segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Sistema de Saúde Argentino

Me tocou fazer um trabalho sobre sistemas de saúde no mundo, oque é um tema que tem diferentes faces em distintos países, então decidi esquadrinhar e dar um 'pantallazo' de como é o sistema de saúde da Argentina pra quem não o sabe.
A autoridade máxima em saúde parte do 'ministerio de salud' que é similar ao brasileiro em organização e funções.
O sistema de saúde deste país surenho é dividido em 3 subsistemas.

  • Público
  • Obras Sociais
  • Privado

Dentro do padrão global é considerado um sistema de saúde misto em que se destacam os subsistemas...
Público proporciona serviços de forma gratuita e quem banca é o estado com a arrecadação dos impostos.
Obras Sociais - É conformado por instituições que cobrem os gastos com saúde. São entidades que tem o dever de organizar a prestação de atenção médica aos trabalhadores. Assim se o trabalhador adoecer ele e sua família podem ter acesso à atenção médica. Seriam algo similar aos seguros médicos nos Estados Unidos.
A obra social pode cobrir também ajuda de saúde a pessoas, financiamento de pesquisas e fomento a arte e cultura.
O valor funciona da seguinte maneira, está automaticamente descontado da folha salarial de quem trabalha no país e também o empregador paga uma quantia por cada empregado.(Exemplos de obras sociais vigentes. Osecac - obra social de los empleados de comercio y actividades civiles, Osde Obra social de los executivos, Iose Instituto obra social del ejercito,)
Privado - Agrupamento de empresas de medicina pré-paga, Clínicas, sanatórios (sanatório e como se nomeia hospital privado na Argentina), consultórios, enfim um amplo grupo com um objetivo - Ganhar Dinheiro.
Pra entender o contexto atual é necessário recorrer a história... Então vamos resumir e fazer uma conclusão. ok?
Evolução Histórica do Sistema de Saúde.
1. Modelo de Descentralização Anárquico.
Primórdios-1950. Sobretudo na primeira metade do século XX. O sistema sanitário argentino era conformado por uma diversa e ampla quantidade de instituições que tinham um comportamento reativo frente a necessidades especificas, operavam a demandas pontuais e de curto prazo. A função do estado era subsidiaria, se limitava à higiene pública, controlar epidemias e vigiar a sanidade das fronteiras e entrava em ação frente a adversidades não previstas.

2. Modelo Centralizado
1945-1955 Nessa fase o estado chamou a responsabilidade, nacionalizou todos os estabelecimentos públicos incrementando o beneficio da sociedade, expandiu centros de ambulatórios e hospitais a nível nacional criando uma rede ampla e se produziu um tremendo crescimento dos serviços públicos.

3.Descentralização do Sistema
1955-1978 O governo da revolución libertadora iniciou reformas pra transferir à províncias e municípios as responsabilidades técnicas e administrativas dos estabelecimentos públicos que estavam nas mãos do estado nacional. Nessa fase houve uma significativa transferência a nível da saúde e foi quando as obras sociais foram ganhando relevância.
O financiamento do estado, a provisão de saúde e a capacidade instalada caíram significativamente.

4.Reforma do Sistema
1990 Reforma do Subsistema Público de saúde. Se dividiu em 4 eixos principais.

  1. Tentativa de transformação da modalidade de gestão financeira dos hospitais. (Hospitais públicos de autogestão).
  2. Acentuação da descentralização hospitalar. (Mais transferências de hospitais nacionais a provinciais [Seria o mesmo que passar da esfera federal -> a governamental e municipal]).
  3. Privatização de serviços periféricos de saúde.
  4. Criação de um novo programa nutricional materno-infantil.
Reforma do Subsistema de Obras Sociais.
Surgiu da necessidade de melhorar a eficiência dos serviços de saúde para os assalariados, e pra isso permitiram que as obras sociais tivessem maior alcance, a partir de aqui um trabalhador não seria obrigado a escolher uma obra social específica ele teria liberdade pra escolher outra. Os trabalhadores poderiam optar por uma obra social que não pertencia a sua atividade econômica de emprego, por exemplo, a obra social dos arquitetos, dos empresários e dos médicos poderiam servir a qualquer uma dessas classes sem ser obrigado que exercessem ditas profissões.

Conclusões CRÍTICAS
O sistema de saúde argentino se encontra fortemente fragmentado e desarticulado.
Existe um sistema de saúde conformado por um setor público que pretende dar cobertura médica total a população porem não consegue chegar com essa cobertura total, principalmente aos setores mais carentes.
Existe um subsetor de obras sociais que pretende dar cobertura aos trabalhadores porém nem sequer considera o grupo de trabalhadores desempregados, e fecha os olhos para os trabalhadores informais.
Existe um subsetor privado, que aponta naturalmente a alta sociedade que tem poder aquisitivo pra bancar esse setor.

Espero que você não fique com uma má impressão, sempre tem que criticar buscando melhorias, aos poucos bem lentamente o sistema de saúde vai evoluindo, não só olhando pra Argentina mas olhando pra pátria grande, pra América Latina, em todos os cantos estão se produzindo incrementos e melhoras a nível de saúde social. Felizmente. Ao meu ver na Argentina você recebe tratamento gratuitamente sim, só que na mesma pegada do Brasil você pode acabar morrendo enquanto espera pelo tratamento. é um tema que dá uma boa discussão e eu sou só uma 'criança', com pouca experiência frente a toda a situação. Oque for vendo vou extravasando por aqui.

6 comentários:

  1. Olá Carlos, parabéns pela iniciativa em dividir suas experiencias com a gente, sou estudante de medicina da UNR e também temos um blog, podemos fazer uma parceria? Acesse: http://avanzamed.blogspot.com.br/
    Obrigado, e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno! Que legal estou a te acompanhar! Teu blog já está nos meus favoritos, vamos ver como você vai se saindo. Espero que tenhas muito sucesso também!

      Excluir
    2. Muito obrigado! Vamos fazer uma parceria Carlos, coloque nosso banner aqui e nós colocamos o seu banner ou link no nosso.

      Excluir
    3. O máximo que posso fazer é colocar vocês na minha lista de blogs pra indicação, mas pra isso eu tenho que ler mesmo e acompanhar o blog de vocês, não faço propaganda pra ninguém se sigo ou indico é porque gosto mesmo, quero ver qual é a 'vibe' de vocês primeiro. Conhecer seus textos, suas ideias. Isso virá com o tempo. Não me importo que falem dessa página em que escrevo...
      A ideia de vocês me encanta, sigo vos acompanhando, e espero que dê certo.

      Excluir
  2. Olá, poderia me passar seu whatsapp? Gostaria muito de poder tirar umas dúvidas com vc!att Manuela

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir