segunda-feira, 22 de abril de 2013

Começando o Segundo Ano de Med.

Começando o segundo ano não, já começou faz tempo, a verdade foi que eu fiz um rascunho digital dessa postagem e ia jogando varias ideias soltas nele desde que as aulas começaram, mas achei melhor esperar ter todas as aulas e ver um pouco como ia ser o desenrolar das coisas para soltar esse post no ar como está agora, acabou que as aulas me consumiram e eu fiquei sem tempo pra escrever, mas hoje eu fiz uma forcinha. =p
Vou relatar-lhes  brevemente como foi meu começo de segundo ano... matérias e aulas teóricas e práticas.   A primeira aula do ano, a primeira matéria de cara foi Fisiologia. Uma aula bem cedo, aliás, esse meu segundo ano tenho aula TODOS os dias e BEM CEDO diferente do anterior que eram só alguns dias bem cedo,(eu já me entristeço só de pensar no inverno.) Porém voltando a primeira aula, o responsável pela nossa aula demorou a chegar um bom tempo e o pessoal no Anfiteatro começou com as conversinhas... que evoluíram para aquela tagarelagem ensurdecedora até que então o professor titular da catedra de fisiologia (Dr. Ponce) chegou e já começou sem dó dando uma aula extensa e cheia de conteúdo, duas coisas me chamaram a atenção além daquela magiquinha e gostinho de começar o segundo ano e começar com fisio que era a matéria que eu mais tinha interesse e expectativa. A primeira é que o professor era bem atualizado e frisou muito isso em nós alunos, criar o hábito de ler revistas científicas, sempre buscar o novo, que uma vez formados em pelo menos 4 anos já estaríamos desatualizados e obsoletos, o fato de ele usar imagens de pesquisas cientificas em andamento super atualizadas e conseguir encorporar na sua aula e por ultimo mas não menos importante, ele passar a aula oficialmente para as 9 horas da manhã o/, ele fez uma ótima comparação entre médicos e militares, eu não lembro exatamente as palavras usadas, mas era algo como que... médicos e militares se levantam bem cedo, partem a laborar e em menos de meia hora já terminam suas tarefas. Então geralmente ficam de bobeira depois disso.(Ex. médico.. passam fazem as visitas matutinas e pronto). E usando essa premissa o Dr Ponce jogou a aula para as 9 h, rs.

--

Logo depois pela tarde as segundas já era a vez de outra matéria, Humanismo Médico mais ou menos como história da medicina com um viés bem filosófico. As vezes interessante as vezes entediante, confesso...
As terças é a vez de Inglês Médico, dispenso comentários sobre essa matéria...
E logo em seguida do Inglês é a vez do Prático de Física Biomédica, oque eu posso dizer é que gostei muito, porque tive facilidade em absorver a física graças a boa e exaustiva prática herdada dos meus anos de cursinho do Brasil, pelo menos a teoria eu já tinha um pouco clara na mente e fiquei feliz quando o professor disse que não iriamos nos matar fazendo contas complicadas e o objetivo e obrigação nosso como futuros médicos era entender como funciona alguns mecanismos físicos no organismo e como funcionam algumas máquinas que podemos encontrar em nossos trabalhos no futuro (ex. Tomografia computadorizada, Ressonância Magnética, Aparelho de Raios X, etc.) e não necessariamente ficar fazendo contas e entendendo a parte matemática a fundo em si, isso era papel da Engenharia e não da Medicina. Quando eu ouvi isso fiquei super animado com a matéria, eu adoro a física e não suporto quebrar a cabeça com contas complicadas, gosto de experiencias e entender os fenômenos. ^^
As vezes tenho a sensação de que a Med da UNLaR é uma extensão da Med  da UNC...
Algo que queria frisar é que esse ano praticamente 85% ou mais dos nossos professores não moram em La Rioja, todos vem de Córdoba e a maioria esmagadora da aulas no curso de Med da Nacional de Córdoba. Então como os professores são os mesmos lá e cá o método e o material é o mesmo, acima postei uma foto da minha guia de física e nela tem o nome de outra universidade. lol.
Também vale frisar que nos práticos de Física geralmente tomam provinhas do tema da semana e se ter mais de 4 faltas o aluno está numa enrascada (livre).
Em seguida ao Prático de Física temos uma terça sim e uma não a aula teórica de Histologia Embriologia e Genética.
As quartas é o dia mais leve em carga horaria porque não fico dois períodos na universidade mas a pressão psicológica pra estudar atinge um dos ápices da semana pelas avaliações semanais e o tema vasto dado. Se trata do prático de Fisiologia que é das 10h as 13h em geral. Nele eu tenho aula com duas ótimas doutoras que eu particularmente gosto muito, uma é a Dra Temper, ela consegue ser delicada e ao mesmo tempo ter estilo e impor temor, é uma professora unica. E a outra é a Dra Sua a médica argentina mais bela que eu já vi na minha vida hahaha. Como pode? Uma professora tão bonita, alta, morena de olhos claros e um estilo meio rockeiro totalmente diferente alem de saber muito!
A Dra Temper geralmente tem uma abordagem diferente nos práticos, a aula é mais ou menos invertida, ela separa a sala de estudantes em grupos e manda os alunos lá pra frente, pra lousa pra explicar, ou seja ela senta atrás e pede pra uma 'equipe' explicar o conteúdo pra sala, enquanto ela te bombardeia de perguntas sobre o tema, se você não sabe passa vergonha na frente de todos, mas ela te conforta.. ela diz que ali é a hora de errar mas não na prova ou lá na frente como médico. Quando ninguém sabe ou um aluno explica mal ai ela entra em cena vai a lousa e explica, são totalmente diferentes os práticos de Fisio, realmente muito bons.
Pelas quintas temos bem cedo aula de Saúde Pública II que é bem interativa, os dois docentes um (o titular da catedra) já é aposentado e a outra profe. tem mais de 25 anos de experiência, eu não entendo talvez pela vasta experiência, eles sabem demais e sabem envolver todos no anfiteatro, a aula é dinâmica e flui bem, eles sempre estão juntos, e agem em sincronia, quando um se cansa imediatamente o outro assume, ou ficam fazendo piadinhas um do outro que tem a ver com o tema e deixam a aula bem interativa.
Em seguida no mesmo dia vem o prático de Histologia, Embriologia e Genética sempre no fim com avaliação do tema semanal e com pressão psicológica de estudar-lo e aprova-lo haha.
As Sextas super cedo vem o teórico de Física Biomédica, e em seguida uma sexta sim uma sexta não o teórico de Histo, Embrio e Genética (compensando quando não há o de terça).
Como vemos Epitélios na Teoria...

Pela tarde temos o prático de microscopia no hospital da universidade e é realmente bacana mas minha impressão inicial foi de decepção porque eu pensava que iria ver células como elas me foram apresentadas desde a 'escolinha', com cada organela no seu lugar bem bonitinha mas tudo que vejo são um monte de pontinhos desordenados e muitas vezes difíceis de decifrar. Aqui eu coloco pra vocês terem uma ideia de como as coisas são bem distintas na histologia vista sob o livro e vista sobre a lente do microscópio óptico.

Como vemos Epitélios na Prática...
A. Epitélio cilíndrico simples
B. Epitélio cilíndrico simples com células caliciformes
C. Epitélio cilíndrico pseudoestrátificado ciliado
D. Epitélio plano estrátificado não queratinizado (?)
E. Epitélio transicional o urotélio
F. Epitélio plano estratificado(?) queratinizado

Indicação de onde se localizam estes tipos de epitélio..


A algumas porções dos tubos renais
B. Intestino delgado
C. vias aéreas
D. Esôfago (?)
E. vias urinarias (bexiga parte da uretra)
F. pele
Estou por corrigir isso, se você manja e quiser me apontar um erro vou ficar grato!

Outra coisa que é "super natural" nas aulas é o mate argentino. As aulas são em média longas, então é grande a quantidade de alunos que levam sua erva, garrafa térmica, cuia e bomba, eu acho bom isso, geralmente os Argentinos compartilham o mate com todos os amigos, cada um bebe e é até socializador além do Mate ser estimulante... te deixa mais disposto, os professores nem ligam e outros até apoiam. Há também os que dão a aula bebendo hahaha só na Argentina isso.
Mate, companheiro Universitário e Socializador
No balanço até aqui, esse segundo ano tem a pressão forte por estudar as três matérias 'carro chefe' que são Física Biomédica, Fisiologia e Histo, Embrio e Genética, todas em geral com avaliação do tema semanal e obrigação de aprovação, caso reprovar 4 vezes(semanas) a coisa fica feia... é legal que elas andam de mãos dadas, por exemplo ao ver como funcionavam as membranas em fisiologia ao mesmo tempo entendiamos o pulso elétrico nas mesmas em Física e a formação celular em Histo. Também tenho tido a sensação até o momento de vida social diminuída pelo longo período diário na universidade e pela pressão e tempo gasto estudando forte até quinta  pelas provinhas, depois de quinta é quando sinto um certo alívio pra segunda recomeçar a correria novamente, nesse ínterim entre sexta e domingo é a hora de correr atrás das outras matérias, resolver trabalhos de Saúde Pública e Humanismo Médico e dar uma lida se possível pra adiantar o tema da semana seguinte...
Mas quem disse que é chato? É uma maravilha, é muita informação mas eu me sinto feliz (e cansado). xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário