terça-feira, 19 de janeiro de 2016

E$tatísticas de 2015

Caraco... repassando 2014 foi o ano das vacas gordas e 2015 foi o ano mais apertado que já tive, dá até nostalgia de lembrar do ano da copa do mundo no br...
Acho que foi tudo um turbilhão... parando pra refletir tive a sensação que foi o boom e o ápice de uma economia (brasileira) que estava cambaleando e se apoiando no consumismo (sobretudo) das classes emergentes mas isso durou poucos anos, some se a isso o tremendo evento da copa e ano eleitoral de presidência onde tudo foi maquiado pra parecer que tava ok. Veio 2015 E caiu como uma bomba, foi um ano difícil, vi muita gente que estuda na Argentina não aguentar e ir embora, e isso sempre repito pra quem sonha em vir pra cá... TENHA UMA BASE FINANCEIRA SÓLIDA. Pois quando a crise bater a porta todo seu trabalho pode desmoronar se não tens uma base legal...
Uma porrada de gente abandonou, outros migraram pra cidades que oferecessem vantagens econômicas em busca de alivio nos gastos (leia-se escapar de grandes centros argentinos onde o custo de vida é maior), pude perceber que La Rioja recebeu um aporte significativo de estudantes estrangeiros oriundos de faculdades e universidades de Buenos Aires e Rosário. E vi muita gente migrar para outro país para estudar medicina, o Paraguay...
Enfim Estatísticas...
Meu gasto bruto no ano de 2015 foi US$4223 e 91 cents.

.
O porque da depressão de novembro foi que minha mãe teve uma recaída tão grande no serviço que eu me cobri e queimei a pequena reserva que tinha economizado pra fazer um mochilão em janeiro de 2016 =,(
Foi um duplo pesadelo porque 2015 foi ano de eleição presidencial na Argentina e a presidente fez igual, maquiou toda a economia, torrou a reserva de dólares pra manter o peso valorizado e quem era brasileiro que se mantem com recursos vindos do Brasil e vivia aqui se viu acuado, pela crise de lá e pela valorização da moeda local neste país surenho.
Abaixo fiz um quadro comparativo de gastos entre 2014 e 2015, chega ser escandaloso, a politica do novo ministro da fazenda de desvalorizar o dólar frente ao real e corte em todos os gastos do governo doeu, oque mais me revolta é que os banqueiros seguem lucrando, mesmo na crise, ministro banqueiro... mas isso não tem nada a ver, foco no post.

Miscelânea

2015 foi um ano cálido e úmido, sigo crendo que La Rioja está se tropicalizando, é claro comparado com outras cidades que conheço o clima é claramente seco, porem comparado com outros anos foi um ano abundante em chuvas, será por el niño? Meu amigo me disse que nevou nas montanhas em julho mas eu não estava presente na cidade só reportei oque senti e medi quando estava aqui, nos picos de frio e calor (julho e janeiro) eu não fiquei na cidade.
Sobre chuva foi complicado eu comecei medindo a pluviometria em fevereiro mas os dados eram inconstantes e duvidosos não achei nenhuma fonte fidedigna e não fazem medições nem no aeroporto da cidade, uma vergonha!

Mate e chá em excesso dá como consequência amarelamento nos dentes, senti nos meus isso.
Até a próxima!

10 comentários:

  1. Olá tudo bem?? Achei muito interessante seu blog e muito bem organizado, parabens!!
    Eu moro com meu esposo em Buenos Aires e ele faz medicina na Hector Barceló, gostaria que se fosse possivel voce me ajudasse com uma duvida: o custo d vida parece ser menor que Buenos Aires, moradia é muito dificil conseguir?? No caso eu e meu esposo nos temos a maioria dos moveis!!
    Obrigado desde já!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maristela, o custo de vida é um pouco menor, no norte da argentina a ralidade e diferente da pampa humeda que é industrializada e tem outro padrão de vida. Aqui geograficamente não seria nooorte norte, mas a cultura do povo é norteña oque torna o custo menor, diferente da patagonia, da pampa e da mesopotamia.
    ALuguel... vivem me perguntando isso, e minha resposta sempre é DEPENDE!!!! do quanto você estiver disposta a pagar, quem tem dinheiro acha aluguel em qualquer lugar, dificil e achar a harmonia, de bom preço, excluir imobiliaria, fiador, garantes.
    Isso depende como escrevi no post 'Recado a quem quer vir~' De sorte, dinheiro na mão, contatos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é seu ultimo ano ? Você ja reprovou?

      Excluir
    2. Oi Jéssica.
      Na melhor das hipoteses me faltam dois anos para me formar (2018-19)
      Eu fiquei livre em clinica médica materia que me barrou o curso pleno do quinto ano de medicina. Estou ai 4-5 anos.
      As estatisticas desse ano eu coletei até o comeco de novembro quando meu notebook morreu sepultando todas as planilhas e arquivos no HD. Nao sei oque farei por enquanto.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Carlos como funciona essa história de aluno regular e não regular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluno regular é aquele que cursa uma matéria da carreira e a aprova, igual no brasil, uma vez aprovado ele tem a condição de regular e o prazo de dois anos para finalizar a matéria, ao expirar ele fica livre e tem que recursar novamente pra ganhar a condição de regularidade.
      Aluno não regular é o aluno livre, é o aluno que optou por não estudar certa matéria ou não teve capacidade de aprovar a cursada de uma matéria, o exame final na condição do aluno livre(caso ele queira se submeter nesta condição) é substancialmente mais pesado e rigoroso que para o regular.

      Se tua dúvida persistir vai no post de recado para quem pensa em vir estudar na arg, e vai nos blogs que eu indico o do Cristian que ele explica bem como funciona a universidade e suas regras do sist de ensino.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir