quinta-feira, 18 de julho de 2013

Visão de um dia na FMUSP

Saio completamente do universo "Argentino" deste blog e parto para o Brasil, São Paulo.
Já faz um tempo que eu mantenho contato com um outro estudante de medicina que também escreve em um blog lá do Brasil, o Deco (o blog dele esta na coluna "minha lista de blogs" do lado direito desta página e tem o título de Diário de um Estudante de Medicina). Nos meus contatos com ele, visto que também ele é paulistano como eu e estuda na faculdade de medicina da usp, eu conversei sobre a possibilidade de ir e ver uma aula lá com ele durante minhas férias no Brasil. Acabou que deu certo uma vez que as férias na Fmusp começaram no fim de junho e terminaram já no meio de julho. Nos meus últimos dias no Brasil eu aproveitei e acompanhei um dia de aula com ele.
Busto do Dr. Arnaldo e a Fmusp.
As faixas negras são pelo clima de protesto do dia.

As atividades começaram cedo, fui no dia 16/07/13 e as aulas foram divididas da seguinte maneira.
8h BCP (Bases do Controle e Prevenção de Moléstias Transmissíveis) - História Natural da Doença e níveis de prevenção.
9h30 MC (Microbiologia Médica) - Etapas no diagnóstico microbiológico das infecções bacterianas.
10h45  MI (Clínica de Moléstias Transmissíveis) - Acidentes com animais peçonhentos.
12h as 14h hora da felicidade, almoço no refeitório do hc!
14h BCP Vigilância Epidemiológica e controle das doenças transmissíveis.
E as 16h haveria outra aula mas eu sai pra protestar com umas centenas de outros alunos.
O Deco me recebeu desde o momento em que entrei no campus e foi meu guia durante todo o tempo e eu observei bastante.
Nas minhas impressões achei a faculdade muito boa falando de estrutura, assisti as aulas do 4° ano no anfiteatro de parasitologia e achei ele pequeno, mas isso é porque estou acostumado com os 'anfis' da Unlar que tem uma capacidade maior visto que lá temos mais estudantes de medicina por turma. O molde do anfiteatro me lembrou  em muito os do HC da UFPR em Curitiba.
Anfi de Parasito da fmusp
Na primeira aula as 8h eu gostei, achei ela muito parecida com uma disciplina que temos aqui que é a Saúde Pública e vai do 1° ao 5° ano, embora eu esteja na metade do 2° ano de med, consegui entender bem, me senti familiarizado com muitas coisas que a professora falava porque vi na Unlar e fiquei feliz por isso. Confesso que não entendi 100% porque a professora constantemente citava doenças com associações a Parasitologia e Bacteriologia que são disciplinas que só vou ver no 3° ano e também foi uma experiencia diferente ter uma aula de medicina em português, eu me acostumei demais ao espanhol, talvez pelo fato de não viver mais em são paulo em vários momentos percebia o forte sotaque paulista da professora que para todos ali deveria ser natural mas pra mim era muito diferente rs.
Na aula seguinte de MC eu quase 'pesquei' de sono pelo tom monótomo dela, em um certo momento quando percebi que ia apagar olhei para o lado e me surpreendi com a grande quantidade de alunos que já tinham adormecido hahaha, fiquei desperto até o fim mas não absorvi muita coisa desta aula.
A aula de MI
A aula de MI era a que eu mais aguardava pelo tema que me atraia e creio que foi a melhor, além de ser em um ritmo frenético, (em 1 hora o professor passou mais de 200 slides). Foi enriquecedora, recheada de informações. Oque mais gostei foi de saber as características e como age em síntese o veneno das cobras por famílias, porem, claro eu senti que o professor conseguiu falar de tudo. Definição-tratamento-ação-consequências-números absolutos-etc.
Na hora do almoço eu pude observar melhor a faculdade e digo que o almoço do hc é muito gostoso e barato! Quem dera eu tivesse todos os dias!

O Deco me disse que a fmusp foi feita na década de 1930 e deu pra perceber bem na arquitetura seja interna seja externamente os traços dessa época. As vezes eu me perdia observando e parecia que eu havia viajado no tempo...


Tenho que acrescentar que durante minhas andanças dentro do campus diversas vezes ao fitar o rosto de alguns alunos tive uma pequena sensação de familiaridade, como se já os tivesse visto no passado em algum cursinho de sampa.
Entre 14h a 16h eu assisti minha última aula e foi dada a opção aos estudantes de participar de um protesto, todos puderam sair sem contar falta.
Justo o dia em que eu visitei e conheci a fmusp era o dia de um protesto marcado em varias cidades do Brasil de membros da classe médica protestando contra as medidas apressadas e mal estruturadas do governo federal no âmbito da saúde, eu acabei indo junto com o Deco e muita gente do HC.
Dia terminando em protesto em SP!
Eu não gosto muito de notícias pois a maioria é tendenciosa quase nunca é completa ou não informa direito, tentam manipular quem lê mas lhes deixo um link aqui que cita esse protesto acima. No google você pode encontrar notícias referentes a este episódio aos montes.
Por fim eu queria agradecer a turma 98 da fmusp, em especial ao Deco e aos seus amigos por terem me recepcionado tão bem e terem sido tão simpáticos comigo!
Foto de recordação, a esquerda este que vos escreve e a direita o Deco.

6 comentários:

  1. Boa experiencia Carlos! Parabéns pela materia! Você escreve muito bem e o seu blog ta show!

    ResponderExcluir
  2. Carlos! Que isso, não precisa agradecer! Eu que queria me desculpar por estar um pouco desanimado por causa da minha amigdalite. Espero que você tenha gostado e volte mais vezes!
    Bom recomeço de semestre por ai :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero voltar, foi uma experiência muito boa, te agradeço muito Deco, você é uma pessoa de personalidade singular, fico te devendo... Se quiser vir pra Argentina, vou fazer o máximo pra tentar te dar uma experiência semelhante o/

      Excluir
  3. Carlosss!!! adorei, deve ter sido show a experiencia. Quando eu chega em La Rioja vou te visitar pra tu me contar mais! bjoo

    ResponderExcluir