domingo, 6 de julho de 2014

Parasitologia a Peneira do Terceiro Ano.

Cursar essa matéria não foi nada fácil, logo de cara eu digo que Parasitologia e Micologia Médica não é uma matéria difícil, porém a Catedra de Parasitologia que esteve em vigor esse ano é muito, mas muito muito muito rigorosa e desaprova o aluno sem dó. É possível com muita dedicação promocionar a matéria e ter o trabalho mais suave no exame final mas igualmente é muito grande a chance de o aluno ir ao outro extremo e ser reprovado. Ou seja ao meu ver, em resumo, a linha entre a promoção e a desaprovação é tênue. Exigem muito do aluno.
A boa notícia é que eu me safei desse limbo até que bem, mas o stress ao qual eu fui submetido foi um dos maiores até então no curso, eu tive que abrir mão de muitas coisas que fazia por prazer e lazer pra me dedicar exclusivamente pra essa matéria e segurar as pontas com as outras, depois que me dei mal no 1° parcial foi indescritível aquele perigo iminente de repetir de ano, convivi com ele até o recuperatório ja agora em julho e não desejo tal experiência a ninguém!
Img que resume bem a Catedra...
Como escrevi no post anterior eu havia reprovado no parcial anterior, mudei minha postura desde então e passei a estudar com muito mais atenção ainda pra recuperar e pra não jogar tudo fora, à parte do parcial de 15 em 15 dias somos avaliados e se reprovar duas vezes também... Já era, repete de ano. Sem direito a recuperar nada. Os professores chamam sarcasticamente os alunos que reprovam nesses exames quinzenais de "Caídos". Faltas não são admitidas, e se você chegar 5 minutos atrasado tem falta.
 A professora Paez é realmente muito "prosa ruim" se tem um errinho ou palavra que ela não goste nas avaliações ela te anula e reprova. Tem que ser do jeito que ela quer, curto, objetivo e certeiro, sem meio termo. Dadas essas circunstancias todas contra o aluno e com o efeito de barrar o acesso ao quarto ano no caso de não se aprovar, Parasito pode facilmente se tornar um pesadelo. Só de ver colegas que perderam 3, 4 anos pra tirar essa matéria e que afirmam que é a mais difícil do curso já me faz borrar completamente de medo. Até o ano passado houve um período de poucos anos que era fácil porque existiam duas catedras e a outra era muito mais justa, mas o professor da outra foi pra Nacional de Córdoba assumir como titular e ficamos com a atual catedra que alem de pertencer a Nacional de Córdoba também, por ser chefiada pela Prof Paez aqui na Nacional de La Rioja e pelo método de avaliação que ela impõe torna muito mais complicada de se aprovar. Se um aprova a matéria tudo bem, mas tem que ficar muito atento porque o final igualmente tem fama de ser bem complicado pra quem é regular. Existem pessoas que tem que recursar depois de dois anos pois expira o prazo para render o exame final, porque elas tem medo ou porque não aprovam mesmo! O Exame é escrito e oral, e claro a professora tem fama de te levar pra um caminho sem volta nas perguntas, alem de não aceitar meio termos. Por essas e outras Parasitologia e Micologia Médica acaba sendo uma grande peneira reprovando uma quantidade razoável de companheiros, como se safar? Estudando, estudando muito mesmo.

Um comentário: