domingo, 7 de junho de 2015

4° Ano Pesado...

Y bueno... venho lhes relatar as impressões que vou tendo do primeiro semestre do 4° ano de medicina na U.N.La R.
Uma definição breve seria, não há tempo para dormir.
Grade horaria do primeiro semestre
Os dias mais pesados são segunda, quinta e sexta sendo mais tranquilos terça e quarta, porem oque arrebenta com um é que as aulas são nos horários extremos... e eu preciso sim ou sim de 8 horas pra dormir, oque acontece? Eu não durmo direito e não rendo 100%.
Em uma das primeiras postagens eu dou um resumão da unlar e da carreira de medicina, e deixo claro que o ensino é pbl (problem based learning/apb= aprendizagem baseada em problemas), pois bem no quarto ano nem de longe é pbl as grades horárias são cheias, as aulas e práticas são todas obrigatórias e o ensino é tradicional.
Mas ai um leitor vai lá e olha e fala - Bah Carlos mas tua grade horaria tem vários buracos pra descansar..
Descansar? Isso é medicina! Maior pressão! Todos te cobrando! Tu não dorme! Mal tempo se tem para estudar com essa grade! Dai em tais situações adversas os alunos dão prioridades, e escolhem clinica/semio e levam o resto como podem.
Marmitas & Viandas que te quero!
O problema é que mal existe a vida social. e para alguém que vive sozinho as coisas são complicadas... Mas tudo se ajeita e fase ruim logo passa... Como na foto ao lado, pra economizar tempo eu já cozinho pra semana toda! Pode ver na img Isso é no domingo... Já fiz a janta (lá no prato) e a comida de seg, ter, qua, qui, sex e sab + o feijão excedente pra outra semana só fazer arroz em grande quantidade. Durante a semana, chego rapido do hospital no almoço tiro a carne coloco pra assar na gril, enquanto isso faço uma salada de algo na velocidade da luz engulo tudo e volto pro hospital. Isso me economiza um tempo absurdo, antes eu costumava cozinhar pra três dias no máximo. O sábado ponho a casa em ordem, lavo roupas, dpto e... estudo!
Aliada a crise brasileira e o cambio ruim, pra economizar bebo mate quase sempre e bebo a água ruim da torneira da Argentina (até hoje nunca bebi água tão boa quanto a proveniente do Brasil) Beber a água fervida da torneira me faz economizar muito! E naquelas, toda promoção que surge vou aproveitando! Depois acho que vou escrever um post com os macetes e dicas de morar sozinho...
Falando as matérias uma por uma...
Clinica Médica I (Semiologia) até agora tem sido a matéria mais difícil de toda a cursada e é a matéria que mais exige do aluno tem que estudar constantemente, pra regularizar a matéria, no ano tem três parciais e só se pode reprovar 1 dos 3 (pode recuperar um), só no primeiro parcial que já passou reprovaram 75% dos alunos na primeira fase e mais uma boa quantidade na segunda fase da prova, resultado? Mais de 80% da turma se deu mal e está ali... no ponto critico pra ficar na condição de livre e com grandes possibilidades de repetir de ano e recursar essa matéria ano que vem. Este que vos escreve reprovou na primeira fase... O primeiro parcial dizem os recursantes que realmente este ano foi trucidante. Os temas que vimos foi historia clinica, sinais e sintomas gerais, semiologia geral e semiologia da cabeça e pescoço + semiologia do sist endócrino e metabolismo... A primeira fase foi de 50 questões múltipla escolha, mas com um detalhe... questões retroprojetadas em imagem para todos de uma só vez com tempo cronometrado de 1 minuto pra responder, claro de sacanagem a titular colocou várias questões com casos clínicos enormes e para o aluno ler e responder em 1 minuto.. a verdade é que eu respondi a maioria no reflexo, não dá pra raciocinar, em muitas questões estourava o tempo e eu perdia mais uns 30 segundos pra tomar uma decisão acerca da questão anterior e já tinha perdido 30 segs da nova questão, outras questoes eu precisava de menos de 10 segs pra responder e ficava lá esperando e torrando tempo que poderia usar em outras questões.. mas era 1min para cada não importa se era uma palavra ou 50... muitas perguntas também de conteúdo fino... enfim... uma prova horrível.
Para aprovar se necessita 60% da prova... ou seja 30 questões corretas das 50, eu fiz 28... uma merda, muita gente fez 27..28..29... muita gente se deu mal. Um bocado aprovou no limite e apenas 2 alunos fizeram mais de 40 pontos. Mas a segunda fase é pior...
Na segunda os alunos são redistribuídos entre os professores e não podem ir com seus professores chefe de pratico para evitar a relação emocional e professor que passa mão na cabeça de aluno seu, os alunos vão frente a professores que nunca viram para serem avaliados sem rancor.
Se admite um paciente real em algum hospital da cidade, tem que fazer a história clínica e acertar em tudo! E depois o professor faz perguntas oralmente sobre qualquer coisa do tema... pede pra fazer alguma manobra ou alguma marcha especifica e pronto! Aprovado! Mas oque acontece é que tem muito professor xucro que gosta da história clínica redatada do jeito que ele considera certo, a catedra não tem um padrão que todos seguem, logo oque um professor considera correto, outro não considera, e como dizem... em medicina 2+2 não é 4, então os alunos ficam desesperados pra saber quais são os gostos específicos de cada professor e eu acho isso uma tremenda palhaçada e o pior e que isso acontece em muitas escolas de medicina mundo afora, viu?

O autor que vos escreve e os companheiros de Semio
Fora a prova de nível altíssimo não tenho nem oque dizer da relação estudante de medicina - paciente, as práticas são enriquecedoras demais, a anamnese, estar ali cara a cara escutar o paciente, questionar, tocá-lo, ausculta-lo, examiná-lo. Todo o aprendizado e a prática... Não da pra escrever oque é. Só que é bom! Muito bom!

Clinica Ginecológica - Tenho gostado muito da catedra mas não vou poupar criticas... Nosso titular é um tal de Dr Castillo um semi deus da ginecologia na Argentina, e segundo dizem um 'velho gente fina', acontece que estamos em junho e nunca vi nem sinal desse cara pra vir dar aula... Então porque não manda logo ele embora, sacanagem se estiver recebendo salário um cara desses, ouvi dizer que ele viaja o mundo vendendo os livros dele... enfim de aula estamos mal servidos... poucos teóricos, e as práticas são teórico práticas, não existe clínica ginecológica que supra tantos alunos, e você acha que uma mulher vai abrir as pernas pra um grupo de alunos? É realmente muito difícil... Oque não reclamo é que as teórico praticas se aprende muito, as professoras são ótimas eu estudo, gosto e aprendo muito, pena que o contato com paciente é distante e aprendemos com manequins. Gosto bastante do ensino, as professoras cobram e é uma das minhas matérias favoritas.
Farmaco Básica - E outra matéria que... A titular é a decana do departamento de saúde da universidade, ou seja ela administra todos os cursos, resultado, só tivemos uma aula com ela até agora, alguns professores pediram desligamento da catedra por problemas administrativos e os alunos estão brigando pra ter mais professores e a excelência acadêmica, acho que isso prejudica o aprendizado mas não tenho maiores reclamações, o conteúdo é ensinado e a professora de trabalho prático é muito boa e atenciosa com minha comissão. A quantidade de coisas que vou aprendendo também me faz ter carinho pela matéria, todos os dias saio do hospital com aquela sensação boa, porque aprendi muito e estudo com prazer.
Bioética - Curto e direto... Matéria chata, mas necessária.
Radiologia e Diagnóstico por Img. Matéria boa, mas que estudo pouco... nunca dou muita bola pra essa matéria quando vejo.. deixei acumular muito conteudo.. e na prova o professor não perdoa, eu tenho uma forte impressão que vou repetir e cursar essa matéria ano que vem... Mas não reclamo vou levando como posso e acho muito boas as classes, acontece que o professor apaga tudo fica passando as imagens explicando... por horas.. o aluno cansado... escuro... é uma canção de ninar, eu durmo! Mas que é ensinado sim é, a falha nessa matéria sou eu, aluno(sobrecarregado).
Saúde Mental- É uma matéria muito, mas muito muito boa, mas torço muito que acabe logo! Que vai liberar dois dias da semana pra dormir mais! (Tinha que ser justo as 8am?)O professor explica tudo e vamos acompanhando do livro (oxford de psiquiatria) pra mim flui, a unica coisa que critico e que temos pouco contato com manicômios, muita aula, teoria... aprendizado ABSURDO e ÓTIMO, porem nula interação com pacientes!
Clinica Infectológica É minha matéria preferida então tudo que eu escrever aqui não vale rs!
O professor... é um cara 'prosa ruim' mas a aula dele da gosto de assistir, prazer, aprendo e vou querendo mais e mais assim são as praticas também, desfruto e aprendo, as praticas são ótimas, a decepção é comigo mesmo que não tiro as notas máximas e tenho que dosar a atenção de estudo com outras matérias. Não tenho nenhuma reclamação só elogios pra infecto.
Clinica Oftalmológica é a matéria mais leve teóricos tranquilos e as práticas são enriquecedoras! 
Realizando Exame oftalmológico com paciente.
Temos contato direto com o paciente, aprendemos tudo sobre todos os aparelhos, sempre com a orientação do especialista, um êxtase, muito bom mesmo! Experiencias assim me dão mais vontade de agarrar o livro e estudar além da felicidade que proporcionam que não sei expressar em palavras. Quero só ver como vai ser na prova rs.
Então é isso o 4 quarto ano tem sido ótimo e apesar dos pormenores... (Não vejo a hora de que acabe!) Vou desfrutando! Agora virá a fase ruim... depois de tanto aprendizado... Exames e avaliações! Espero estar qualificado.

3 comentários: