Vou relatar-lhes brevemente como foi meu começo de segundo ano... matérias e aulas teóricas e práticas. A primeira aula do ano, a primeira matéria de cara foi Fisiologia. Uma aula bem cedo, aliás, esse meu segundo ano tenho aula TODOS os dias e BEM CEDO diferente do anterior que eram só alguns dias bem cedo,(eu já me entristeço só de pensar no inverno.) Porém voltando a primeira aula, o responsável pela nossa aula demorou a chegar um bom tempo e o pessoal no Anfiteatro começou com as conversinhas... que evoluíram para aquela tagarelagem ensurdecedora até que então o professor titular da catedra de fisiologia (Dr. Ponce) chegou e já começou sem dó dando uma aula extensa e cheia de conteúdo, duas coisas me chamaram a atenção além daquela magiquinha e gostinho de começar o segundo ano e começar com fisio que era a matéria que eu mais tinha interesse e expectativa. A primeira é que o professor era bem atualizado e frisou muito isso em nós alunos, criar o hábito de ler revistas científicas, sempre buscar o novo, que uma vez formados em pelo menos 4 anos já estaríamos desatualizados e obsoletos, o fato de ele usar imagens de pesquisas cientificas em andamento super atualizadas e conseguir encorporar na sua aula e por ultimo mas não menos importante, ele passar a aula oficialmente para as 9 horas da manhã o/, ele fez uma ótima comparação entre médicos e militares, eu não lembro exatamente as palavras usadas, mas era algo como que... médicos e militares se levantam bem cedo, partem a laborar e em menos de meia hora já terminam suas tarefas. Então geralmente ficam de bobeira depois disso.(Ex. médico.. passam fazem as visitas matutinas e pronto). E usando essa premissa o Dr Ponce jogou a aula para as 9 h, rs.
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Logo depois pela tarde as segundas já era a vez de outra matéria, Humanismo Médico mais ou menos como história da medicina com um viés bem filosófico. As vezes interessante as vezes entediante, confesso...
As terças é a vez de Inglês Médico, dispenso comentários sobre essa matéria...
E logo em seguida do Inglês é a vez do Prático de Física Biomédica, oque eu posso dizer é que gostei muito, porque tive facilidade em absorver a física graças a boa e exaustiva prática herdada dos meus anos de cursinho do Brasil, pelo menos a teoria eu já tinha um pouco clara na mente e fiquei feliz quando o professor disse que não iriamos nos matar fazendo contas complicadas e o objetivo e obrigação nosso como futuros médicos era entender como funciona alguns mecanismos físicos no organismo e como funcionam algumas máquinas que podemos encontrar em nossos trabalhos no futuro (ex. Tomografia computadorizada, Ressonância Magnética, Aparelho de Raios X, etc.) e não necessariamente ficar fazendo contas e entendendo a parte matemática a fundo em si, isso era papel da Engenharia e não da Medicina. Quando eu ouvi isso fiquei super animado com a matéria, eu adoro a física e não suporto quebrar a cabeça com contas complicadas, gosto de experiencias e entender os fenômenos. ^^
As vezes tenho a sensação de que a Med da UNLaR é uma extensão da Med da UNC... |
Também vale frisar que nos práticos de Física geralmente tomam provinhas do tema da semana e se ter mais de 4 faltas o aluno está numa enrascada (livre).
Em seguida ao Prático de Física temos uma terça sim e uma não a aula teórica de Histologia Embriologia e Genética.
As quartas é o dia mais leve em carga horaria porque não fico dois períodos na universidade mas a pressão psicológica pra estudar atinge um dos ápices da semana pelas avaliações semanais e o tema vasto dado. Se trata do prático de Fisiologia que é das 10h as 13h em geral. Nele eu tenho aula com duas ótimas doutoras que eu particularmente gosto muito, uma é a Dra Temper, ela consegue ser delicada e ao mesmo tempo ter estilo e impor temor, é uma professora unica. E a outra é a Dra Sua a médica argentina mais bela que eu já vi na minha vida hahaha. Como pode? Uma professora tão bonita, alta, morena de olhos claros e um estilo meio rockeiro totalmente diferente alem de saber muito!
A Dra Temper geralmente tem uma abordagem diferente nos práticos, a aula é mais ou menos invertida, ela separa a sala de estudantes em grupos e manda os alunos lá pra frente, pra lousa pra explicar, ou seja ela senta atrás e pede pra uma 'equipe' explicar o conteúdo pra sala, enquanto ela te bombardeia de perguntas sobre o tema, se você não sabe passa vergonha na frente de todos, mas ela te conforta.. ela diz que ali é a hora de errar mas não na prova ou lá na frente como médico. Quando ninguém sabe ou um aluno explica mal ai ela entra em cena vai a lousa e explica, são totalmente diferentes os práticos de Fisio, realmente muito bons.
Pelas quintas temos bem cedo aula de Saúde Pública II que é bem interativa, os dois docentes um (o titular da catedra) já é aposentado e a outra profe. tem mais de 25 anos de experiência, eu não entendo talvez pela vasta experiência, eles sabem demais e sabem envolver todos no anfiteatro, a aula é dinâmica e flui bem, eles sempre estão juntos, e agem em sincronia, quando um se cansa imediatamente o outro assume, ou ficam fazendo piadinhas um do outro que tem a ver com o tema e deixam a aula bem interativa.
Em seguida no mesmo dia vem o prático de Histologia, Embriologia e Genética sempre no fim com avaliação do tema semanal e com pressão psicológica de estudar-lo e aprova-lo haha.
As Sextas super cedo vem o teórico de Física Biomédica, e em seguida uma sexta sim uma sexta não o teórico de Histo, Embrio e Genética (compensando quando não há o de terça).
Como vemos Epitélios na Teoria... |
Pela tarde temos o prático de microscopia no hospital da universidade e é realmente bacana mas minha impressão inicial foi de decepção porque eu pensava que iria ver células como elas me foram apresentadas desde a 'escolinha', com cada organela no seu lugar bem bonitinha mas tudo que vejo são um monte de pontinhos desordenados e muitas vezes difíceis de decifrar. Aqui eu coloco pra vocês terem uma ideia de como as coisas são bem distintas na histologia vista sob o livro e vista sobre a lente do microscópio óptico.
Como vemos Epitélios na Prática... |
B. Epitélio cilíndrico simples com células caliciformes
C. Epitélio cilíndrico pseudoestrátificado ciliado
D. Epitélio plano estrátificado não queratinizado (?)
E. Epitélio transicional o urotélio
F. Epitélio plano estratificado(?) queratinizado
Indicação de onde se localizam estes tipos de epitélio..
A algumas porções dos tubos renais
B. Intestino delgado
C. vias aéreas
D. Esôfago (?)
E. vias urinarias (bexiga parte da uretra)
F. pele
Estou por corrigir isso, se você manja e quiser me apontar um erro vou ficar grato!
Outra coisa que é "super natural" nas aulas é o mate argentino. As aulas são em média longas, então é grande a quantidade de alunos que levam sua erva, garrafa térmica, cuia e bomba, eu acho bom isso, geralmente os Argentinos compartilham o mate com todos os amigos, cada um bebe e é até socializador além do Mate ser estimulante... te deixa mais disposto, os professores nem ligam e outros até apoiam. Há também os que dão a aula bebendo hahaha só na Argentina isso.
Mate, companheiro Universitário e Socializador |
Mas quem disse que é chato? É uma maravilha, é muita informação mas eu me sinto feliz (e cansado). xD
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