sábado, 23 de maio de 2015

A La Rioja de 2015

Nesta semana de maio La Rioja completou 424 anos e vos deixo fotos da cidade nessa postagem.
A estatua na foto está na rotonda (rotatória) que une 2 importantes arterias da cidade e que fica justo ao lado da terminal de ônibus de larga distancia. A grande maioria das pessoas que visitarem La Rioja vão se deparar primeiro com a estatua de San Nicolas de Bari e por ultimo com esta.







Lua cheia se pondo ao oeste















Essa é foi uma tremenda nuvem característica do vento zonda < Eu escrevi um post sobre o fenômeno há anos!  Retratei a fotografia no dia.






















E essa é uma fotografia do mesmo dia com uma câmera muito mais competente que a de um celular.





























Essa é uma celebração do Tinkunaco que eu nunca presenciei por ser nos primeiros dias de janeiro. Esse é um ritual religioso que tem sua origem na cultura do povo diaguita que eram os nativos da região antes da vinda dos espanhóis. Essa igreja antes era o forte pardecitas e servia para defender a cidade do ataque dos indígenas, está justamente/estrategicamente, bem na passagem entre as montanhas que os indígenas usavam pra atacar.




Essa é uma das vistas da trilha das cruzes que parte desde as Pardecitas, como podem ver é a unica passagem para o oeste, de onde os nativos vinham.











Tajamar (rio seco)















Como podem ver, tem muitas fotos de raios... Sobretudo na segunda metade do ano é comum a cidade ter tormentas elétricas. Muitas vezes caem tempestades intensas porem concentradas em pontos isolados.
































Uma foto desde quase o pico do cerro de la cruz o principal por trás da cidade de La Rioja.
Convento e Igreja de San Francisco. Todas as igrejas de La Rioja exceto uma foram reconstruídas, incluindo este templo que foi derrubado em um terremoto em 1894 e reconstruído tendo a forma de hoje.
Parque de la Ciudad


Por do sol invernal.

Cummulus Mammatus
 Vista do campus.
Um amanhecer de dezembro de 2012 essa eu peguei do alto da primeira casa que vivi nesta cidade.
 Amanhecer..

Casco Centrico, praça onde foi fundada a cidade.
Pesando 7 toneladas e com 10 metros de altura a estatua de Angel Vicente Peñaloza que é a mesma da primeira foto... Mais conhecido com el Chacho, ele foi um caudilho que em seu tempo era contra o centralismo de Buenos Aires e brigava por um país mais justo e federativo... Era visto como um gaúcho revoltado pelos porteños e como um herói pra todo riojano. Deu um trabalho tremendo para as tropas unitárias e por anos foi temido no país.
A estatua de El Chacho está posicionada a sudeste e seu dedo aponta pra Buenos Aires e Córdoba. A melhor definição escutei de um nativo. "Ele está mandando todos eles a m~..."


 Este é o Cerro de la Cruz. Geralmente pela lat de La Rioja (29°Sul) a linha normal de neve deveria ser em torno dos 4500 msnm, porem ai está em torno dos 800 msnm, no inverno a temperatura cai bem. Embora não seja muito comum a neve no cerro.
A mesma montanha da foto anterior

Também peguei no meu primeiro ano essa foto e é uma das minhas preferidas. Visão que eu tinha todos os dias ao abrir a porta da antiga casa.


Essa foto é exceção está o autor do blog e a rocha sagrada tanto pra indígenas quanto católicos, El Señor de La Peña. O interior provincial é outro mundo a ser explorado.
Desculpe pelo post turistico, La Rioja é encantadora. A maioria das fotos são do autor que tem seu nome nelas e tem uma pág no facebook.

6 comentários:

  1. Olá Carlos, muito interessante os teus posts. Cursei 3 anos de medicina no Brasil, em uma universidade particular, mas gostaria de terminar meus estudos em La Rioja, em virtude da mensalidade ser muito mais acessível (gostaria de saber quanto que está a mensalidade neste momento, pois encontrei em um site de assessoria e queria confirmar...). Não estou conseguindo contato com a coordenação do curso de medicina para falar a respeito de aproveitamento de disciplinas e como seria o meu ingresso na universidade. Como não tenho disponibilidade para viajar até La Rioja neste momento para verificar estas questões, gostaria de saber se tu poderias me ajudar a entrar em contato com a faculdade, me fornecendo algum telefone ou email. Queria ver contigo também, se existe alguma comunidade nas redes sociais ou algum site onde os estudantes manifestem a intenção de compartilhar moradia... Enfim, estou bem perdida e preciso de alguma ajuda. Vou deixar meus contatos e, se possível, por favor entre em contato comigo! Gostaria muito de saber mais sobre a vida em La Rioja. Contatos: Facebook: Sabrina Pfeiffer. Email: sa.pfeiffer@hotmail.com. Desde já te agradeço, Atenciosamente, Sabrina.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Carlos

    Sou Lorena Cínthia, gostaria de saber se você teve dificuldade com a língua? Você ja sabia o espanhol fluente? Eu li praticamente todos os seus relatos, achei interessante. A cada história, a impressão que tive, é que o leitor viajar juntamente com você. Eu tenho pretensão de Medicina no exterior. Já sou formada, sou Fisioterapeuta. Desde a faculdade sou determinada. O seu perfil parece com o meu. Nas provas você descreve tudo em espanhol? e nas provas orais também são em espanhol? Para os estrangeiros os professores são complacentes em relação a língua, ou não? Adorei a descrição dos professores que você fez. Eu viajei em todas as suas situações. E é verdade que você já trabalhou de garçom? Como você conta em seu relato? Gostaria de acompanhar a sua trajetória, pois tenho interesse em fazer Medicina no exterior. Pelo que entendi, o aluno tem quer autoditada. No início são poucas aulas? do terceiro ano em diante e que aumenta a carga horária? Gostaria que falasse sobre a diferença entra a UBA E SUA UNIVERSIDADE? Eu li que você disse, que a UBA TEM REFERÊNCIA PELOS PRÊMIOS, ARTIGOS PUBLICADOS, PORÉM EM ESTRUTURA ESTA DEFASADA. E A SUA FACULDADE É PUBLICA TAMBÉM, AINDA E RECEM CONSTRUÍDA......GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES (INCLUSIVE JA ENTREI NO SITE DA INSTITUIÇÃO). Ha, e gostaria de saber se os professores são próximos do aluno? se eles tiram dúvidas, mesmo que não seja nas aulas. Pelo que percebi você é um aluno competente e tem se esforçado muito, pois você estuda sozinho e muito. Se você tiver email, gostaria de ter contato com você.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lorena, nossa muitas perguntas.. vou organizar pra não me perder.
    1 gostaria de saber se você teve dificuldade com a língua?
    R - Leia o post recado a quem pensa vir estudar na argentina de julho de 2013.
    2 você ja sabia o espanhol fluente?
    R Iden resposta 1
    3 Nas provas você descreve tudo em espanhol? e nas provas orais também são em espanhol?
    R Sim tudo na Argentina funciona na língua oficial do país Espanhol Castelhano. Nada de Pt.
    4 Para os estrangeiros os professores são complacentes em relação a língua, ou não?
    R Depende não da pra generalizar, alguns no começo sim, outros não.
    5 E é verdade que você já trabalhou de garçom? Como você conta em seu relato?
    R Eu já trabalhei, mas nunca aqui na Argentina até o momento que escrevo, trabalho nas férias em São Paulo pra fazer um dinheiro pra custear meus mochilões, já trabalhei de garçon e de pião de transportadora nas férias desde que comecei a estudar medicina. Antes disso trabalhei de tudo pra me custear nas épocas de cursinho.
    6 No início são poucas aulas? do terceiro ano em diante e que aumenta a carga horária?
    R Sim, a grade acadêmica é desorganizada, no meu ponto de vista, vida mole no começo da cursada e loucura no fim.
    7 Gostaria que falasse sobre a diferença entra a UBA E SUA UNIVERSIDADE?
    A uba é melhor porque fica na capital do país tem mais prestigio tradição, mas ta um pouco mal cuidada estruturalmente, porem segue sendo uma boa universidade, ponho minha mão no fogo pra falar que todas as universidades públicas da argentina são boas. La Rioja é melhor pelo custo de vida mais barato pela estrutura melhor.
    8 Ha, e gostaria de saber se os professores são próximos do aluno?
    R Na maioria das vezes sim, sempre estão ali a disposição pra responder as dúvidas.
    meu email é carlosunlar@gmail.com
    Obrigado pelos Elogios Lorena o/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Boa noite! Você repassa ótimas informações. Me tira uma dúvida. Sou formado em farmácia, será que conseguiria aproveitar alguma disciplina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, eu já me formei há alguns anos então um pouco desatualizado... Nos meus tempos a unlar não aceitaria nenhuma materia, teria que começar do zero. E ver pessoalmente com cada chefe de materia se ele te deixa ou não aprovar, porem o panorama é bem desfavoravel, repito, na unlar que é publica, em outra universidade ou curso é outra historia.

      Excluir