sexta-feira, 18 de abril de 2014

Impressões Iniciais do Terceiro Ano de Medicina

Como sempre muito atrasado pra esse post não? rs. Deixei passar umas boas semanas para saber bem como se desenvolve a rotina de um aluno do terceiro ano de medicina.
O terceiro ano até agora me parece ser leve mas ao mesmo tempo não é.
No primeiro semestre são apenas 4 matérias.
Anatomia Patológica. (Única matéria anual)
Parasitologia e Micologia Médica.
Medicina Psicossocial.
Epistemologia e Introdução a Investigação Cientifica.
Parasito, psico e epistemo são quadrimestrais.
Tenho a sensação de ser leve por ser apenas 4 matérias e pela pequena carga horária semanal de aulas.
Ao mesmo tempo tenho a sensação de ser pesada porque pato e parasito me roubam noites de sono de tanto ter que estudar elas.
A rotina semanal começa com parasitologia na segunda feira logo cedo.
Parasito era e é uma cátedra famosa graças a seu antigo professor titular, um tal de Dr. Pizzi, um dos infectologistas mais famosos do país, na rede você encontra entrevistas dele e tal, bom, reza a lenda que o cara era muito exigente e reprovava os alunos por capricho, pra vocês terem uma ideia, meu vizinho esta por se formar, ele estuda na unlar a mais de uma década e tudo isso, segundo ele, graças ao Dr. Pizzi responsável por ele ficar cursando Parasito por nada menos que 4 anos. Eu tenho um amigo médico formado que vive na cidade e ele me disse que quando cursou o terceiro ano a cátedra de Parasito era inflada de alunos, todos retidos pelo Dr. Pizzi. Pois bem há dois anos o Dr. Pizzi se foi da unlar e sabe se lá oque ele faz agora em Córdoba, sua sucessora e minha atual professora Dra Paez não fica atrás em marcação com os alunos. Parasito pode ser uma matéria de só meio ano, mas é super rígida, é daquelas que basta apenas um descuido de sua parte e você fica na condição de livre.
Todos os teóricos da Dra Paez são dados na hora exata não permitindo a entrada dos atrasados, que praticamente já rodaram com a falta (isso só uma faltinha) e já ficam numa situação super delicada com a matéria. A chamada parece um ritual, com todos calados e esperando seu turno pra responder, a Dra memoriza cada um pela resposta, tom de voz, rosto e sinalização com a mão no anfiteatro, se ela suspeita que a pessoa esta falando pela segunda vez se passando por um amigo ela pede o rg do aluno pra comprovar que é ele mesmo.  Eu acho isso uma grande perda de tempo da aula, mas quem determina as coisas é ela né. Durante a aula não é permitido nem um piu, se alguém tira uma dúvida ela responde solicitamente, mas se ela já explicou anteriormente ou em outra aula, ela começa a perguntar para o aluno e o cobra, se sentir desafiada pode chegar a persegui-lo na aula com perguntas, perante essa esfera de temor quase ninguém fala nada, parece um clima militar a aula, fora isso ela sabe muito! E o aluno obedecendo seus preceitos e prestando atenção absorve muito da aula! As aulas são muito boas, ah ela não permite que ninguém saia ou entre da sala, nem que seja pra ir no banheiro!! E as aulas são longas...
Depois do teórico onde se abordam algumas parasitoses importantes vem o seminário abordando temas não tão expressivos como os de um teórico, Uma semana sim uma semana não somos submetidos a uma avaliação, por exemplo se vimos doença de chagas e leishmaniose no teórico anterior, nos é cobrado na avaliação a desenvolver por escrito coisas sobre essas parasitoses.
Parasito, uma quadrimestral na qual estudamos um livro por mês =~
Depois da aula de parasito ainda na segunda pela noite vem a aula de psicossocial, não tenho muita coisa a dizer de psicossocial, parece ser uma matéria normal e tranquila.
As quartas temos os práticos de Pato, a cátedra tem docentes em abundancia e os alunos são divididos em muitas comissões oque gera um número pequeno e temos uma patóloga só para nós! Os práticos são muito bons se aborda de tudo que vimos no teórico e eu aproveito pra tirar tooodas as minhas dúvidas, abusos e curiosidades acerca do tema, se parasito não me toma muito tempo de estudo me dedico mais a pato vou mais fundo e anoto todas as minhas dúvidas, em todos os práticos somos submetidos a avaliações, se reprovar em três, já era. O ponto ruim dos práticos é que eles são dados na universidade, não tem morgue semanalmente! Parece que algumas comissões sim tem sempre prático no hospital, mas isso não é meu caso. Se deixam acumular semanas e ai sim vamos a morgue no hospital e vemos as peças, macro e micro, eu acho isso um ponto negativo. O bom é que temos duas patólogas cordobesas (Dras Szlabi e Alanis na minha comissão) que se revezam e dão práticos interativos, explicam bem e são muito boas. A Dra Alanis até o momento tem sido mortal nas avaliações de prático, dificílimas! rs.
As quintas no período noturno temos Epistemo, e também até o momento me pareceu uma matéria tranquila e normal, nada que supere parasito ou pato, nada a declarar.
E na sexta logo cedo temos o largo teórico de patologia.
A grande diferença que eu sinto ao cursar o terceiro ano de medicina é que parece que agora começou mesmo a medicina, sabe? É que os dois primeiros anos... foram ótimos mas aprendemos aprofundadamente sobre o corpo são, seu funcionamento em geral, agora sim começam as doenças, agora vemos tudo menos corpo são, é doença que não acaba mais, todos os dias aprendendo inúmeras complicações do corpo, agora chovem e saltam novas palavras pra mim, um novo vocabulário vai surgindo, o vocabulário médico, e tem que saber bem ele e dominar o vocabulário comum também porque ano que vem começa o ciclo clinico e vamos ter que explicar oque acontece para os pacientes.
Por exemplo, me imaginando chegando em um paciente chagásico...
Sr. 'tal tal' o sr. sofre do mal de chagas.
Ah e oque causa isso e como peguei?
O agente etiológico é um protozoário chamado tripanosoma cruzi, ele é o responsável pela sua febre, adinamia e explica sua adenopatia, bom... O senhor foi infectado pela picada causada por um triatoma infestans que é hematófago e defecou provavelmente sobre sua pele tripomastigotes metacíclicos infectantes que migraram pra picada provavelmente porque o senhor se coçou sem perceber e eles invadiram seu organismo.
Depois eu imagino o paciente sem entender nada o.0. Claro que temos que explicar de uma maneira que o paciente entenda sem maiores complicações, mas saindo desse devaneio, essa é uma 'treta' para clinica médica, para o ano que vem se deus quiser. Agora é minha obrigação como estudante aprender toda essa terminologia que se apresenta.
O autor que vos escreve e a Mora (G. da vizinha)
É engraçado também perante as situações que se apresentam, você estuda a doença e começa a se encaixar nela, por exemplo, Em certo fim de semana fiquei com a garganta inflamada, podia facilmente tatear e sentir meus gânglios inchados e comecei a espirrar muito! Já previa oque vinha pela frente... Então veio segunda e eu fui a aula de parasito com tema de toxoplasmose. Estava com faringite. Revelo para vocês que a gata da vizinha que tem meu lar como sua segunda casa, dormiu comigo. Toda noite que durmo com a janela aberta ela vem e dorme comigo... Oque eu contei a vocês contei pra minha amiga argentina que estava ao meu lado rapidamente no inicio da aula. Pois bem, durante a aula a professora vira e pergunta. Quem tem mais toxo? E o coro de alunos responde. Jovens... 
E qual é o sintoma mais comum? silencio no anfiteatro... Ganglionar responde a professora e continua explicando... Os gânglios mais afetados são os cervicais na garganta seja o par inferior ou o superior. A Toxoplasmose se apresenta muitas vezes como faringite e passa despercebida por vocês... jovens...
E la vou eu levando minhas mãos a garganta e me tateio preocupado, minha amiga nada boba já olha pra mim com um riso malicioso. ''Hola infectado'' >.<
Depois disso eu só piorei e meu nariz virou uma torneira de muco... Caracterizando um resfriado e não toxo, mas será que tenho toxoplasmose?
Poderia coisa tão fofa ser um reservatório de toxoplasma gondii? Sim..

4 comentários:

  1. Boa Tarde!!!
    Por favor poderia me fornecer orientação sobre a faculdade de medicina?
    Preciso saber:
    Como ingressar na instituição?
    Qual o valor medio de gastos mensais?

    Att. Dyones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dyones leia os posts "A Unlar." e "Recado a quem pensa em vir estudar na Argentina." Lá estão respondidas suas perguntas.

      Excluir
  2. email para contato
    enfermeirodyones@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir