quarta-feira, 2 de abril de 2014

Lista de Faculdades Públicas de Medicina na Argentina

Oi gente, estava a navegar e me ocorreu a dúvida, quais são as universidades públicas de med na Argentina? Não encontrava em nenhum lugar e queria uma lista com todas! Como não achei nenhuma... Então eu mesmo fiz uma. Ai vocês podem conferir.
Vou organizar as faculdades de medicina por regiões do país começando por nossa querida C.A.B.A.

CIUDAD AUTÓNOMA DE BUENOS AIRES (CAPITAL FEDERAL)
1 - Universidade de Buenos Aires (UBA) Mais info aqui (PDF)
*A UBA possui hospital universitário próprio.

GRAN BUENOS AIRES
2 - Universidad Nacional de La Matanza (UNLAM) (La Matanza)

PROVÍNCIA DE BUENOS AIRES
3 - Universidad Nacional del Sur (UNS) (Bahía Blanca)
4 - Universidad Nacional de La Plata (UNLP) (La Plata)
5 - Universidad Nac. del Centro de la Pcia. de Bs. As. (UNICEN) (Tandil) Mais info aqui
***14- Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMDP) Curso de medicina aberto no ano de 2017. (Editado em julho de 2017)***

Região Central.
PROVÍNCIA DE CÓRDOBA
6 - Universidad Nacional de Córdoba (UNC) (Córdoba)
*A UNC possui hospital universitário próprio.

PROVÍNCIA DE SANTA FÉ
7 - Universidad Nacional de Rosario (UNR) (Rosario)
8 - Universidad Nacional del Litoral (UNL) (Santa Fé)

A província de Entre Rios não possui faculdade pública de med...

Região Noroeste.
PROVÍNICA DE TUCUMÁN
9 - Universidad Nacional de Tucumán (UNT) (San Miguel de Tucumán)

As províncias de Catamarca, Santiago del Estero, Jujuy e Salta não possuem faculdade pública de med...  (Fiquei sabendo que estão rolando todos os tramites para que tenha med pública em Salta, mas por enquanto não há.)
Como vocês podem ver a região noroeste (da qual também faz parte La Rioja mais ao sul) só possui a nacional de tucumán, por essa razão muitos jovens argentinos do noroeste são obrigados a migrar pra estudar medicina, a carreira de medicina da unlar é em grande parte formada por estudantes dessa região.

Região Nordeste.
PROVÍNCIA DE CORRIENTES
10 - Universidad Nacional del Nordeste (UNNE) (Corrientes)

As províncias de Misiones, Chaco e Formosa não possuem faculdade pública de med...
A mesma coisa acontece no nordeste, muitos estudantes migram pra Buenos Aires ou pra Região central do país porque o ingresso em Corrientes é bem concorrido e restrito (creio que cento e algo vagas...)

Região do Cuyo.
PROVÍNCIA DE LA RIOJA
11- Universidad Nacional de La Rioja (UNLAR) (La Rioja)
*A UNLAR possui hospital universitário próprio

PROVÍNCIA DE MENDOZA
12 - Universidad Nacional de Cuyo (UNCU) (Mendoza)

As províncias de San Juan e San Luis não possuem faculdade pública de med...

Região Patagônica.
PROVÍNCIA DE RIO NEGRO
13 - Universidad Nacional del Comahue (UNCOMA) (Cipolletti)

As províncias de Neuquen, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo não possuem faculdade pública de med...

Aqui lhes deixo um mapa com umas estrelas (bem mal feitas no paint por mim rs) Ilustrando a localização geográfica das atuais 13 universidades públicas de med Argentinas.
Muita gente já veio parar nesse blog querendo saber sobre estudar na Argentina porem buscando outras carreiras fora a medicina, pois aqui deixo o site que usei como base pra essa postagem, ele ilustra todas as universidades argentinas, sejam públicas, sejam privadas e todos os cursos disponíveis... Espero que lhes seja útil o link que está aqui.
No futuro eu posso vir a escrever oque eu sei sobre as faculdades de med Argentinas.. Dar uns pitacos sobre minhas impressões... do pouco que sei, mas,  admito... posso escrever semana que vem.. daqui uns anos.. ou nunca.. depende das minhas ganas de faze-lo, rs. A cada dia vou tendo mais contato com pessoas de fora, viajando e sabendo um pouco mais da realidade a nível nacional. Se uma pessoa tem alguma observação ou correção pra fazer ou que queira agregar info por favor comente na postagem para aperfeiçoarmos a informação! Espero que o post lhes seja útil.
Saudações.

32 comentários:

  1. valeu ,seu post foi de muita valia pra tds.

    ResponderExcluir
  2. Oi. Poderia me dizer como foi q conseguiu vaga em Medicina numa faculdade pública na Argentina? Gostaria de cursar mas n sei quem contatar.. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá como é o processo pra entrar na UNC? já pesquisei no google e NADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana, eu pouco sei viu... pra medicina sei que é igual ao da Unlar, 3 meses de ciclo básico e já começa o ano letivo, la oferece mais vagas mas igualmente é muito concorrido, a unc é o sonho de universidade de todo jovem argentino que vive no interior do país. Me manda um email, (carlosunlar@gmail.com) quem sabe eu posso te ajudar, um dos meus principais amigos no dia a dia na universidade é cordobes, ele tentou lá diversas vezes até desistir e vir tentar em La Rioja, talvez eu possa fazer uma ponte entre vocês e ele possa prover as informações que você necessita.
      Abração!

      Excluir
  4. sabe informar se a UNNE em corrientes tem vestibular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas tem prova selecionável exceto Rosario.
      Unne é dificílima, tem um molde brasileiro, excelência acadêmica a custa de exclusão de alunos, poucas vagas, até então tem sido assim não sei nos últimos anos...

      Excluir
    2. A UNNE se ainda se encontra nesse tipo de ingressos ou não gostaria de saber pois ano que vem vou ir pra lá estudar medicina ????

      Excluir
  5. sabe falar como funciona o ingresso na uncoma? tem alguma assessoria que atue na regiao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uncoma até onde sei são 7 anos de curso, como que o ingresso dura todo um ano. E se soma aos 6 anos de med. Sobre assessoria não manjo de nenhuma, só quem vai na raça. Pouca presença Br na Patagônia.

      Excluir
  6. Oi, sabe me dizer sobre o ingresso na Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza? Precisa ser fluente em espanhol para estudar aí?

    ResponderExcluir
  7. Oi, sabe se há medicina na Universidad Nacional Del Sur?

    ResponderExcluir
  8. Carlos Parabéns pelo blog,dei uma fuçada em alguns artigos seu também e pesquisei todas universidades que você colocou aqui! Tenho uma enorme vontade de fazer medicina ai porem tenho medo de abandonar tudo e ir embora.. verifiquei quais delas existem aeroportos por perto e os valores das passsagens rs
    Rosário e Uba são as mais fortes para minha opção (na verdade a empresa de intercâmbios que me fez optar por elas) porém passagens para Rosário são caríssimas para o meu bolso e Uba não se encontra moradia em conta também.. Você tem alguma informação a mais sobre isso ? E sabe me dizer se é muito concorrida a uba ? e sobre as outras 11 que sobrou se não for lhe atrapalhar, sabe me dizer qual é menos concorrida, se a cidade é boa para morar? Estou pesquisando ainda e nada melhor do que conversar com alguem que já esta por ai.. coloquei meu email aqui e caso queira me responder eu agradeceria muito e pode ser pelo meu email..
    Att,
    Stéphanie (stephanierinaldi@outlook.com)

    ResponderExcluir
  9. Oi Stéphanie, obrigado pelos elogios!!
    Vou te dar um conselho. Não te guia só por aeroporto.. se vives nos estados.. RJ,SP,PR,SC,RS tem bus direto que sai das capitais e cortam o interior desses estados pra os grandes centros deste país surenho e as vezes com uns preços bem mais em conta que de avião. Com o bus você pode parar e conhecer mais cidades no itinerário de conhecer universidades por aqui.

    sabe me dizer se é muito concorrida a uba ?
    Sim até onde sei é concorrida.

    e sobre as outras 11 que sobrou se não for lhe atrapalhar, sabe me dizer qual é menos concorrida?
    Tá um pouco desatualizado o post não andei verificando mais mas se você quer evitar a concorrência, UNR e UNCOMA é só fazer a matricula e pronto você já faz medicina, tenho a impressão de que o pessoal busca a unr por isso, a segurança da vaga, doce engano... você entra lá e a cursada é uma peneira onde só passa o fino dos alunos, é bem complicado, todas as publicas são assim, seja no processo seletivo ou depois durante a cursada, no fim ficam poucos.
    A mesma coisa a UNCOMA até onde sei o aluno entra direto, porem são 7 anos de cursada e é a universidade mais longe, onde judas perdeu as botas (no frio) rs.

    se a cidade é boa para morar?
    Olha eu gosto de Córdoba... boa universidade, boa cidade, tudo balanceado, mas quem me acolheu foi La Rioja sou feliz aqui e é mais barato também, enfim acho melhor você perder o medo e escolher uma cidade e ir conhecer, aproveita faz as coisas na raça e economiza a bolada que você vai gastar com assessoria não deixa eles te empurrar o peixe deles é sua vida e muitas vezes a realização de um sonho. Se você gostar da cidade e instituição vê oque a universidade quer de docs pra se inscrever e vai a luta.

    ResponderExcluir
  10. Olá Carlos, adorei suas informações!! Já estou morando na Argentina e optei pela UBA mas não me adaptei ao método de CBC, gostaria de um ciclo mais direto. Sabe quando abre as inscrições 2017 para La Rioja?? E se tem por agora alguma pré inscrição para outras universidades?? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem que ficar de olho... unlar de outubro pra dezembro.

      Excluir
  11. oiii, minha filha quer fazer medicina ai, mas esta muito em duvida entre uba e unr , estava vendo sobre a unlp, mas não encontrei muita coisa. como é o ingresso, quanto tempo dura qual a carga horaria ? será q você pode nos falar um pouco sobre ela? agradeço

    ResponderExcluir
  12. ôpa Carlos, encontrei teu blog hj, me fala sobre a UNNE, por favor!!! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi um baita comentario e deu erro, enfim dizia que não sei que ao final do ultimo governo Kirchner baixaram uma lei que toda universidade devia acolher alunos e isso gerou um furdunço no país, algumas mudaram o metodo de admissão mas acredito que a UNNE continua com o mesmo metodo de antes, bem restritiva e recebendo poucos alunos ao melhor estilo de uni federal brasileira, mas não sei lhe confirmar ok.

      Excluir
  13. poderia me dizer como ingressar na la rioja? e o custo de moradia na cidade.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thay vais encontrar as respostas lendo os posts neste blog, procura 'recado a quem pensa~~' e 'a unlar'.

      Excluir
  14. Voce sabe dizer se dá para entrar pela UNR e depois transferir para a UBA?

    ResponderExcluir
  15. Ola Carlos.. me chak Fernanda e estou pretendendo ir em 209 estudar na Argentina medicina, eu estava decidida ir para UNLaM, UBA desencantei faz tempo rs, e agora conheci UNLaR, UNC qie gostei muito e UNCuyo, vc teria mais informações sobre as duas ultimas? Sabe dizer qual a melhor dicina das 4?? Qual a mais dificil de Ingressar? Qual a carga horaria das 3 ultimas?? Eu ficarei muito grata se puder me responder, se quiser me mandar por e-mail teknanda@gmail.com ou pelo Whatsapp (98) 985072509.. ficarei muito agradecida se puder me responder em qualquer lugar.. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, sempre vai mudando a Uncuyo é bem rigorosa no ingresso todos os anos vejo que o indice de aprovação é inferior a 7%.
      A unlar a carga horaria é 7086h, o resto não posso lhe responder com propriedade por não saber bem.

      Excluir
  16. Ola Carlos,
    Qual é a carga horária da La Rioja medicina?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Unknown.
      A carga horaria da Universidad nacional de La Rioja é 7086h
      e a da Faculdad de medicina Barcelo não me lembro mas na casa das 6 mil horas.

      Excluir
  17. Olá! Tem informações UNT, se tem pregrado? Quando é as inscrições, não encontrei nada a respeito. Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Buenas noches. Alguém aqui cursa em Uncuyo?

    ResponderExcluir
  20. Alguem aqui estuda ou estudou na UNNE para me passar alguma informação?

    ResponderExcluir