quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A Primeira Prova Final : Bioquímica.

Oei =)
Nesse post vou relatar como foi minha primeira prova final da Unlar, mas seguindo a linha de raciocínio que criei no inicio do post anterior... Espera, muda tudo, sim foi exatamente oque eu fiz, eu repensei tudo e mudei de ideia, de repente eu me peguei pensando, pra que sair atropelando tudo? Fazer tudo correndo se eu já estou garantido no segundo ano, com tão pouco tempo vou acabar por não conseguir tirar boas notas nos finais, assim  que eu decidi ao invés de matar as provas finais todas de uma vez, matar elas uma por uma e usar o tempo ao meu favor.
E assim foi, eu voltei minhas atenções para o exame de Espanhol dando mais enfoque nas minhas fraquezas, em busca de uma redação perfeita e leitura atenta junto a prática com gramática.
 Me deliciava vendo filmes clássicos que amo como Star Wars e Coração Valente em Espanhol com legenda espanhola, as poucas palavras que não compreendia eu pausava ia no dicionário e verificava e também ficava sempre atento com os tempos verbais e acentuações... No fim tudo deu certo e eu aprovei com uma nota muito boa no exame. Já tinha acesso aos finais enfim!
Star Wars em Espanhol é muito diferente rs
Vale lembrar que foram fundamentais as aulas que a própria Unlar nos deu fornecendo professores e material, não foi de graça esse curso intensivo de espanhol mas foi bem esclarecedor. Os professores nos deram todo o suporte e no fim depois da aprovação foi um alívio! Por fim depois de um ano de cobrança desse exame e o caso de barrarem nos finais no caso de não aprovar... um peso a menos sem falar no aprendizado! =)
Desse ponto eu decidi primeiro finalizar Química Biológica, 'me livro desta primeiro e me dedico a anatomia nas férias', essa era a ideia né, mas as coisas as vezes não saem como planejamos. Eu gastei dias estudando Bioquímica, fazendo resumos condensando todo o conteúdo anual lendo e revendo tudo. Comecei mais leve e a cada dia ia mais longe, mais intenso nos estudos. Até os últimos dias que eram todos só de Bioquímica com o tempo percebi que não iria dar conta de estudar todos os capítulos do livro que seguimos o 'Blanco', no ritmo que ia, era muita coisa. Acabou que eu estava mais entendido dos primeiros capítulos que dos últimos me embaralhei no meio dos metabolismos e segui adiante até o fim porem não me sentia satisfeito, não me sentia seguro.
Madonna foi minha companheira diária de estudos nessa fase.
Foi a primeira vez no curso que me senti inseguro, eu sabia que as professoras eram bem rígidas e eu mal sabia de cor todas as fórmulas que deveria saber, era como uma coisa que não me descia, na minha cabeça eu considerava muita coisa inútil e tive dificuldade com o meu aprendizado com essa matéria.
Oque eu pensava e ainda penso é bem oque esta escrito neste artigo 5 Conselhos para Estudantes de Medicina, no segundo tópico está escrito assim. "O Ciclo de Krebs você pode até decorar, pois esquecer-se dele não fará diferença alguma na sua vida futura, então relaxe." É um ciclo vital mas ao mesmo tempo inútil... É difícil e me esforcei muito pra decorar esse ciclo e o Ciclo da Ureia. Acho que nas férias eu vou desenhar todas as formulas bem grandes em papeis e vou colar elas próximas a minha cama no Brasil pra todos os dias quando me deitar e levantar junto com as rezas cristãs eu repetir as formulas e visualizar elas também até que elas fiquem pregadas na minha memória.
 Enfim chegou o dia da prova e eu não me sentia de todo preparado mas eu fui. No anfiteatro que iriam nos tomar também estavam tomando de alunos do terceiro ano de med a prova final de Bacteriologia. Então devido a isso a nossa professora chefe de catedra não pode tomar avaliação oral e mudou o exame pra escrito a desenvolver. Até ai tudo bem, seguia como antes. Chegou minha vez eu entrei naquele anfiteatro infestado de estudantes de medicina todos em silencio com seus jalecos... cabeças baixas a escrever nas suas provas... desci e fui até a mesa... O final de Bioquímica funciona da seguinte forma para alunos regulares, existe uma bolsa e dentro dela bolas numeradas que representam cada um dos capítulos da Guia de Bioquímica Médica que seguimos durante todo o ano, os alunos em condição de regulares sorteiam 3 bolinhas como um bingo e tem que responder perguntas referentes aos números nessas bolinhas. Ok... Eu fui  até a mesa onde estavam as professoras assinei os papeis e sorteei as bolinhas, a primeira foi a número 7, depois 13, quando peguei essa 13 pensei "ih.. isso é coisa de metabolismo, vou me ferrar" olhei a bolsa e la de cima vi a bolinha número 2... Eu fui Pícaro fechei os olhos e levei minhas mãos 'conscientemente' na direção daquela bolinha, (Talvez no futuro se algum paciente meu ler isso não vai mais ter confiança em mim mas esse é um risco que vou correr sobretudo eu sou sempre sincero e carudo de escrever isso) nos primeiros 7 capítulos eu sabia que iria me garantir, eu pensava que o dois seria sobre Glicose e eu sabia tudo até a formula da Glicose mas me enganei... Peguei os Temas 2- Proteínas, 7- Digestão e Absorção e 13- Vitaminas. A professora me indicou um lugar, pra sentar e um médico que eu nunca havia visto até então iria me ditar as perguntas. Eu fui lá e sentei, aquele jovem Dr. me recebeu e eu me cagando porque não me sentia seguro pra essa prova... Já chorei "-Dr... por favor seja bonzinho com essas perguntas" >.< dai ele olhou o papel e disse a primeira, - "Quero que você escreva sobre as Estruturas de proteínas, 1°ria,2°..3°..4°.. de Digestão escreva sobre a Bile..." Ele parou olhou pra mim e disse -"Tudo bem Bile?" Eu afirmei que sim. E por fim ele pediu pra mim Escrever sobre a Vitamina D. E comecei a fazer a prova. Enquanto ia fazendo eu ia me lembrando dos momentos em casa em que estudava sobre o assunto, aquela sensação boa que temos numa prova quando escrevemos sobre algo que realmente estudamos, dei características de cada estrutura de proteínas, ao responder a 2° estrutura desenhei a hélice alfa e folha beta mencionando até comparei a hélice alfa com a estrutura do DNA, pra cada tipo de estrutura mencionei uma proteína exemplo... e desenhei na 4° estrutura a forma da hemoglobina. Foi mais de meia folha... Passei pra Bile, Escrevi que era um liquido de cor parda, composto de ácidos biliares e colesterol, função, armazenamento e o papel crucial na digestão de lipídios. Passando pra vitamina D Já escrevi Colecalciferol (Errei colecalciferol é a vitamina D3) falei da importância, o quanto o corpo necessita de exposição diária que era produzida nos melanócitos (Errei é na pele humana e não especificamente nos melanócitos) Falei do Raquitismo dei um breve resumo e terminei mencionando todas as vitaminas Lipossolúveis A, D, E e K. E seus respectivos nomes.
Eu sai do Anfiteatro bem confiante, o resultado só sairia ás 18h e ainda eram 11h, voltei pra casa meio que relaxado, já podia esquecer todas as enzimas do Ciclo De Krebs e da Ureia rs. Doce Ilusão...
Voltei 18h pra saber o resultado e depois de uma breve espera recebi minha nota. 2... 2!? Fiquei horas em pé na porta do anfiteatro esperando pelas professoras pra saber o porque do meu 2. Pacientemente aguardei no calor que fazia. Essa época do ano só escurece pelas 21hrs... 22hrs no Brasil... E faz muito calor em La Rioja. Eu queria saber aonde eu tinha errado, porque até então estava confiante, em nenhum momento duvidei do critério das professoras... mas queria saber aonde tinha errado. Depois de esperar a professora me recebeu pessoalmente e eu vi a minha prova ao lado dela. Não entendi nada a correção, havia uns círculos e dizia que a primeira questão estava incompleta, Na 2° não havia nada e na 3° 2 círculos em 2 palavras, 'Colecalciferol' e 'Raquitismo' A professora leu a prova junto comigo... Ela disse -"na primeira estrutura você citou características, eu não quero saber características quero a função e a formula, que ligações a mantem?" E eu respondi pra ela, E ela -"disse você deveria ter escrito isso" Na Segunda ela achou pecaminoso eu comparar a molécula de DNA com a Hélice Alfa e disse não tem nada a ver Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Na Terceira e Quarta estruturas ela me nomeou todos os tipos de forças e mais uma vez disse que não queria características.. Por isso considerou incompleta. Passamos para a 2° que não tinha nenhuma correção ela leu atentamente e disse, "-Isso aqui... qualquer velhote que eu encontrar na esquina sabe" HAHAHA Nessa hora eu me senti um nada! Ela me cobrou que queria que eu detalhasse como era a síntese dos ácidos biliares e nomeasse cada enzima que participava na digestão de lípidos... Passamos a 3° Ela disse que estava errado o colecalciferol e não produzia coisa nenhuma nos melanócitos, Leu tudo e disse -"Isso aqui qualquer menino do Colegial sabe, é senso comum, eu quero fórmulas! Quero saber onde é sintetizado e degradado tudo em todos os órgãos... quero uma prova de um estudante de medicina... Eu respondi "-A senhora gostaria que eu fosse mais profundo e não tão superficial nas minhas respostas?" Ela disse não bateu a mão nas minhas costas e disse. -"Volta pra casa e vai estudar".
Ai pronto... eu já sabia os meus erros, me sentia um merda... Agradeci ela educadamente e me retirei =$
Vitamina D - Fórmulas que a professora queria na prova.
Eu sai um pouco triste sim, mas pelo menos sabendo onde errei, agora é levar uns kilos de livros a mais pro Brasil e passar as férias na companhia da bioquímica junto da Anatomia. Dar a volta por cima no retorno, pelo menos aprovei nos parciais e estou garantido no segundo ano, fico devendo os finais... há finais... rs Acho que foi importante ouvir tais palavras dessa professora pra minha formação, tenho tempo de sobra agora para estudar a fundo Bioquímica... bem isso ai. Seguindo em frente!
Abraços a todos!

Um comentário: