domingo, 17 de agosto de 2014

Pesquisa Cientifica Durante a Carreira de Medicina na Argentina

Oi galera, quero abordar um tema diferente nesse post. Mas que tem tudo a ver com a carreira de medicina.
O tema é sobre sociedades científicas argentinas de estudantes de medicina.
Eu não manjo muito bem de como funciona isso no Brasil mas segundo conversei com alguns amigos que estudam med lá, imagino que seja oque chamam de Liga de estudantes de medicina, mas no fundo mesmo eu não sei...
Bom, aqui na UNLaR eu pertenço a uma. Se chama SEDIUCS-UNLAR (Sociedad Estudiantil de Investigación Universitaria en Ciencias de la Salud- Universidad Nacional de La Rioja).
A sociedade de La Rioja é novinha, existe faz uns 4 ou 5 anos e qualquer membro de toda a universidade pode participar embora a maioria esmagadora e os fundadores sejam alunos de medicina. Eu faço parte há alguns anos, e oque fazemos?
O objetivo final é elaborar trabalhos científicos, mas sobretudo a sensação que eu tenho do sediucs e que além de sermos investigadores somos organizadores, porque não sei se é assim no Brasil mas pelo menos na universidade onde eu estudo o incentivo pra pesquisa cientifica é beeem pequenininho, parece agonizar, se alguém quer estudar tem que correr atrás, ninguém vem falar das vantagens, do aprendizado, nem de nada.
Ai um leitor mais atento do blog ou 'antenado' acerca da unlar vem e me fala, ah mas eu li que na unlar tem o CENIIT que é um edificio de 3200m² dedicado exclusivamente a pesquisa cientifica! Pois bem, o ceniit está lá bonitão mas pra quem é aluno ele não serve de praticamente nada! Está ali buscando gente que já é formada em alguma carreira e que queira dedicar-se exclusivamente a pesquisa cientifica, te dão comida, casa, você pode viver lá mas isso só pra quem já é formado... Não dão incentivo nenhum aos alunos nem deixam eles usufruir. Por isso eu disse que somos organizadores, porque ninguém banca um estudante que queira ir pelo caminho da pesquisa cientifica, pra isso existem as sociedades, feitas pelos alunos mesmo, com presidente, vice, tesoureiro, secretários, direção e membros ativos.
Fica a cargo dos próprios alunos da sociedade buscar o bem comum de todos, isso inclui correr atrás dos professores pra se iniciar cientificamente, fazer os trabalhos supervisados, organizar eventos pra apresentar-los e atrair gente geralmente com atividades educativas, dar palestras, etc.
Fora o Sediucs-unlar em geral a maioria dos cursos de medicina de universidades nacionais do país tem também suas sociedades cientificas e o melhor de tudo é que são unidos em uma federação que se chama FACES (Federación Argentina Científica de Estudiantes de la Salud), foi fundada em 1989 na Uni. Nac. de Rosario e logo foi formando alianças e crescendo, hoje já fazem parte dela as Nacionais de Buenos Aires, La Matanza, Rosario, Córdoba, Corrientes, Tucumán, La Rioja, Mendoza e a Católica de Córdoba (Unica particular até o momento).
O objetivo que a Faces busca poderia render uma lista enorme mas resumindo tudo, ela busca vantagens e o desenvolvimento cientifico do estudante em todos os âmbitos imagináveis, bolsa, trabalhos, intercambio, cultura, etc. Todo ano tem o evento mor organizado pela federação que é o COCAEM (Congreso Científico Argentino de Estudiantes de Medicina) que ocorre em outubro e tem uma rotatividade entre as cidades sede das sociedades, por exemplo, ano passado foi em Rosario e esse será em Córdoba. Então cada sociedade anfitriã em geral pega o grosso do trabalho de organizar com a ajuda e suporte da federação e tudo levado a cabo por alunos de medicina na maioria! Convite de professores pra palestras, cursos, apresentação de trabalhos e premiação dos melhores.
A Faces é composta pelas diferentes sociedades espalhadas pela Argentina e tem sua comissão diretiva representada por membros dessas sociedades compondo um 'mistão', algumas vezes por ano se dão as reuniões presenciais em algum ponto do país e dai tudo vai sendo organizado com foco na atividade anual.
Eu, pessoalmente, não faço parte da Faces mas no inicio desse ano houve a reunião presencial aqui em La Rioja e eu assisti e tive uma boa noção de como rolam as coisas.
Primeiro de tudo a sociedade anfitriã tem que arrumar um cantinho pra todos que vão vir de diferentes pontos do país e conseguimos arrumar um quarto pra cada um no albergue da universidade, e conseguimos uma sala por um dia lá no ceniit, isso tudo com a burocracia de escrever papeis, levar na reitoria etc. Arrumar comida, material, etc.
A reunião começa já com os pontos a serem abordados. Pra se ter uma ideia a reunião começou 10 da manhã e terminou 22h da noite sem parar, regada a mate, café, chá e besteirinhas em geral, ninguém parou.
Primeiro tem a apresentação de cada sociedade, tem o resumo de oque fizeram durante o ano, onde avançaram, onde retrocederam, são apresentados os novos membros eleitos e funções, quais são as expectativas pro ano de cada uma, etc. Cada uma tem o seu turno, e é dado 15 minutos pra cada que sempre estoura o tempo mas é interessante então vai tomando tempo rs, como ninguém paga a passagem dos estudantes as outras sociedades enviam de 1 a 4 membros e não todos de uma vez. O clima é bem amistoso e a medida que os estudantes vão explicando seus avanços sempre tem as perguntas de outros curiosidades inquietudes e tem bastante colaboração. É interessante também por você ter uma ideia do que se passa nas universidades públicas de medicina de diferentes pontos da Argentina, como que as lideranças e direções das universidades se comportam frente ao tema de pesquisa, que em alguns lugares são mais solícitos e em outros não te dão a minima ajuda, conhecer gente nova que estuda med e ver a opinião desses estudantes cheio de ideias de um mesmo país. É uma experiencia incrível.
Foram abordadas tantas coisas que a essa altura eu não lembro de tudo... Lembro que depois da apresentação de cada sociedade vem o resumo do ultimo Cocaem pelos estudantes anfitriões nesse caso os rosarinos que estavam em bastante número. Deu pra ter uma ideia do perrengue que é organizar um congresso tão grande, por exemplo que os estudantes tiveram que ir ao ministério da educação em Buenos Aires, se perdendo dentro da Casa Rosada, Depois no ministério da Ciencia e Tecnologia que era no bairro de Palermo, me impressionou a cara dura e a disposição com que se entregaram pra conseguir dinheiro pra levar a cabo tudo, no final eles conseguiram $50mil pesos argentinos, mas ai já tinha outra dificuldade, depositar na conta de quem? sendo que não pode depositar em conta de pessoa física? Ai pedem a UNR que diz que cobra 15% a 20% do valor pra ela, enfim, um inferno de burocracia, e imagine fazer tudo isso e ao mesmo tempo estudar medicina e se manter em dia com seus deveres? hahaha. Ai busca patrocínio do colégio de médicos de Santa Fé, de todo lado pra levar a cabo tudo. Fora isso os membros da Faces sempre buscam os doutores reconhecidos que vivem em suas cidades, fazer convites, redigir papeis, arrumar prêmios. No caso de Rosario pelo que eu entendi foi fácil porque uma das fundadoras da Faces e ex-aluna da UNR é uma pesquisadora destacada de um instituto em Miami e sabendo de todo o sacrifício dos alunos deixou varias bolsas de estudo pra ir realizar pesquisas lá na Florida a disposição, com o intuito de premiar os vencedores dos principais trabalhos, tudo muito bacana!
E dai vão surgindo novas ideias, onde estão os ex membros da faces? E se exaltassem eles? Quantas ajudas poderia ter a federação, e tem discussão daqui, dali, sugestões pra melhorar o próximo Cocaem, etc.

Além de tudo isso também tinha a presença de um estudante de uma universidade de medicina Colombiana, ele assistiu toda a reunião em silencio e no final quando chegou o ponto nele ele explicou como funcionam as coisas lá na Colômbia também e foi discutido possíveis programas de intercambio cientifico entre os alunos das universidades.
Resumindo tudo as experiencias são maravilhosas, mas também tem que se doar muito, eu participo mas sempre a margem, porque faço muitas coisas e o lance de sociedade cientifica é legal mas se você vacilar a medicina não perdoa, e muito complicado conciliar as coisas mas sim é possível!

Um comentário: