sexta-feira, 14 de março de 2014

Prova Final de Anatomia Normal - Parte 1

Depois de Saúde I faltava a última matéria do primeiro ano pra finalizar. Anatomia normal.
E eu estava com a corda no pescoço. Por quê?
Na Unlar existe uma norma, pra você cursar o terceiro ano de medicina, além de estar regular nas matérias do segundo ano tem que finalizar as matérias do primeiro ano.
É fato que eu vi gente que está no quarto ano rendendo prova final de matérias de primeiro, que há histórias que basta o aluno finalizar uma matéria anual do primeiro ano, que se pode cursar na condição de condicional até finalizar a matéria... enfim, muitas histórias, porém eu não queria correr o risco queria minha consciência limpa. Esse lance de deixar acumular finais é extremamente nocivo pro aluno, comparo a uma bola de neve. Um exame final não é um exame qualquer, pede todo o conteúdo da matéria e os professores exigem o melhor, pedem o conteúdo fino do aluno e desaprovam sem dó se ele não sabe, aluno que fica 'empurrando' exame final, se não aprovar duas consequências lhe esperam. Ambas catastróficas. A primeira é que quando se termina de cursar a matéria ganha a condição de regular que geralmente dura 2 anos, o aluno tem 2 anos pra finalizar a matéria, vencendo o prazo o aluno tem que recursar. Imagine fulano no quinto ano de medicina tendo que voltar pro terceiro pra recursar... Isso é o fim... E a consequência mais nefasta... Pra começar o internato no sexto ano, tem que pagar todas as finais, umas 50 matérias. Dai imagina um aluno que chega no internato devendo 20 matérias... Com em média 9 mesas no ano pra finalizar... Complica.. Na Unlar são 7085 horas oficiais de curso, mas pode dobrar mais 7000 horas que você vai perder se descabelando estudando pra todos os exames finais acumulados.  Muita gente leva em média 7 anos pra se formar em uma universidade pública argentina graças aos exames finais. Mas dá em 6, é só você ser (super) dedicado!

Enfim, anatomia. Tenho umas confissões a fazer.
-Anatomia foi minha matéria favorita do primeiro ano e gosto de estudar ela.
-Eu regularizei ela com uma base bem sem vergonha de músculos e sistema nervoso.
-Meus planos no fim de 2012 eram. Finalizar Bioquímica primeiro e depois se deliciar com Anatomia, queria eliminar a que não gostava primeiro. Acabou que bioquímica foi bem trabalhosa e mal sobrava tempo pra anatomia já.
Finalizei Saúde e teria 10 dias pra chegar com anatomia. Estudei muuito focando nos meus pontos fracos. Músculos e Sistema Nervoso. Só sosseguei quando sabia reconhecer todos os núcleos do cérebro só de olhar um corte de Charcot, sabia cada nome esquisito do cérebro sua localização&função e entendi todos os plexos raquidianos, seus ramos colaterais e terminais inervando cada músculo somítico do corpo.
Eu já tinha feito duas semanas de aulas particulares de anatomia em dezembro, oque considerei que não me agregou muito conhecimento, foi bom o material alternativo que ganhei (estudar direto de um livro de anatomia por vezes é demasiado bruto) e o fato de estar em contato com ossos humanos e aprender tocando, fora isso aprendizado mesmo não tive muito, aprendi mais estudando sozinho.
Prof. Dr. Leonardo Coscarelli
Sozinho não... devo muito a um sujeito. Leonardo Coscarelli. Pra mim... e pra muitos alunos que estudam anatomia, existem momentos que a informação que o livro, o professor ou qualquer um que te dá não entra... não adianta. Parece outra língua...
Sabe quando falam, Entendeu? Ou quer que eu desenhe? Então o Dr. Coscarelli desenha pra você em anatomia. hahaha.
Natural de Tucumán e residente em La Plata é um professor e médico cirurgião da Universidade Nacional de La Plata, ele generosamente espalha seus conhecimentos na rede com foco na anatomia médica profunda ajudando milhares de estudantes de medicina e também de enfermagem, odonto.. e todas carreiras que tenham que ver com anatomia.
Como os estudantes reconhecem seus videos.
Eu considero ele um popstar latino americano da medicina, toda sua fama graças a sua iniciativa de editar videos e subir eles no youtube brindando informações valiosas de anatomia pra qualquer um. O Canal de videos dele esta aqui. Eu tenho uns 4gb de videos dele... Inclusive eu sigo o blog dele ta na coluna ai do lado >. A Explicação e ilustração do Dr. Coscarelli é muito boa e ajuda muito a complementar os estudos com o livro do lado. Muita gente reconhece os videos dele com essa apresentação ou com o Martin no final, falando no Martin vou inundar o post de imagens dele. Eu tenho o luxo de ter o Dr. Coscarelli como amigo no facebook, peguei as fotos todas do acervo pessoal dele, se ele vetar eu retiro se ele deixar fica aqui pra sempre! rs.
Como os estudantes reconhecem os seus videos 2. Martin!
Acabou que 10 dias acabaram sendo curtos pra tanto músculo e nervo, chegou o dia da prova e eu não me sentia seguro por não ter repassado Sistema Reprodutor e exame final você tem que saber tudo na ponta da língua. Eu sabia que teria que saber bem reprodutor porque dos 4 professores titulares da catedra de anato, 2 gostavam muito de perguntar desse tema por serem médicos especialistas nessa região. É complicado... eu sabia das coisas só não sabia a ponto de reproduzir elas, por exemplo..
Martin
Quando é múltipla escolha você pode não saber na ponta da língua mas ao ler a resposta você sabe oque é certo e oque é errado, agora quando é pra desenvolver escrevendo é bem mais complicado, oral então.. você falar ali na frente do professor, é pior ainda!
Decidi não me arriscar e tentar na outra mesa, teria mais 21 dias pra estudar... e Tome mate, prepare os livros e assista horas de Coscarelli! Conto que se não fosse a pressão por passar tudo seria muito prazeroso! Foi bom estudar anatomia rever várias coisas e aprender coisas novas rever minuciosamente o menor detalhe e repetir repetir repetir... Na Anatomia eu confesso... Tem coisas que não adianta, além de aprender tem que memorizar.
Então depois de quase um mês estudando todos os dias muuito e exclusivamente anato... O desenvolvimento de uma bela Gastrite por se preocupar mais com conhecimento do que com barriga e comer lanches, chegou o dia da prova.
Continuo em outro post. =*

3 comentários:

  1. Carlos , sou um Pai , pesquisando opções para a filha, tenho acompanhado seu blog e confesso que torço por você e por todos os brasileiros que buscam este sonho.
    Quem sabe min ha filha também não faz esta opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La verdad que te agradeço muito!
      E torço para melhor pro senhor e sua família!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir