sábado, 23 de maio de 2015

Estudar Medicina e Residencia Médica no Uruguay

Vou abordar duas coisas nesse post sobre estudar a carreira de grado ou bacharelado de med lá e sobre fazer a especialização ou Residencia no 'paisito'.
Primeiro vamos sobre o bacharelado... Acho importante porque oque cai de gente querendo saber sobre medicina nesse blog e fora de série... e geralmente todos vem como que usando um cabresto, só veem uba, barcelo... unr.. e ultimamente unlar. Se liguem! Tem um monte de universidade com medicina e de graça! No caso do Uruguay vou abordar a Universidad de la Republica (Udelar) que é a unica pública e gratuita do país que tenho conhecimento... E fica na capital Montevideo...
 No Uruguay o ingresso a universidade é relativo... alguns cursos tem cota de vagas e outros tem acesso livre, esse é o caso de medicina e direito, é só chegar e se inscrever. No caso de brasileiros ou estrangeiros tem que apresentar o histórico escolar no CES (Conselho de Educación Secundaria) e depois fazer um curso a distancia sobre sociologia geo e história uruguaya. Os professores enviam as perguntas e o aluno manda de volta as perguntas respondidas. O curso é ministrado algumas vezes por ano... Uma vez aprovado o curso tem se o caminho livre e o ok da CES pra se inscrever na universidade. Já a cursada lá é semelhante a argentina, sendo direto e reto, aceita um monte de gente e depois tem uma cursada aguda pra eliminar o máximo possível e fazer uma peneirada dos matriculados exigindo alto rendimento acadêmico deles. Lá é muito semelhante a unlar onde estudo, se não aprova a matéria seja semestral ou anual, não avança... Tem que recursar, se o aluno não se aplica vai recursando e recursando até que desiste. A udelar é famosa por filtrar bem, logo no começo vários alunos. Então no principio com milhares de alunos é complicado até achar lugar na sala pra estudar mas depois normaliza e fica confortável pelo alto número de desistentes. Em janeiro eu estive lá e minha amiga nativa Sofia me explicou sobre, ela estuda odontologia na udelar e divide dpto com uma argentina de Rio Gallegos. Só de conversar bem com a Sofi já me deu uma esclarecida. Também tem esse blog aqui que fala o mesmo que eu escrevi mas de um jeito mais caprichado rs e também fala sobre a vida lá. Vale a pena dar uma visitada pra quem tem interesse.

SOBRE A RESIDENCIA MÉDICA

Tudo começou quando eu fiz um mochilão pelo Uruguay e vim parando e esquadrinhando cada cidade da costa. Entrei pelo Rio Grande do Sul por Chuí/Chuy e fiz tudo até Colonia/Buenos Aires. Ai eu descobri que o departamento de Rocha é um dos lugares mais lindos que já vi na minha vida, Me apaixonei... E é inegável, eu não tenho nenhuma pretensão sobre residencia... Espero que me toque no futuro uma residencia boa e em uma cidade agradável e Rocha no quesito lugar era perfeita, Então começou meu sonho de uma possível residencia uruguaya, mas ele se despedaçou quando eu me deparei com o seguinte fato. "NÃO SE PAGAM A ESTRANGEIROS."
 Isso mesmo... se acredita que o cargo de residente médico no 'paisito' é um cargo público portanto só podem exercer e receber $$ quem for nativo. Então lá existe duas modalidades, para nativos a residencia médica em si e para estrangeiros ou quem não queira o sistema de residencia o pós grado convencional em alguma especialidade médica no qual não se ganha $$. E pelo pouco tempo que estive no Uruguay pude perceber que o custo de vida lá é altíssimo, parece país europeu! Imagine se manter assim sem nenhum ingresso econômico. Tudo é caro, morar(hostel caro pra kc~), comer, se divertir. Tive que viver no limite da economia como mochileiro rs. Imagine viver pra valer como estudante!
(Cliq para ampliar) Img extraida do doc em pdf  "La Formación de Pós Grados en Medicina en Uruguay" Dito documento se encontra disponível no sitio do Ministerio da Saúde Uruguayo.
A imagem resume bem as diferenças entre a especialização médica uruguaya. Ao que tudo indica só tem residencia na udelar e em Montevideo. (Outro ponto negativo pro sonho de Rocha -.- ) Eu dei uma googleada e não encontrei nada sobre residencia em hospital privado ou filantrópico, sim me deparei que algumas especialidades como anestesiologia são muito escassas justamente pela falta de capacitação e porque os médicos nativos migram para o Chile e Espanha atrás de uma remuneração melhor.
Enfim espero que o post seja útil, em breve espero explorar outro país limítrofe e aproveitar pra mergulhar na medicina deles para trazer informações pra cá.

19 comentários:

  1. Meu irmão está estudando medicina a dois anos e ele não precisou fazer vestibular!

    http://goo.gl/GTU9ZJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OhJulieta eu só abordei a udelar que é a unica universidade pública de medicina do Uruguay...
      A que deixou no link é privada...

      Excluir
  2. Quanto vc gastava com moradia e alimentação amigo?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos. Vi no site da Udelar que as vagas são destinadas somente pra quem mora no país há 3 anos ou quem é descendente de uruguaios. Eu não me enquadro em nenhuma dessas opções. Posso mesmo me candidatar a Udelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, infelizmente não sei te responder as informações que postei aqui foram referentes ao ano em que estive no Uruguay, e considerei a possibilidade de residencia medica... estudo na Argentina... Realmente não sei te responder.

      Excluir
  5. Olá Carlos. Vi no site da Udelar que as vagas são destinadas somente pra quem mora no país há 3 anos ou quem é descendente de uruguaios. Eu não me enquadro em nenhuma dessas opções. Posso mesmo me candidatar a Udelar?

    ResponderExcluir
  6. Ola Carlos, tudo bem? Vi em um comentário que você estuda na Argentina né? Em qual universidade? E qual o custo de vida que se tem em media? E consigo cursar medicina e trabalhar para me manter na Argentina? Meu sonho é me tornar médico, mas no Brasil está meio impossível pela minha condição financeira então gostaria de tentar em outro país latino. Algum conselho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaydson, leia o blog e terás abundantes conselhos e todas as respostas de tuas perguntas.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. nescessito saber os pre requesitos para ingressar na udelar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fael eu deletei teu outro commentário em espanhol porque eu não entendi coisa com coisa, desculpe, olha eu escrevi esse post há muitos anos... e a udelar vai mudando as regras ano a ano... estou completamente desatualizado não tenho como te informar mais do que esta no corpo do texto.

      Excluir
  9. Oi Carlos tudo bem?
    eu me formando edica no Paraguay ou no Brasil, vc sabe coo seria o precesso de convalidacao para exercer no Uruguay? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taise não sei te responder sobre isso, mas se te formas no PY tenho quase certeza que vai ser mais fácil revalidar no UY por serem países de língua em comum.
      Países restritivos e burocráticos da américa do sul que eu saiba são Chile e Brasil.
      Parece que existe um convenio que entre todos os países de língua espanhola é facilitado e mais ágil o processo de revalidação de diplomas.

      Excluir
  10. Olá Carlos, minha filha se formou em medicina e quer fazer residencia em dermatologia na Argentina, como posso ter informações, vc pode me dar alguma dica?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Alguém sabe me informar o valor das mensalidades da faculdade de medicina ? Em real. obrigada

    ResponderExcluir
  14. Como vc fez pra passar na residência?

    ResponderExcluir