

      Excluir
  4. Como você percebeu, estou tendo problemas para comentar hahaha mas acho que consegui!

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Carlos,
    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo blog, muito bem redigido. Lendo as postagens deu uma saudade enorme dessa cidade e da vida e estudo por ai.
    Agora sobre o tema, na minha opinião a primeira atitude seria melhorar o nível de nossa saúde e para isso que seja elaborado uma prova geral para o exercício da medicina no Brasil assim como existe nos casos de advogados, pois acredito que o nível da grande maioria das faculdades particulares aqui tem níveis muito inferiores as várias faculdades do exterior, inclusive foi provado isso ano passado quando foi realizado um teste em formandos do estado de são paulo e os índices de reprovação foram imensos, pena que foi somente um teste e como não existe uma legislação nesse sentido só serviu como exemplo. Acredito também que seja uma mudança a longo prazo, principalmente porque terá muitos formandos daqui que serão reprovados e ao mesmo tempo terá muitos brasileiros que terminam no exterior que irão poder provar que tem plena capacidade de aqui trabalhar.
    Outra medida que acredito que seria justa e diminuiria um pouco a falta de médicos nos interiores, seria obrigar esses médicos que sejam aprovados a trabalhar em cidades interioranas por 3 ou 5 anos.
    Bons estudos por ai,
    Abraço
    Jailson Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Jailson! Na sua visão eu concordo com ela só sou contra de obrigar médicos a trabalhar no interior, veja bem, se você faz uma traçada pra sua carreira... Como trabalhar por um curto período para levantar fundos pra fazer uma residencia no exterior, pode ser argentina ou até mesmo canada ou eua, e você se vê preso na obrigação do governo de trabalhar no interior. Eu não concordo o governo tem que atrair os médicos e não forçar... Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  6. Olá Carlos, segue trecho da reportagem sobre o Mais Médicos:
    Os profissionais de outros países e brasileiros formados médicos em universidades estrangeiras ficarão isentos de realizar o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida, ao optarem pelo registro temporário de médicos, que será concedido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

    ResponderExcluir
  7. Qual eh a carga horária da Unlar? Eh igual a do Brasil?7.200 hrs Se nao eh igual como fazer pra revalidar

    ResponderExcluir
  8. Oi Anonimo...
    A carga horaria está escrita no corpo da segunda postagem mais antiga do blog.
    É inferior a 7200, até o momento não sei como fazer pra revalidar.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir