quarta-feira, 30 de setembro de 2015

La Rioja Sísmica

No dia 16 de setembro de 2015 senti o terremoto até então mais intenso e forte que já presenciei na vida.
Foi no Chile mas aqui se sentiu bem forte, além das províncias Mendoza, San Juan e Córdoba, até como saiu nos jornais se sentiu em Buenos Aires, no sul do Brasil e até na Av. Paulista em SP.

Bom só tenho a dizer que foi uma experiência curiosa e aterrorizante. Inevitavelmente por estar perto do Chile o país mais sísmico do mundo e na borda de uma placa tectônica continental a gente acaba sentindo um que outro tremor, mas ate então nesses 4 anos nunca havia sentido algo tão poderoso.
Sempre tinha um ou outro 'tremorzinho' Aqui terremoto é só quando a coisa fica feia senão chama-se 'temblor'. O diminutivo de terremoto. Bom eu já tinha sentido uns 5 temblores aqui e quase sempre me dava conta quando meus amigos falavam, -Você sentiu o tremor? -Bah, não? -Teve um? Me lembro que o primeiro que senti eu estava tomando banho, foi uma leve movida, poucos segundos, eu pensei que tinha ficado tonto, depois que descobri que tinha sido um tremor, a outra vez estava estudando, repassando antes de dormir sentado na cama, e senti que ela se moveu na diagonal, foi a primeira vez que senti um tremor concientemente, as outras sempre estava sentado e sentia a cadeira "dançar" o me sentia tonto, mas o tremor nunca foi alem de 5 segundos, na verdade se era 3 segundos era muito, viu?
Geralmente eram tremores bem pequenos de intensidade 4 na escala logarítmica de Richter.
Mas esse tremor foi diferente porque durou cerca de 3 minutos e foi imensamente mais forte e foi seguido de replicas por toda a noite. Imagine você... sentir em torno de 50 terremotos em 1 espaço de 10 horas. É assustador.

Claro que não foram extremamente fortes, primeiro porque foi no Chile a mais de 500km se contar mesmo os de fazer balançar a lampada do meu quarto aqui em La Rioja, foram uns 7 (dentro do espaço de 10h após o maior). Mas eu sou uma pessoa sensível, sentia a terra se revolver entre meus pés a todo momento e perguntava a outros, alguns me afirmavam que sim, outros que não sentiam nada, outros só ficavam tontos, mas não sentiam nada. Ou podiam ser como eu. Sentiam o mais minimo movimento e ficaram o tempo todo tontos.
Isso acontece primeiro pelos sentimentos que passam na cabeça de um... que geralmente é...
Tem pensamentos catastróficos, ansiedade, tensão, irritabilidade, nervosismo, taquicardia, hipersensibilidade, não consegue se concentrar e tem problemas de atenção, alguns.. raiva e claro a sensação de estar mareado. Isso ocorre porque depois do tremor vem as réplicas que são mais suaves, então nosso sistema auditivo capta o tremor inconscientemente e manda informação pro cérebro -O CHÃO TA TREMENDO, O CHÃO TA TREMENDO, O CHÃO TA TREMENDO. Ao mesmo tempo o sistema visual vê que nada se move por serem vibrações suaves, não capta nada e envia informação pro cérebro que nada está tremendo, o sistema encefálico da tilt e o resultado disso é o mareio e enjoo.
Bom, pra falar a verdade eu criei complexo e até hoje 2 semanas depois do episódio eu ainda sinto que a terra ta tremendo, eu acompanho por sites os sismógrafos em tempo real em todo o mundo e vejo que aquele lugar que teve o tremor, latitude -31 Sul entre Illapel e Ovalle no Chile, não para de tremer pelo menos tem uns 15 tremores lá por dia, eu compreendi que quando lá treme 5 graus na escala Richter eu sinto aqui em La Rioja o tremor mas só as pessoas mais sensíveis ou complexadas compartem essa sensação comigo, e quando lá treme acima de 6° se sente claramente aqui o tremor. Claro são movidas breves que não passam de poucos segundos. Pra vocês terem uma ideia essas movidas equivalem em média a 2 bombas atômicas de hiroshima e são a grande profundidade em torno de 30km oque ajuda a dispersar a energia. O tremor de 8.4 foi equivalente a 2200 bombas atômicas de Hiro~ ou 29mil toneladas de TNT.
No momento do tremor eu estava sentado e vi que a tela do computador se movia, logo a tv e a mesa, olhei a a lampada e parecia balanço... Pensei que em poucos segundos acabaria e eu voltaria ao normal mas ao invés disso se intensificou... Ok depois de 10 segundos me levantei e fui até a porta que geralmente é o lugar mais firme da estrutura da casa, seguia movendo tudo, nesse momento lembrei do livro que li, o diário de Charles Darwin quando ele circunavegou o mundo a bordo do Beagle (muito legal recomendo a leitura, mas acho que não existe em pt-br =/ pelo menos não achei quando fui em SP). Então, lembro que ele relatou quando passou pelo Chile que os jogadores de cartas da época sempre jogavam com a janela aberta porque em terremotos, aconteceu que varias vezes em um tremor a ondulação da terra era tal que travava a porta e eles ficavam presos e em geral morriam esmagados com o desabamento da casa. Portanto janela aberta era igual a garantia de vida. Bom toda essa reflexão ocorreu na minha cabeça em questão de segundos enquanto o terra se revolvia e minha casa parecia maria mole rs. -Eu que não vou morrer aqui dentro! Pensei, e coloquei a alpargata rapidinho agarrei o celular pra iluminar o caminho abri a porta e sai pro jardim, Lá eu me encontrei com toda a vizinhança que pensou algo parecido com oque pensei e preferiu sair pra fora de casa... Ali o tremor durou mais de 2 minutos e eu pude ver como os departamentos balançavam e as lampadas e portas e qualquer coisa atrelada ao piso se moviam desgovernadamente ao passo que sentia o chão ribombar aos meus pés, nada pude fazer a não ser esperar... Sua casa a coisa material mais solida que existe e muitas vezes sinônimo de segurança, ter o sentimento que ela pode vir abaixo a qualquer momento e inexplicável e aterrorizante...
Esse é um video gravado em La Rioja no momento do tremor. Que foi em torno de 5 graus na escala Richter.
Esse é o video do tremor na zona metropolitana de Santiago, Chile, mais próximo do epicentro.
E ainda meus amigos chilenos falaram que esse foi só mais um 'tremorzinho' perto do que eles já sofreram.
Falando de história e sem querer assustar você leitor. La Rioja já sofreu um tremor bem pior. O tremor mais forte registrado na Argentina ocorreu em 1894 na província de San Juan a poucos km da fronteira com La Rioja até então na época não haviam criado a escala Richter que foi criada muitos anos depois pra medir os terremotos da Califórnia. Porem se estima que foi entre 8.6 e 8.9 graus, mais forte do que esse que ocorreu no Chile e com epicentro muito mais próximo porem com profundidade igual, em torno de 30km.


Esse tremor não deixou nada em pé em La Rioja exceto a Igreja e Convento de Santo Domingo que é o templo mais antigo da Argentina.

É o único edifício colonial que existe em La Rioja, feito com grossas paredes de pedra e cal, Foi erguido pelo filho do fundador da cidade, Pedro Ramirez de Velasco, quer dizer sob as ordens dele né, porque quem pós a mão na massa foram os índios nativos enganados por alguma mita qualquer. Todas as outras construções de La Rioja sem exceção são pós o terremoto de 1894.
Quem vê pensa que é o fim do mundo e aterrador, mas não... eu vi minha casa balançar e se retorcer e depois constatei que tava tudo ok, nenhuma rachadura, nenhum indicio de nada, e olha que eu procurei, viu? Todas as construções por lei tem que ter estrutura antisismica, seja terreno com base de malha de ferro para a estrutura deslizar sobre ele e seguir intacta (por exemplo toda a estrutura da unlar é assim) Ou com vigas extras reforçadas e flexíveis entre as paredes para que permitam que se movam mas não caiam. E com certeza alguma outra peripécia arquitetônica que eu mesmo desconheço. A unica noticia que achei foi essa.

Um muro velho que caiu, e alguns boatos de rachaduras em edifícios históricos.
Nenhum morto e ferido, só complexados hipersensíveis como eu, rs.
Bom é isso pessoal, quis compartilhar essa experiencia com vocês, embora existam toda a segurança eu tenho pra mim que se o terremoto dura mais de 10 segundos e é considerável eu saio correndo pro jardim hahaha.
Aprendi várias coisas legais mas pra não encher eu subo o resumo em imagens.
Até a próxima!






Curiosidade, enquanto eu escrevia esse post entre 18h e 20h houveram 2 tremores na mesma região, eu juro que senti 1 x.x
Perguntei pro meu vizinho e ele falou para eu parar de ser lesado.
fonte medidor de terremotos do site apollo11

ps. Se você vive em São Paulo-SP visite o museu de ciências da Usp no Bairro da Lapa, eles tem um simulador de terremotos, a maquina consegue simular até um grau 4°(Richter). Vale a pena, me fez lembrar muito oque vivi. Sem falar que tem varias outras experiencias legais pra presenciar e ver lá o/

12 comentários:

  1. Oi, carlos. Estudo na Barceló de santo tomé-corrientes e estou pensando em ir estudar ai na sede de la rioja. Queria te pedir algumas infos, a cotaçao do peso, se tem agencias de algum banco brasileiro, ou se nao, por onde se pode sacar dinheiro, queria ver tbm se tu sabe o valor da mensalidade para brasileiros na barceló. Obrigada, luise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luise.
      -Cotação do Peso. A mesma que empera em qualquer cidade da argentina (La Rioja, Rosario, Buenos Aires).
      -Não há agencias de banco brasileiro.
      -Sacar dinheiro, conta privada em banco nacional, cajero link, autorizada western union, trazer da fronteira em espécie.
      -Não sei nada sobre a Barceló, não tenho nenhuma ligação com a barcelo, faço parte da unlar. Ouvi dizer uma vez que a mensalidade na barcelo riojana é mais barata porque o governo da isenção de imposto, mas não sei te confirmar, é só boato... Melhor perguntar no site deles. Com um membro daquela faculdade. Ou algo oficial.

      Excluir
  2. Olá Carlos.

    Sempre acompanho os teus posts. Estou em dúvida se vou para Buenos Aires ou para La Rioja. Gostaria de saber quais foram os motivos que te levaram a optar por La Rioja. Vejo você sempre elogiando a faculdade. Pelo que eu li até agora, me parece que o curso exige muito mais do que qualquer faculdade paga no Brasil, ou mesmo algumas públicas. A faculdade superou as suas expectativas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ortodontia~
      Oque me levou a optar por lr é que foi opção unica na verdade... encontrarás mais respostas na postagem "Antes de tudo" Podes digitar na barra de pesquisas da coluna >>> ou buscar no arquivo do blog...
      Mas mesmo assim acho Buenos Aires muito boa também, não conheço a universidade, mas sim a cidade, meu primo mora e trabalha lá e tive a oportunidade de conhecer, a cidade é fantástica, é um dos lugares que levo em consideração para fazer residencia no futuro.
      Em qualquer das duas cidades acredito que vão te dar todas as condições para ser um bom médico. Espero que de tudo certo e que seja feliz na escolha.

      Excluir
    2. Obrigado Carlos. Como sempre, você é muito gentil em responder.
      Sucesso pra você.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Você não possui página no facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Facebook não. É conta pessoal, tudo que tem a ver com o blog eu canalizo pro e-mail (carlosunlar@gmail.com) e google+ e sempre repito leiam o blog.
      Tem muita coisa que escrevi aqui, gente que me faz pergunta que já escrevi sobre, eu mando de volta pra cá. Porque cansa sempre responder a mesma coisa.

      Excluir
  5. Ola Carlos, irei para a argentina ano que vem para fazer medicina, gostaria de saber como esta funcionando para ingressar na universidad de la rioja agora que foi proibido os vestibulares para universidades publicas? Seu blog é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, nao tem posição oficial ainda, tem que ficar olhando o site oficial da unlar, por enquanto ainda tem vestibular.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir