quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Estatísticas, Quanto Custou Estudar em La Rioja no ano de 2014

Olá, primeiro quero pedir desculpas pela longa ausência, o blog meio que morreu pra mim, porque eu parei de escrever sobre as coisas da universidade decidi esperar acabar as matérias pra dar uma versão mais lucida das coisas por ter presenciado tudo e acabou que ao finalizar já veio as provas e tudo isso me consumiu não tive tempo pra nada e agora nem lembro as coisas direito, me arrependo, ano que vem, tendo tempo vou escrever as coisas como me vierem como está sendo o momento igual escrevia antes, é até mais legal rs.
Então nesse post lhes trago todas as estatísticas que coletei nesse ano de 2014 somente em La Rioja, uma vez que me encontro na cidade de São Paulo [<o>] e nesses últimos seis dias não vou voltar pra Argentina considero que já fechou o ciclo.
Imagino que a estatística econômica pode ser a de maior interesse principalmente pra maioria dos leitores deste blog que são os que estão cheios de dúvida sobre cursar medicina e etc. Para os que já estudam é legal pra fazer um comparativo, bom vamos aos dados!
O gasto total bruto de tudo que consumi neste ano convertido em dinheiro foi o valor de US$6914 dólares e 15 centavos.
Peraí números são legais de serem vistos em uma tabela, é mais organizado e esclarecedor... vou montar uma...

Escolhi montar em dólares, afinal considero o dólar a moeda que rege o mundo e assim sendo a mais difundida internacionalmente. É a melhor pra depois comparar com outros países.
Obviamente a fonte do dinheiro era brasileira e em reais e eu me manejava em pesos argentinos.
Se somar todos os meses o valor será de USD 5880,69, esse foi o valor que consumi em um ano. E oque poderia se dizer o custo de vida. Com a universidade foi zero o gasto, fora alguns materiais pra meu uso pessoal que incluo no custo de vida. No caso se somam USD 300 pelo gasto de viagens de ônibus que fiz pra vir pra argentina e pra retornar pro Brasil e mais USD700 que recebi por fora mas não tiveram que ver com o custo de vida, foram pra comprar uma motocicleta. Ademas de isso eu no começo do ano criei todo tipo de estatística mas é dificílimo você levar uma estatística especifica adiante, por exemplo, controlar todos os tickets de mercado, eu compro muita coisa aos poucos era uma bagunça, sem falar os locais onde não entregavam tickets, com poucos meses já perdi a conta, a mesma coisa com carne por exemplo,eu chegava no açougue e já pedia por exemplo, me vê ai 100 pesos de paleta, comecei anotando o peso da carne, com o tempo me embaralhei e abandonei essa estatística, no fim as estatísticas que se desenvolveram foram as seguintes.

Sobre o tempo eu considerei me baseando na temperatura máxima, se no dia fez uma temperatura máxima de 17°C por exemplo oque pra uns pode ser considerado frio e houveram abundantes dias assim... no meu julgamento eu considero fresco portanto foi pra variável 'normal', o mesmo quem mora em La Rioja pode chegar a conclusão que houveram mais dias de 40°C porem nas minhas medições só houveram esses 7 dias, claro houveram abundantes dias de 37, 38 e até 39°C graus, pois eu não arredondei nenhuma temperatura, só considerei os dias que foram exatamente acima de 40°C o mesmo com os de temperatura negativa que nunca fez temperatura negativa que não fora nos períodos do amanhecer e madrugada mas eu considerava os picos comprovadamente extremos de temperatura seja no calor seja no frio.
Sobre as bebidas o suco era suco mesmo, pelo menos néctar, claro que não contei suco artificial de saquinho, né. Não levei em conta na variável os poucos dias que estive por outras cidades da argentina ou momentos em que estava na casa dos outros consumindo bebidas.
Voltando na primeira estatística sobre dinheiro deixo um link interessante pra vocês lerem aqui.
Caso o link seja retirado do ar vos explico resumidamente do que se trata, se basa em um estudo feito pelo banco HSBC prevendo os gastos médios que um estudante teria estudando em determinados países e claro pra comparar tudo eles empregaram o uso do dólar pra facilitar as coisas.
Vos deixo a imagem que é bem interessante, recordando que os valores foram estimados no ano de 2013!
Clique para ampliar, caso seja necessário
É interessante ver a Alemanha lá embaixo, em La Rioja tenho um amigo argentino cujo sua mãe é médica e alemã, ele viveu lá em Dusseldorf por 10 anos e fez o ensino fundamental e médio lá, e me confirmou que na sua experiencia de vida viver na Alemanha de fato é barato, que a alimentação se você souber comprar as coisas sai barata, lembro que me impressionei quando ele disse que o litro de leite por exemplo custava $0,20 centavos de euro, que o transporte era muito eficiente e barato etc. Mas ele criticava a Alemanha pelo frio, tanto do clima quanto das pessoas em seu temperamento e que preferia mil vezes a Argentina por isso decidiu voltar e viver aqui na America do Sul.
Então é isso baseando-se em meus gastos viver na Argentina em 2014 foi algo semelhante a viver na Espanha segundo esse estudo.
Eu gostei bastante de controlar cada centavo que recebo e de até fazer investimentos e controlar bem o dinheiro, de anotar as coisas e do resultado, o processo é algo engorroso mas o resultado é bom, da pra refletir bastante. Espero que não generalizem, esse é meu gasto pessoal! Uns podem consumir bem mais e outros muito menos. Também espero lhes seja útil!

11 comentários:

  1. Olá Carlos, tranquilo? Sou estudante de medicina no Brasil e me encontro no 7º semestre de curso em faculdade privada, porem, por problemas econômicos, estou receoso se irei terminar mesmo o curso aqui no nosso país. Por isso, gostaria de saber sua opinião se, na Barceló (LR) é possível aproveitar o que estudei aqui. Pq comento a Privada na ARG?!?! Porque, pelo que li neste seu blog (muito bem feito, por sinal), vejo que as faculdades daí são bem complexas!!!! Obrigado, Carlos. Feliz natal e um 2015 com muitas vitórias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi é provável que consigas na Barceló mas tem que entrar em contato com eles, já ouvi falar histórias de transferências pra lá, mas só no boato mesmo. Isso é o máximo que posso lhe contar. Já a unlar não aceita transferência de lugar nenhum, só começando do zero. Ai tem se que convencer professor por professor e assim tentando eliminar matérias comprovando pra cada chefe de catedra, algo desgastante e que não te assegura em nada.
      E você já deve estar na metade da cursada imagino... Espero que dê tudo certo, quanto a unlar eu posso lhe dizer as coisas, eu vou e pergunto, já a barceló é complicado porque não estudo lá.
      Muitas vitórias pra ti também muito obrigado pelo elogio

      Excluir
  2. Boa tarde!! Eu tenho enorme vontade de estudar Medicina na Barceló ainda este ano. Porém estou preocupada pois preciso trabalhar (Bradesco), e nao sei se a faculdade conseguirá me adaptar aos horários... O que você sabe ou acha sobre isso??
    Feliz Natal e sucesso em 2015!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei lhe afirmar coisas sobre a barceló Isabelle, mas trabalhar e estudar medicina é algo complicado viu, no começo até dá mas chega um ponto que fica difícil, principalmente época de provas, acho dificílimo conciliar os dois.
      Amigos que conheço que trabalham nunca tem emprego fixo, trabalham de quando em quando, de madrugada e em épocas comuns, em época de provas pedem demissão, existem outros que repetem por causa do trabalho gerando um prejuízo enorme, mas enfim cada um é cada um, jamais devemos subestimar a capacidade humana.
      Então é isso sobre Barceló não posso lhe afirmar nada não estudo lá e não tenho contato.

      Excluir
  3. Olá, há um tempo venho pensando em fazer medicina na Argentina e busco informações em relação a isto; Entretanto, gostaria de esclarecer uma de minhas várias dúvidas; Qual é a maneira mais viável de ir estudar aí? Com uma agência ou tentar resolver os trâmites legais por si só?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, tudo depende...
      Pensando aqui me chama a atenção dois fatores que podem pesar muito na sua decisão.
      Quanto o assessor vai te cobrar e qual é a distancia que uma pessoa vive de La Rioja ou mesmo da Argentina.
      Vamos fazer uma simulação... uma pessoa tem que decidir entre pagar 2mil reais de assessoria ou fazer as coisas por si só.
      Pagando dois mil ela teria que desembolsar aprox 500 reais pra se deslocar do sudeste até la Rioja, aqui chegando não teria maiores problemas com um teto, com a documentação em geral e consideramos que deu isso 2500 reais pra vir ter os docs e se inscrever.
      Já ela vindo sozinha consideramos uns 800 reais pra ela vir, e ter a volta na manga caso precise (essa pessoa é precavida). Essa pessoa pode gastar uns 800 reais com inscrição e documentação, e muita paciência pra saber bem as coisas pegar os dados e lidar com algo de burocracia, mais uns 300 reais pra gastar com hotel e comida simples até se ajeitar, então fica uns 1900 reais pra ela vir por conta sem saber de nada.
      Então vir sozinho se a pessoa for esperta sai mais barato, se ela for inteligente, independente e informada pode reduzir substancialmente os gastos vindo sozinha.
      Se eu pudesse eu viria sozinho e resolveria tudo sozinho, no meu caso em especial, eu era um estudante jovem e dependente, na barra dos meus pais eles optaram pela comodidade de pagar assessoria, mas se fosse eu sozinho e metido a aventureiro com certeza viria só. Porem eu era completamente dependente... Enfim é algo pra se pensar. Eu não paro de repetir pra todos que me perguntam, venha você mesmo primeiro e veja a cidade com seus olhos, conheça a universidade, essa coisa de você ficar vendo pela tela do computador outro lugar é complicada... mas nem todos tem dinheiro pra fazer oque querem...
      Espero ter lhe ajudado.

      Excluir
  4. E ai Carlos, moro em Rosário e estou querendo ir morar ai, vi suas contas em Dólares, mas queria saber quanto estava o Dólar nessa época, pra mim multiplicar e ver quanto dá em ..pois me compliquei nas contas, e uma perguntas básicaas..vai desculpando ai..lá vai: mais barato viver ai do que Rosário? (AAluguel aqui em um lugar ruim 4300 pesos)
    estou querendo fazer Barcelos, eu e minha esposa (sei q não sabe muita coisa sobre Barcelo, como vi na suas resposta), me informei e falaram q era 2mil pesos..
    Sem certeza...
    Vamos lá. .ssendo assim: eu e ela da 4mil pesos
    com mais 6mil pesos da pra mim arrumar um aluguel e pagar minhas despesas ai?
    ObrObrigado. .eEsta de parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, você tem email? me manda uma mensagem no meu email carlosunlar@gmail.com ou me passa seu email que eu te enviou o arquivo em excel que usei pra ir guardando os dados la eu deixei arquivadas as cotações de todos os dias que troquei em 2014 nas três moedas ficar escrevendo aqui seria cansativo...
      Quanto a você e sua mulher tudo depende do padrão de vida que vocês são acostumados a ter, se vocês viverem em uma casa com 1 quarto, cozinha e banheiro como eu em um complexo onde existem vários deptos de estudantes ai gastaram em media 2200 pesos de aluguel em média, isso procurando com calma e não sendo na região central... Agora se quiserem uma casa pra valer será na casa dos 4mil pesos. Te digo isso sem saber muito bem, estimando por amigos... Com a moeda brasileira em franca desvalorização desde o começo do ano está complicado pra todos nós brasileiros. O futuro cambial ainda é incerto ao meu ver pra te dar uma opinião sólida.

      Excluir
  5. Ola, tudo certo?
    Então...Final do ano que vem, minha amiga vai para a Arg para cursar medicina, e eu quero fazer Comercio Exterior. Existe esse curso gratuito também? E onde posso encontrar uma Republica ou um lugar para dividir moradia com outras pessoas?

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir