Em La Rioja acontece um fenômeno climático curioso... ele se chama Zonda.
Trata-se de um vento quente e infernal que vem varrendo e sujando tudo no seu caminho. hahaha calma não se assuste é só uma brisa forte. Seria mais ou menos como uma tempestade de areia. Eu não sou muito bom em definir... Acho que uma imagem vale mais que mil palavras.
![]() |
Se deparando com o Viento Zonda ao horizonte. |
A Zonda, o Vento Föhn que ocorre nos Alpes Europeus e o Vento Chinook que ocorre nas Montanhas Rochosas na América do norte são ambos os mesmos fenômenos climáticos. Na verdade a Zonda tem esse nome por conta do departamento de Zonda uma localidade da Província vizinha ao sul de La Rioja a província de San Juan.
![]() |
Llegando a la Quebrada de Zonda, San Juan, Argentina. |
Então quando atinge o território Argentino esse vento já perdeu toda a umidade precipitando no lado Chileno ou nevando nos cumes... Ele passa a descer a cordilheira ganhando pressão atmosférica, o vento sofre um aquecimento adiabático (comprimindo-se e elevando a sua temperatura por compressão) a medida que vai descendo ele vai ganhando mais força e calor e quem vive em localidades como a que eu vivo nestes dias sofre... rs Esse fenômeno é mais comum entre maio e novembro, no verão ocorre menos pela intensa radiação solar recebida no Pacifico Sul e pelas correntes quentes vindas da parte argentina neutralizando os ventos descendentes dos Andes, mesmo assim por vezes ocorre no verão oque piora a sensação de calor.
![]() |
Vento Zonda em La Rioja. |
O ponto ruim da Zonda é que ela suja tudo, quantas vezes eu 'cuspi fogo' ao terminar de limpar a casa e vir uma Zonda e detonar todo meu trabalho árduo de limpeza, é revoltante... imagine-se em tal situação. rs E também pelo fato de levantar pó... praticamente zerar a umidade relativa do ar, causar mal estar respiratório na população afetada e aumentar as probabilidades de incêndio, principalmente florestal. No verão se temos um dia muito quente a Zonda vem e piora, tornando tudo mais quente e seco... O ponto bom da Zonda é que ela trás benefícios hídricos para todos uma vez que nevando nos cumes Andinos ela é responsável de garantir a água para sobrevivermos e também no inverno ela suaviza MUITO a temperatura baixa, não fosse esse fenômeno viveríamos num freezer a céu aberto.
As vezes se cria uma camada grossa de nuvens no céu semelhante a um arco que causa uma forte impressão de que vai cair uma tempestade mas elas ficam lá em cima e enganam um monte de desavisados...
Por vezes nos enganamos e nos maravilhamos quando vemos este fenômeno no céu que é um espetáculo a parte que só pode ser visto e apreciado pelos olhos de quem vê.
![]() |
Tal fenômeno visto da Unlar |
Arco de Zonda no céu Riojano. |
A foto acima foi sacada por um brasileiro que também escreve num blog (Hermano Tapioca) sobre a vida aqui em La Rioja.
![]() |
Visão de satélite de um Arco de Zonda sobre Mendoza, San Juan e La Rioja. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgniwdg8A4xgmaNW5Yf7CnT6QPkarJnfhkpQuaonUafM_AbMlcyEtSZr8b9ffTqWAAv63hdtlypYjGoA6xO4RhcxGI6zAlReblU4QEszea-OOPe1iigY4t2g-HrOvEahNVGYodBHq6Vv0I/s320/arco+zonda.jpg)
mto interessante o artigo...li tudo
ResponderExcluirmande noticias :)
s2
shallsz
llsz Obrigado por você ler, te espero aqui pra curtirmos tudo que temos direito juntos até a Zonda rs.
ExcluirBoa noite Carlos, você acha que compensa estudar na Barceló ai em La Rioja? ando pesquisando na internet, mas sempre encontro opiniões muito diferentes. Me falaram que a faculdade é muito ruim e não tem infraestrutura e que os professores tratam muito mal os alunos.
ResponderExcluirRodrigo eu não estudo na Barceló... Não sei te responder. Porem sei que aqui em La Rioja entrar na Barceló é fácil, mas só isso se é que você me entende...
ExcluirTenho conhecidos que fazem a Barceló e não tem um bom desempenho, e ficam falando mal da faculdade, ao mesmo tempo, tenho amigos que tem um ótimo desempenho e me dizem coisas boas. Me apego nos últimos, quem faz a faculdade é o aluno. Te aconselho a vir, ver e conhecer pra chegar a uma conclusão sua.