quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O Percurso para Finalizar Quimica Biológica

Meu deus eu sofri pra finalizar essa matéria viu?
Foram 5 tentativas pra finalmente sair com a aprovação.
A primeira tentativa frustrada está detalhada aqui.
Já deixo claro que neste post vou mergulhar na Bioquímica então muitos leitores podem boiar com os termos ou assuntos que vou tratar, peço desculpas desde já.
Bom, indo por datas... A primeira vez rendi em dezembro de 2012, a segunda e terceira em fevereiro de 2013, a quarta em julho de 2013 e a ultima em setembro de 2013.
Imagine se eu fizesse uma postagem pra cada falha minha? Seriam muitas rs, assim que decidi escrever só quando aprovasse.
Sinceramente em síntese o fruto das minhas falhas foi uma mistura de incompetência com uma baita de uma má sorte...
Relembrando, o exame para alunos regulares consiste em meter a mão em um saco que tem 17 bolinhas numeradas de 1 a 17 cada uma , cada bolinha representa um capitulo da guia de química biológica e um assunto da semana (ou das semanas, um assunto pode levar 2 semanas) do ano letivo. Então se saca 3 bolinhas com 3 temas distintos e se pede pra desenvolver algo baseado em uma pergunta. Então tem o fator sorte ai, você pode pegar os 3 primeiros capítulos que são fáceis ou que tenha familiaridade ou algum capítulo realmente complicado do qual você domina muito pouco o assunto.
O 2° Final... No meu segundo final em fevereiro eu sorteei as bolinhas '2 proteínas', '16 balanço hidromineral'  '17 integração e regulação metabólica'. Eu não sabia quase nada de 16 e 17 era a pedreira das pedreiras rs.  
Então um professor chefe de trabalho prático me passou os temas pra desenvolver. 'Estrutura das proteínas e classificação', 'Distribuição de líquidos no organismo' e a última, 'Que mecanismos o organismo usa para transformar metabolicamente açúcar em gordura'.
Eu já sabia que tava com uma bronca danada na folha mas decidi ir além, isso era 9hrs da manhã. Comecei a escrever sobre as proteínas, eu já sabia afinal a pergunta era a mesma do final anterior onde quebrei a cara só não sabia a classificação... mas as 4 estruturas sabia muito bem. A pergunta de balanço hidromineral era a coisa mais simples do mundo mas eu simplesmente não sabia por onde começar e escrevi tudo que me vinha na cabeça. e a última eu sabia mais ou menos comecei fazendo os caminhos... Glicose>Glicólise>Piruvato>Oxidação>Acetil-CoA>β-Oxidação>Ácidos Graxos Livres>Lipólise>Lipídios.
Respondi assim exatamente como está em cima, bem sem vergonha e direto. O certo seria desenvolver cada uma das etapas e especificar direitinho com formulas.. mas ok...
Quando era meio dia mais ou menos terminei de desenvolver tudo nas folhas e chamei o professor. Ele apontou que minha classificação das proteínas estava incorreta, a distribuição de líquidos também não estava do jeito que ele queria e a última era 'aceitável'... Resumindo eu fiquei ali sentado remoendo mais duas horas tentando extrair do meu cérebro informações que eu não sabia... Depois de o professor vir e observar e ver que não estava completo pra aprovar, eu já com fome, com sede, vontade ir no banheiro, cansado, estressado e etc. Sentado ali há 5 horas enfim me resignei e disse a ele. ''-Pode dar meu 2...'' Ele olhou minha prova e respondeu. Olha a estrutura está muito bem respondida mas a classificação você não sabe? Ela é simples. São de 2 tipos. Proteínas simples, que por hidrolise liberam só aminoácidos e Proteínas conjugadas que por hidrolise liberam aminoácidos mais um grupo prostético. (Lipo, metalo ou glicoproteínas por exemplo). Dei um tapa na minha testa pela minha burrice nesse detalhe tosco que me esqueci.
A distribuição de liquidos no organismo é a seguinte. água total no homem 60%, Liq. Intracel 40%, Liq. Intersticial 15%, Plasma 5%. Ele considerou errado só porque eu não distribui o liq. intra e extracelular...
Ele olhou toda minha obra e disse, "-Olha Carlos eu não vou te aprovar mas vou te dar um 3."  Nota 2 é a minima e nota 4 a miníma pra se aprovar representa 60% de acerto. OK né...
O 3° Final...Na semana seguinte tornei a tentar novamente o final de química... Dessa vez as bolinhas foram '1 hidratos de carbono', '9 metabolismo de lípidios' e '13 metabolismo do Heme'. Tirando a primeira as outras duas eu considerava pedreiras rs. Os temas a desenvolver... 'Dissacarídeos de Importância Médica', 'Lipoproteínas Sanguíneas' e 'Catabolismo do Heme'.
Os dissacarídeos era uma pergunta dada de graça, expliquei e desenvolvi bem a lactose, sacarose, maltose. Desenhei as formulas de todas mas um detalhe me custou toda a prova, eu não sabia desenhar as ligações alfa beta e dupla glicosídicas. Esse detalhe me custou a prova inteira. Nas lipoproteínas sanguíneas eu expliquei bem por cima sobre os colesteróis LDL VLDL HDL e quilomícrons. E desenhei cada uma delas com apoB 48 apoB 100 e etc... O Catabolismo do Heme ficou perfeita, eu desenvolvi tim tim por tim tim da corrente sanguínea e baço todas as etapas até o ciclo entero-hepático e eliminação fecal. Na hora de corrigir o professor me reprovou porque eu não sabia desenhar as ligações glicosídicas nas formulas e considerou pobre a resposta referente a Lipoproteínas sanguíneas, nessa mesma hora minha amiga argentina Brenda sentou ao meu lado e explicou todo o ciclo das lipoproteínas como a gordura é digerida e absorvida, como o HDL empresta suas apoproteínas para as outras lipoproteínas retornarem ao figado, enfim tudo tudo ela falou uns 15 minutos direto o professor e eu até ficamos sem ter oque falar. E eu sinceramente não sabia tudo tão detalhado, como o professor queria e a Brenda explicou... Frente a isso tomei outro reprovado...
Em todos os finais reprovados eu respondi corretamente, porem não especificamente como os professores queriam.
O 4° Final... Este final se deu em julho. Pleno inverno uma terça feira gelada de manhã dos mais de 60 alunos que se inscreveram, 14 alunos se apresentaram... Eu estava lá no meio. rs. Dessa vez pelo numero reduzido só estavam as duas professoras líderes, a titular Dra. Gallará e a adjunta que vou tratar pelo seu apelido na universidade a Dra 'Canosa'. (significado em castelhano 'grisalha', por conta dos cabelos brancos, lembram da Canosa? Pois é no meu primeiro final ela me humilhou alias oque é normal ela humilha todos, mas não estou aqui pra julgar ninguém vamos em frente).
E sorteei as bolinhas.. '8 metabolismo de hidratos de carbono', '9 metabolismo de lípidios' e '13 metabolismo do heme'. Depois que sorteei até comentei com a Dra. Gallará minha tremenda má sorte: "-Só metabolismo heim Dra. Que coisa linda". Obviamente bem humorado e irônico da minha má sorte. A Dra. Gallará ficou atenta comigo quando percebeu que era a 4° vez que estava rendendo e que era um aluno regular (situação quando o aluno é tudo ok e aprovou tudo no ano letivo).
A Dra Canosa passou dando os temas... 'Ciclo de krebs', 'β-oxidação' e 'Metabolismo do Heme'. Mal podia acreditar nas pedreiras que iria ter que desenvolver com todos os detalhes huahaha. Então eu chorei na minha desgraça e pedi pra trocar metabolismo do heme por catabolismo do heme que eu sabia. A Dra. Canosa me olhou com desprezo e disse. "-Você acha que eu tenho cara de armazém? Que você entra e pode escolher a mercadoria? NÃO! é oque eu disse. Eu respondi. "-Então sinto muito mas vou reprovar porque não sei nenhuma." Ela me ignorou mas lá na frente ela me disse de longe. "-Se você quiser responder o catabolismo do heme pode fazer, mas se eu corrigir sua prova vou te cobrar o metabolismo". Eu sorri e respondi os dois. Comecei a desenvolver o ciclo de krebs explicando a finalidade dele e desenvolvendo o ciclo sem formulas, só com nomes. Oxalacetato + Acetil Coa por enzima 'citrato desidrogenase' isso mesmo deshidrogenase kkkk cometi o erro de não por sintase já que é uma enzima de junção... e fui embora... Na beta-oxidação eu desenvolvi também sem fórmulas e não me recordei do nome de duas enzimas no processo e o catabolismo de heme desenvolvi perfeitamente. As pessoas iam terminando suas provas e eu via que todos estavam reprovando hahahaha ao ver isso me esmerava ainda mais no meu desenvolvimento afinal já estava cansado de química... E de jeito nenhum queria ter de render novamente e perder semanas estudando me preparando para aquilo. No final eu fora o último e a Dra Gallará estava com os olhos vidrados em mim não sei porque. Eu chamei a Dra Canosa pra corrigir e a Dra Gallará que estava corrigindo a prova do meu amigo argentino. Apontou o dedo pra mim e disse, "Você é meu, pode deixar que eu corrijo" Pelo tom dela eu fiquei com um pouco de medo, mas fui. Nessa a Dra Canosa também queria me pegar pelo meu atrevimento no começo do exame, acabou que as duas juntas corrigiram comigo na mesa central. Eu sentei e comecei a explicar e defender minha prova, e as duas me bombardeando de perguntas orais.  Quantos H+ são liberados na reação? Pra onde eles vão e que finalidade eles possuem? Porque o Acetil CoA é alimentador do ciclo? Etc. E eu respondendo, as vezes pedia tempo pra pensar, respirar e respondia. Então a Dra Gallará me questionou porque eu não tinha desenhado as fórmulas e o nome da primeira enzima estava errado... Eu respondi que não sabia as fórmulas, ela resmungou algo reprovando e passou pra Beta Oxidação... Mais uma vez após umas perguntas ela cobrou as fórmulas, eu tive a iniciativa de responder e explicar a minha maneira, houve rusgas elas queriam formulas e eu queria insistir em explicar da minha maneira sem formulas e continuei teimando. Queria arrancar meu 4 e me livrar da matéria  >.<
Na minha teimosia em defender minha prova e minhas ideias acabei batendo de frente com as duas professoras que batiam na tecla das fórmulas que eu não tinha desenhado e tão pouco sabia de memória...
Então a Gallará começou a questionar, você não estudou da Guia? Lá tá tudo... Indo nessa eu já pescava que as duas queriam me reprovar, então eu decidi comprar a briga e tentar arrancar minha aprovação a qualquer custo. Eu rebati que a Dra. Canosa me disse que no primeiro final que eu deveria estudar do livro indicado da Cátedra o 'Blanco' e não da guia, HAHAHA Eu adorei ver a velha calada sem me humilhar, pela primeira vez na vida ela não tinha me respondido com estupidez e ficou caladinha... Mas ai a Dra.Gallará era outro nível, ela ia falando e eu rebatendo, falando e eu rebatendo, até que uma hora ela disse que Quimíca era igual anatomia, eu teria que memorizar as formulas sim ou sim. E eu rebati que em anatomia, eu vejo uma artéria, eu vejo um músculo, uma veia já na química como é que a professora queria que eu memorizasse uma coisa que não existe, na verdade que eu não vejo? Ao ouvir isso a Dra. Gallara ficou vermelha e perdeu a linha começou a gritar comigo que dava aulas desde 1992 na universidade nacional de córdoba e nacional de la rioja, que era a titular das carreiras de odonto e med e que EU FORA O ALUNO MAIS TEIMOSO QUE ELA JÁ HAVIA VISTO EM TODA SUA CARREIRA. Continuou gritando que eu deveria aprender a química da maneira dela e não da minha maneira, que eu deveria deixar minha insistência e displicência de lado. Então ela foi alem e disse que eu renderia o final 10 vezes e ela me reprovaria 10 vezes e que eu nunca me formaria em medicina. Ao ouvir isso me aterrorizei. Pronto, tinha deixado a professora na bronca e ela ia acabar com a minha raça... Comecei a responder rapidamente, mantendo o tom baixo e calmo, que não queria aquilo que estava disposto a cooperar que de nenhuma maneira queria ofende-la. Ao ouvir minha suplica e ver minha cara de cagão a Dra Gallará. Parou, tomou folego, fechou os olhos, me encarou e disse. É o seguinte, eu corrigi sua prova e eu sei que você sabe das coisas, mas você vai aprender da minha maneira, eu te proponho, na próxima mesa você não vai sacar as bolinhas vai vir e vai responder oque eu vou te mandar fazer, as formulas. Só vou te perguntar os metabolismos, você aceita? Eu aceitei na hora.
Ela pegou meu caderno e anotou.
-Ciclo de Krebs.
-Gliconeogênese.
-Glicólise.
-Glicogenogênese.
-Glicogenólise.
-Enzimas regulatórias de todos citados acima.
-Ciclo da Ureia.
-Reações de Transaminação.
-Ativação de Ácidos Graxos
-Passagem de Acil-CoA pra Membrana interna da Mitocôndria.
-Beta-Oxidação.
E disse "-Quero que na próxima mesa você se apresente sabendo todos esses temas com as fórmulas na ponta da língua. Se você não souber não apareça na minha frente."
A Dra Gallará exigiu que eu soubesse praticamente todo este mapa metabólico da figura porém com fórmulas.
O 5° Final... Em setembro me apresentei novamente, muito nervoso pela pressão de ter que ir sabendo de memória tantas e tantas fórmulas, nomes e enzimas, na noite anterior ao exame eu passei em claro, tentei dormir mas não consegui de nervosismo, sabia que não tinha decorado tudo ainda, todos os símbolos... então passei a noite em claro preenchendo folhas e mais folhas de fórmulas. Me apresentei e a professora me recebeu muito bem humorada. Saquei as bolinhas normalmente a mando da Canosa. Saquei as bolinhas na maior tremedeira e bem taquicárdico, a professora Canosa me pediu pra andar rápido e eu disse pausadamente que estava taquicárdico, ela me olhou e respondeu em tom de deboche. "E eu estou bradicárdica." Tive vontade de xinga-la mas mantive o foco e a ignorei. Me sentei e a profe Gallará passou, pediu meu caderno e a lista dela e me disse os temas... 'Ciclo de Krebs', 'Beta Oxidação' e 'Ciclo da Ureia'. Ao saber os temas senti uma grande calmaria em mim mesmo, me agarrei com Deus e comecei a escrever tudo no maior detalhe, desenvolvi completamente o ciclo de Krebs explicando depois fazendo o enorme ciclo com todas as formulas descriminadas, enzimas, H+, NADs, FAD etc e finalizei fazendo o balanço enérgico, rendimento por mols. Na Beta-Oxidação, antes de desenvolver expliquei por precaução a ativação e passagem do Acil-CoA pra dentro da mitocôndria com formulas e passei pra Beta com fórmulas, por final deixei bem claro como é o balanço energético em tabela. No Ciclo da Ureia eu tive dificuldades mas desenhei as formulas imensas, e expliquei por precaução as reações de transaminação no caminho de fumarato a aspartato e finalizei. Entreguei a prova e fui. Semanas depois a professora Gallará me revelou que eu tinha aprovado, ao questionar ela com grande alegria com qual nota ela disse que com 4. Disse que minha prova e nota eram dignos de 10, mas devido a vantagem que ela me deu ela estava me dando a nota mais baixa e que se quisesse eu podia tentar novamente do 0. Eu aceitei o 4 super feliz. Bioquímica me super atrasou tenho que finalizar outro sem números de matérias...

Finalizei enfim Bioquímica mal posso acreditar... Será que com Biofísica vai ser assim também? Eu já regularizei Física esse ano, será que vou sofrer na prova final também? hahaha. Claro leitor não se assuste, meus amigos aprovaram numa boa e sem ter de fazer fórmulas (vale ressaltar que 95% deles pagaram e fizeram aulas particulares pra matéria e para o exame, e eu até o momento em toda a carreira nunca fiz aula particular, fiz tudo pelos meus próprios métodos e sozinho, vale ressaltar também que minha amiga brasileira a Débora me ajudou muuito com material de aula particular resumido, porque retirar informação fina das mais de 700 páginas com letras miudinhas do livro do Dr. A. Blanco é complicadíssimo.) Aconteceu também que eu fui incompetente de inicio pra o nível da prova, tive má sorte e de quebra bati de frente com as autoridades. Eu aprendi que professor de medicina tem complexo de Deus e tu nunca deves bater de frente com eles. São como crianças, te queimam por bobeiras. Graças a Deus a Dra. R.V. Gallará teve um lampejo de bom senso e me deu uma chance, se fosse com os professores de anatomia acho que não teria a mesma sorte. O lado bom é que ao sofrer pra aprovar eu só acumulei mais e mais conhecimento, se juntasse todo o tempo que gastei estudando exclusiva e exaustivamente bioquímica pra esse exame a escala de tempo não caberia em um mês... Esse final no final me fortaleceu, com certeza vai fazer alguma diferença no médico que está se formando dentro de mim e talvez todo esse sofrimento colabore pra lá na frente eu acertar com mais objetividade um diagnóstico e consequentemente ajudar ou mesmo salvar uma vida.
Como você pode se redimir quando pensa que chegou em um ponto sem volta? Todos cometem erros, eu sou a prova viva, o importante é que nós aprendemos com nossos erros.
A unica forma de avaliar nossas forças é continuar... testando nossos limites.

7 comentários:

  1. Carlos, o texto esta otimo! Excelente, eu leria por horas! A experiencia foi bem dura, mas com certeza de grande aprendizado! A nossa carreira não é fácil! Mais uma vez, te felicito pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aharon. Pô. em um dia mais de 150 acessos só neste post, mais da metade aposto que foram de amigos e conhecidos meus. E todos exceto você preferiram ler e ficar 'nas sombras' sem dar as caras, comentar algo... Os comentários são o melhor feedback, fazem bem pra mim que produzo os textos, seja positivo, seja negativo. Faz eu refletir a respeito baseandome em um outro ponto de vista. De todo o coração lhe agradeço pelo retorno e pela felicitação.
      Um abraço gigaante o/

      Excluir
  2. Carlos... nossa a sua história com a bioquímica é fascinante pelo fato de você não ter desistido e sim foi em frente cada vez mais com força de vontade... pois me motiva a continua a minha jornada

    ResponderExcluir
  3. Motivador o seu texto Carlos, simplesmente encantada. A Bioquímica realmente testa nossas forças, mas como é bom ver o quanto foi agregador para você todo esses impasses com a Bioquímica, e sem dúvidas você será um grande profissional. Parabéns pelo texto, e também agradeço por ter escrito...Rs. Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  4. Cara, estou inspirado com esse blog seu... fantástico... venho lendo desde o início e vejo que a jornada não é fácil... mas bem inspirador, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Inacrediravel.... Feliz por você não ter desistido nunca entendi a insitencia das professoras com relação as foemulas moleculares. É compreensivel saber os procesos más não as fórmulas. Parabens por sua determinação é inspiradora.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir