Lembram que escrevi aqui no blog as ideias que tinha sobre o futuro e porque decidi começar a aprender francês, aqui vos deixo neste link minhas ideias de 2013. Em síntese quis aprender esse idioma porque queria (e ainda quero) exercer medicina na Africa, continente que tem muitos países francofonos.
Semana de las Naciones 2014 UNLaR |
Nunca me esqueço que quando fazia cursinho no Objetivo na capital paulista o professor de geografia Moacyr Nogueira Jr. Dizia. "Quando vocês entrarem na faculdade se espera que vocês tenham amplo domínio da língua portuguesa e inglesa, na universidade junto ao curso devem já aprender o terceiro idioma, isso vai fazer uma diferença muito grande quando estiverem terminando a universidade."
E realmente ele tinha razão. Hoje falo fluentemente Português, Inglês, Espanhol, depois de quase 4 anos tenho consolidado o nível intermediário de Francês e o básico de Alemão que estudei por dois anos antes de migrar para a Argentina.
Não é só dedicação, aprender um novo idioma também é um investimento em você mesmo. Muitas vezes não é barato, mas a UNLaR se supera nisso, com mensalidades que nunca iam alem dos 100 reais por mês e hoje em 2018 se mantem no cambio em torno de 60 reais (AR$400) só não aprende idioma quem não quer!
O autor deste blog apresentando música francesa na semana de las naciones de 2016 da UNLaR |
Ocorreu ao acaso. No ano de 2017 quando já não cursava mais francês pois tinha atingido o nível máximo no curso que a universidade oferecia eu sai um dia para fazer compras em um hipermercado no centro de La Rioja e lá me deparei com uma senhora que buscava algum chá com muita atenção na seção de infusões, passei por ela e pensei será que ela precisa de ajuda? Mas deixei pra lá poucos minutos depois ao voltar pelo corredor lá estava ela procurando todavia, então decidi oferecer ajuda. Ela me disse que buscava chá de boldo. Por ser alto podia verificar todas as caixinhas de chá das seções mais altas e logo localizei oque ela buscava. Ela agradeceu e com poucas palavras detectou que eu não era de La Rioja, lhe expliquei que era brasileiro do sudeste do Brasil, São Paulo. Já ela disse que era riojana porem vivia há mais de 30 anos na França e lá não existe chá de boldo razão pela qual ela queria levar consigo. Surpreso imediatamente perguntei ''-" -Ahh Parlez vous Français?" "-Oui, trés bien!" E degringolamos a falar francês no meio do mercado.
Eu fiquei com um pouco de receio mas ela insistiu que teria melhor educação na França e valorização por ser em euros. Eu lhe expliquei que por acaso ao fim de 2017 iria para Europa passar o fim de ano com familiares em Portugal e daria um jeito de visitar ela em Nantes e ver de perto estando lá e analisaria com cuidado, mas que estava felicíssimo e agradecido pela oferta, jamais imaginei que isso iria cair do céu para mim dessa forma. E assim foi. No mês de janeiro de 2018 lá estava eu em Nantes, Atlantique, Pays de la Loire, France.
Eu espero editar o vídeo no youtube e colocar o link aqui no futuro mostrando mais sobre a França, só estou adiantando esse post porque tenho pressa em escrever ele e abrir os olhos dos brasileiros que estudam na unlar ou mesmo em La Rioja para que se inscrevam nos cursos de idioma, que eu sou experiencia viva de que funciona mesmo e da resultado essa inversão em um mesmo.
Enfim, eu fui lá em Nantes e achei tudo maravilhoso, ótima estrutura, a oferta para ser um Attaché no hospital ter tudo pago pelo governo Francês funciona assim, eu simplesmente buscaria o chefe da área do hospital, por exemplo se quiser fazer uma especialização de otorrinolaringologia teria que escrever uma carta (no caso de Nantes a carta de pedido deve ser enviada com dois anos de antecedência) pedindo ao chefe de otorrino do hospital de Nantes para ser admitido como um attaché.
O autor que vos escreve entrando no CHU láá de Nantes |
Attaché antes era nomeado de "vacataires" algo como, funcionário temporário. e justamente isso eu seria, teria direito a 1 ano de praticas na área que quisesse desde que fosse admitido, tendo tudo pago pelo governo. mas ai que entra a parte ruim, seria somente 1 ano não podendo prolongar o período.
Fui me informar como funciona para revalidar o diploma na França, para cidadãos não europeus é bem complicado, entendi que uma vez médico deveria fazer um exame na França e dependendo do resultado no melhor cenário teria que voltar e fazer novamente o ultimo ano de medicina mais outros anos de pratica pra enfim ser medico. E por mais que a França seja um país atualmente carente de médicos, sobretudo na campanha francesa onde a maioria não quer ir exercer, o país dificulta bastante a admissão de novos médicos.
É um pouco bizarro a França é um país muito generoso ao dar educação gratuita a estrangeiros, ela inverte dinheiro neles, mas uma vez que esse estrangeiro se forma ele fica impossibilitado de trabalhar se não é cidadão europeu e é forçado a voltar a seu país de origem, o bizarro é que justo quando ele vai trabalhar e consequentemente gerar mais ganhos em impostos e consumos para o estado francês simplesmente o impedem. Pelo menos essa é minha visão...
Eu bem poderia correr atrás da cidadania portuguesa e ser cidadão europeu, mas pelo que pude ver é muito complicado, tenho ascendência portuguesa, espanhola e holandesa e nenhum desses países parece colaborar muito com uma eventual cidadania pelo que pude ver a Itália sim é um país que tem a cidadania acessível, ou seja se tens avós portugueses ou espanhóis, podes pedir cidadania, já a Itália te permite a cidadania até teus tataravós. Simplesmente você vai ate o consulado do país que quer cidadania mostra o documento provando que tem parentesco com teus antepassados e eles checam a entrada dele no Brasil ou país de origem e voilà depois de um tanto de tempo, dinheiro e burocracia tens tua cidadania europeia. No meu caso minha mãe pode ter cidadania europeia, eu não. Tampouco minha mãe pode transferir a mim sua cidadania ou estende-la, no caso poderia obter por naturalização após viver 8 anos lá, pelo menos é oque vale para a Alemanha, creio que para todos os países da Europa.
Todas essas coisas me deixaram um pouco desanimado a respeito da França, a oportunidade que tenho é sem igual mas eu queria um período de experiencia profissional e de vida maior que 365 dias.
E ai está antes da França pude visitar meu primo na Alemanha um país bem mais receptivo para médicos e que definitivamente me apaixonei e escolhi que pretendo migrar para fazer residencia no futuro. Mas isso é tema para outro post... ;)
au revoir et à la prochaine!!!
Olá
ResponderExcluirAcompanho a tua jornada desde 2015. Parabéns pela vitória.
Gostaria de saber se, ao término dessa batalha, você indica a faculdade e, principalmente, a cidade de La Rioja.
Sucesso.
Obrigado.
Eu indico viu, mas ainda não terminei! Falta pouco! =) Muito obrigado anonimo.
ExcluirProvavelmente em Outubro eu irei a La Rioja, para conhecer a facul e a cidade. Se estiver por aí, ainda, me passe alguma forma de te encontrar. Tenho certeza que as suas informações serão muito valiosas.
ExcluirObrigado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirParabéns pela conquista. Estava procurando uma outra coisa e acabei conhecendo seu blog por acaso. Já dei uma lida em vários post, muito bom o blog, passa muitas informações detalhas e principalmente organizadas, aquela postagem do gasto aí na Argentina foi excelente. Poderia tentar fazer uma nova postagem com os gastos atualmente na Argentina. Estava pensando em ir estudar medicina aí, no entanto fico com receio com a crise Argentina. Maioria dos blogs não tem dados recente do custo de vida e com essa crise cambial fica mais difícil ainda de saber como estão as coisas por ai. Se puder fazer uma postagem falando sobre isso seria muito bom mesmo, abraços e sucesso
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirGostaria muito que você atualizasse contando sua jornada após a formatura. Este ano estou indo para La rioja, a principio para a Barceló, mas quero tentar unlar no final do ano. Seu blog é ótimo e me ajudou muito a fazer minhas escolhas. Obrigada.
ResponderExcluirObrigado também gosto de ler o seu rs
ExcluirOoi, poderia me tirar algumas dúvidas sobre a faculdade??
ResponderExcluirOlá Anônimo, claro, podes dizer as dúvidas.
Excluir