terça-feira, 5 de março de 2013

Anatomia : Os Práticos de Sábado.

Che, eu fiz este post pra cumprir com oque escrevi em Outubro a respeito do Prof. Dr. Arce. Eu havia prometido digitar sobre como eram os práticos de sábado. Voltando a relatos do meu primeiro ano de medicina... Naquela primeira postagem eu relatara como foi minha primeira impressão e recepção em um prático de anato agora vou tentar colocar como foi e oque rolou durante o ano.
Umas coisas ficaram claras logo no inicio, sobre alunos regulares(alunos tudo ok) e livres(alunos com sérios problemas).
1° - Havia um prático toda semana, e eu fiquei com os dias de sábado que eram responsabilidade do Dr. Arce, como eram os práticos de quarta-feira eu não faço a minima ideia, sei que existe uma pequena rivalidade entre grupos de sábado e quarta rs.
2° - Em todo o ano só eram admitidas 4 faltas, e todos os sábados ao fim do prático ocorria uma pequena avaliação do tema semanal, no caso de desaprovação era considerado falta ou seja a marcação era cerrada nos alunos (por ordem direta e estimulo do Dr. Arce). Caso estourasse em faltas ou desaprovações ou o acumulo de ambas ultrapassasse 4 o aluno ficava livre automaticamente.
No primeiro prático fomos polpados da avaliação mas já no segundo começou a todo vapor. O tema inicial do ano era Osteologia, ou seja osso osso e osso rs, só estudávamos ossos.
Escapula ou Omoplato
De inicio eu achei estranho imaginava corpos, estudando cadáveres e tudo que via eram ossos humanos. Aprendemos como definir um osso, essa parte me fez lembrar um pouco de geometria...  Por exemplo lembro até hoje o ajudante definindo escapula na mesa de dissecação cheia de ossos de membros superiores... Falava num espanhol rápido... "A escapula é um osso plano que tem forma triangular... Tem 3 bordas (Sup. ou cervical; Intern. ou espinhal e Externo ou axilar) Cara anterior.. Posterior... Aqui é a cavidade glenóide e a apófise coracóide  e mais um moonte de detalhes etc etc...
Com o tempo você vai pegando as coisas com anatomia e sabendo das inspirações bizarras que tem em certos aspectos como por exemplo a Apófise coracóide da escapula, ela só tem esse nome porque lembra a cabeça de um corvo seu formato. Quem lá ia pensar uma coisa dessas? Bah é bizarro sim!
Apófisis Coracoides
Eu procurei por imagens no google mas não encontrei uma com um bom angulo, tinha uma escapula aqui comigo e tive a 'boa onda' de fotografar e compartilhar com vocês. rs
Fora isso eu lembro da frase de uma ajudante. Ela dizia "Anatomia se aprende desenhando" No meu primeiro exame prático eu aprovei  mas lembro que já no segundo eu reprovei pelo tempo, 15 minutos... Não tinham avisado que seria isso e tinha que desenhar o osso no exame explicando! Eu lembro bem que no inicio do ano os exames semanais eram misturados.. Haviam perguntas de múltipla escolha, perguntas de desenvolvimento escrito e a ultima sempre pedia um desenho (Que valia 50% do exame). Depois de uns meses começou a Miologia (Estudo dos Músculos) e pra mim a pior parte da matéria por conta dos exames semanais... Ai sim tive contato com cadáveres e muito formol, o prático era moleza, era só prestar atenção, mas as avaliações nunca me esqueço... Mudaram completamente... Ao fim do prático todos os alunos de medicina do primeiro ano saiam, a partir dai os ajudantes enchiam os corpos de agulhas com pinos coloridos seguidos de números cada um... Então os alunos entravam em ordem 5 por 5... cada um pegava uma ficha que era numerada e dizia a cor... por exemplo PRETO. Dai começava a correria.. tínhamos 3 minutos pra passar por todos os corpos procurar as agulhas da nossa cor(ou seja preto no meu exemplo) e preencher a ficha. Preto 1 - Músculo 'x' Preto 2 - Músculo 'y' e assim ia... ao fim nos dirigiam a sala ao lado da morgue e lá diziam "Agora você me explique em desenvolvimento escrito tudo do músculo 3... em que plano está, onde esta inserido entre quais.. tudo que você sabe. Você tem 10 minutos!" E começava a correria de lembrar-se e colocar tudo no papel em pouco tempo. Foram os exames mais difíceis mas também os mais emocionantes que tive. E com isso depois das férias veio a parte mais gostosa da anatomia a Esplancnologia (Estudo das Vísceras), Sistemas Corporais. Foi a parte mais prazerosa sem dúvidas! Era muito bom. Trocou da terça pra quinta o dia do plantão de dúvidas na morgue depois de muita reclamação porque nas terças todos que faziam práticos nos sábados se dedicavam mais a aula de Bioquímica. Então eu passei a ser um frequentador assíduo do plantão de dúvidas, mesmo sem ter dúvidas eu ia nele só pra ver a dúvida dos outros e aprender com isso.

Lembrança de um dia de plantão de dúvidas
Na verdade no inicio eu não sabia muito como funcionava mas depois que adquiri o hábito de ir... Eu já lia antes no domingo e quarta as coisas do prático do sábado seguinte, já iam surgindo nessas leituras algumas dúvidas, anotava algo importante e ia tirar a dúvida na quinta. O método de avaliação também mudou nessa etapa. Os práticos passaram a ser avaliados oralmente.
Divisão Anatômica do Estômago.
No fim chamavam um a um os alunos e mostravam algum órgão por exemplo... quando me tomaram avaliação do aparelho digestivo... Ficava eu do lado da mesa o ajudante do outro e entre nós um estomago, me pediam para identificar o órgão e posteriormente citar oralmente algumas localizações anatômicas como fundus, cardias, curvaturas, canal pilórico, irrigação sanguínea e etc. Tudo ali na hora oralmente. E dali passava a outra parte anatômica até considerarem que tu estavas apto e aprovado.
As avaliações semanais persistiram assim por um tempo até que ocorreu a última mudança. Dessa vez as avaliações continuavam sendo orais mas dentro do próprio prático. Até então íamos e víamos os ajudantes explicar passo a passo as peças ou incrementarem mais a informação dada pelo professor no teórico. A partir desse momento mudou... tínhamos que estudar o tema e apresenta-lo ou seja o ajudante dava a partida e em seguida passava a bola direto pra um aluno, exemplo, um virava e dizia, Carlos, me defina a coluna espinhal... ou, fale do cerebelo... e assim ia, cada aluno falava um pouco, os que não falavam eram reprovados. De ai passamos aos práticos especiais do sistema nervoso e terminamos o ano com um belo discurso do professor Arce.
Lembrança do último prático.

Isso sem contar os eventos isolados rs. Como a copa de futebol do Dr. Arce pra juntar fundos para que alguns ajudantes pudessem ir até o congresso de anatomia em Buenos Aires e a diversão geral de alunOs e alunAs na disputa. hahaha e o curso de suturas da qual guardo uma foto minha pra fechar esse post.

2 comentários:

  1. Que boas recordações... vale pra mim tambem que fui meu primeiro ano de ajudantia! :D
    Foi um ano muito bom.. Que bom que você conseguiu superar tudo e vencer essa etapa! Anatomia é uma materia vamos lembrar pro resto da vida.
    Espero que esse seu 2 ano seja de puro sucesso!

    ResponderExcluir
  2. E eu te desejo um Quinto ano maravilhoso! Obrigado por tudo Beto!

    ResponderExcluir