sábado, 30 de novembro de 2013

Curiosidades do Ano

Vou dividir com vocês algumas curiosidades que descobri esse ano. Acho que serão poucas, desde o inicio do ano quando eu aprendia alguma coisa legal, anotava no caderno ou livro e fazia uma estrelinha escandalosa escrito "Blog" pra identificar também. Esses dias sai a caça dessas estrelinhas no mar de folhas que usei esse ano. Olhei só metade dos livros e cadernos rs ta louco... muita coisa, e eliminei 90% delas, eu anotei tanta coisa, no calor do momento fazia todo o sentido do mundo e era algo como Eureka! Mas agora depois de passado certo tempo, já nem chega perto do nível de espanto, do calor do momento do aprendizado. Bem, esse ano quando tinha tempo livre sempre voltava minhas atenções para o céu, primeiro com muita leitura através das telinhas até terminar horas e horas frente a lente de um telescópio me tornando um astrônomo amador. E como descobri coisas legais acerca do cosmo! Nada que tenha a ver com o 'universo' deste blog. Maas, divido com vocês uma imagem... não precisa ir muito longe no céu pra constatar. Será que você vai se lembrar ao ver as explosões?
As cores nos fogos de artifício são criadas pela presença de certos elementos químicos em sua composição. Essa imagem mostra qual elemento cria qual cor.

-Influenza. A ligação da gripe com as estrelas.

As bases intelectuais da astrologia foram varridas a mais de 300 anos e mesmo assim a astrologia ainda é levada a sério por um montão de indivíduos, há muitas pessoas que usam pingentes de signos e verificam diariamente o horóscopo que dá ao leitor uma mensagem conscientemente tão vaga que pode se aplicar a qualquer um. A astrologia alega satisfazer o nosso desejo de nos sentirmos pessoalmente ligados ao universo.
Mas poucos sabem que nossa linguagem preserva uma consciência astrológica, por exemplo a palavra 'Desastre' ela vem da palavra grega que quer dizer 'estrela má'. Os italianos acreditavam que as doenças eram causadas por influencia das estrelas, essa é a origem da palavra 'Influenza' ou na nossa atual linguagem 'Gripe'.

-Som forte.

Já ouviu um som ensurdecedor e potente? Em altas doses pode até ser prejudicial a nós. Se algum dia você se ver nessa situação, siga a orientação que meu professor (Ariel) de física biomédica deu.
Se receber um som muito forte, tampe os ouvidos com as mãos e abra a boca para igualar a pressão externa gerada pelas ondas sonoras com a interna corporal pelo tubo de Eustáquio. Assim você cuida de si mesmo e preserva seu tímpano.

-Recolher sangue.

Os hormônios também tem ciclo circadiano! A concentração de insulina é alta durante a noite e baixa pela manhã, por isso se recolhe sangue em jejum pela manha pois os valores fisiológicos ficam mais próximos do comum. (Algum dia ainda vou testar isso, sangue de pessoas em jejum pela noite e jejum pela manhã.) Indo nessa onda de ciclo circadiano de hormônios... O cortisol(hormônio do stress) ao inverso da insulina se encontra em maior concentração pela manhã, nessa faixa de horas estamos mais aptos a lidar com situações estressantes que outros períodos do dia! Então se for se submeter a tal situação, já sabe em qual período seu organismo responderá melhor.

-Sabe qual é o povo com menor índice de depressão no mundo?

Nem eu sei mais. Não anotei qual era o nome do país (-_-'') e agora me esqueci. Enfim, sei que era nórdico.
Por que?
Porque eles comem peixe pra caraco. (Sim isso vale pra outros povos que comem muito peixe também como os japoneses). O Omega-3 que é rico na carne de pescados é muito bem falado, faz bem pra um monte de coisas, dentre elas evita a depressão. Isso eu aprendi com a  exposição de um trabalho cientifico interessante do Dr. Carlos Laino, graças a sociedade cientifica da universidade. Então, ele fez varias experiencias com ratinhos depressivos e via a reação deles em 4 grupos. Se estressava os ratinhos com diversas situações e então os jogavam em um recipiente com água, haviam ratinhos que lutavam e lutavam antes de se entregar e outros mais depressivos que se deixavam afogar. Analisando por grupos haviam ratinhos depressivos:
Dr. Laino no Ceniit da Unlar.

1-Sem o efeito de nenhuma droga, plenamente deprês.
2-Medicados com fluoxetina (remédio anti-depressivo).
3-Com alimentação rica em omega-3.
4-Medicados com fluoxetina e com rica alimentação de omega-3.

Depois de muitas experiencias o Dr. Laino viu que os 100% Deprês se deixavam afogar. Os medicados com fluoxetina resistiam por mais tempo fazendo esforço por sobrevivência, os com alimentação rica em omega-3 resistiam mais tempo também porem um pouco menor do que com fluoxetina. E o ultimo grupo com reforço de ambos eram os que mais resistiam e não se deixavam entregar.
Muito curioso e interessante rs. O dr. Laino foi convidado pra expor essa pesquisa nos EUA e rapidinho tratou de patentear o novo medicamento, claro que ele fez a pesquisa bem mais a fundo, foi muito mais especifico com as diversas formas de omega-3, tentou mapear os caminhos e funções dessas diversas formas no cérebro e etc. Eu só escrevi um resumão... Espero que gere bastante recursos pra ele e pra universidade e que hajam novas descobertas assim.

-Dedos Enrugados na água.
Desde pequeno me perguntava porque?
Qualquer um que fique exposto por muito tempo nota que os dedos, principalmente as pontas dos dedos começam a enrugar. Pois é, isso não passa de uma evolução humana. Em diversos lugares do planeta humanos tem que se alimentar de peixes e frutos do mar, mas com a pele lisa, a pesca tende a escorregar da mão, já com essa enrugação, o manuseio de objetos em baixo da água é muito mais eficiente e diminui as chances de seu alimento fugir.

-Histórias Brs e Arg de dois hormônios.

Fiquei surpreso que no dia em que passei assistindo aulas na Usp descobri que a Bradicinina foi descoberta em São Paulo, mais especificamente na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP em 1948 por Mauricio Oscar Rocha e Silva e colaboradores da Usp, a bradicinina foi isolada do veneno da Jararaca extraído no instituto butantan na capital paulista e descoberta por acaso em R.P. em um experimento cientifico.
Pouco tempo depois já de volta a La Rioja em uma aula sobre histologia do coração o Dr. Fretes de histologia nos contou a história do descobrimento do Peptídeo natriurético atrial em Kingston, Ontário, Canadá, pelo médico argentino Adolfo J. de Bold em 1981. Mas por que no Canadá? de Bold se formou na Nacional de Córdoba e ai continuou como professor chefe de trabalhos práticos na Cátedra de Patologia por longos anos, ele tinha uma opinião forte e constantemente batia de frente com outros profissionais oque o fez criar inimigos dentro da universidade até mesmo superiores em cargo. Ao passar dos anos em suas pesquisas, de Bold tentava descobrir porque raios ele via pelo microscópio pequenas vesículas somente nas células atriais de preparados histológicos de ratos e não sabia qual era a função delas. Ele passava horas no hospital universitário tentando descobrir o porque e avançando em suas pesquisas. Ao mesmo tempo já com o passar dos anos ele queria se tornar o professor titular da cátedra e constantemente tomava negativas do conselho superior pelas suas inimizades dentro da faculdade de medicina cordobesa. Até que ele recebeu um convite pra ir para o Canadá, ele ficou dividido mas acabou indo depois das negativas em Córdoba e levou consigo todas as suas pesquisas. Acabou que ele descobriu o ANP lá e foi reconhecido internacionalmente por isso.
Viu oque gera intrigas bobas? Hoje quando ele vem dar palestras em Córdoba é super ovacionado.

3 comentários:

  1. Seu blog é de muito bom gosto, estou com muita vontade de fazer medicina em la rioja, voce poderia fazer um post de como se faz o processo para fazer matricula, e tbm os custos de despesas mensais na cidade e na faculdade! abraço
    meu email é clidenorjunior@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi! No futuro vou fazer um post orientando sobre quem queira vir estudar na Argentina, na verdade já esbocei a postagem mas quero entregar ela 'inteirona'. Estou buscando informações de todos os lados, escutando muitas fontes, espero estar jogando no ar no futuro.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir